Produtividade pessoal: "Top 10" de dicas para render mais, sem arrancar os cabelos

No que diz respeito ao trabalho, eu vivo uma vida dupla: ao mesmo tempo em que sou feliz em um emprego da "velha economia", atuando no campo profissional que escolhi, eu também exploro todos os dias os limites da "nova economia" virtual. Não sou "problogger" e nem pretendo, mas faz um bom tempo que os rendimentos mensais dos sites que eu mantenho rivalizam com o salário "oficial" todos os meses, e de vez em quando até ultrapassam.

Isso é bastante interessante sob o ponto de vista pessoal, porque são duas carreiras em paralelo funcionando bem - e sinergicamente, porque é comum trazer experiências do emprego para os sites, e vice-versa. Mas ao mesmo tempo cria um desafio permanente: como manter atualizados 2 sites, trabalhando neles apenas nas horas vagas, sem deixar a qualidade cair?


Meu escritório em casa

A resposta está tanto no campo da eficiência quanto no da efetividade. Quanto a este último, faz bastante tempo que escolho apenas as atividades que acredito que agregam mais valor ao serviço que presto ao leitor. Não participo de todas as modas dos blogs, e nem me sinto tentado a testar todo novo recurso ou serviço. Nada contra quem faz diferente, mas já que eu tenho tempo limitado, procuro utilizá-lo o melhor possível.

Já quanto à eficiência, a questão é simples: o tempo é limitado, os recursos também, portanto é necessário usá-los bem, produzindo o maior (ou melhor) resultado com o que se tem disponível. E boa parte disso se consegue investindo nas ferramentas certas e na preparação do ambiente.

Diversas das técnicas que eu adoto já foram cobertas aqui antes, e vou aproveitar a semana corrida para relembrá-las hoje, com links para os artigos originais.

Top 10: artigos sobre produtividade pessoal que eu uso no dia-a-dia

Veja as dicas e os links para os artigos do Efetividade que surgiram das minhas próprias demandas de produtividade, concentração e motivação para sobreviver (e aproveitar) na dupla jornada:

Veja também a lista de ferramentas essenciais do Lifehacker para quem trabalha em escritórios virtuais.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: