Organização doméstica e a Galinha Temporal - Vencendo a bagunça, 20 minutos de cada vez

Como manter a casa organizada mesmo quando não se tem tempo para nada.

Nas últimas 3 semanas tive um acúmulo de atividades incomum na minha rotina. As aulas da pós-graduação, que normalmente ocorrem em finais de semana alternados, desta vez foram realizados em 2 finais de semana consecutivos. No final de semana que sobrou, acabei precisando fazer uma breve viagem. As atividades do trabalho se expandiram um pouco, e em mais da metade dos dias úteis acabaram se expandindo e invadindo as 4 horas diárias que normalmente reservo para as minhas obrigações extra-emprego.

Claro que não deixei a peteca cair. Graças ao esforço de priorização, a maior parte das minhas atividades importantes continuou sendo realizada, e deu até tempo de ler um livro e estudar para a prova de Análise Financeira. Mas leitores atentos chegaram a me escrever perguntando por que na semana retrasada o Efetividade teve tão poucos posts ;-)

Mas a priorização implica em escolhas, e algumas atividades precisam ficar de fora. No que diz respeito à administração doméstica, foram mantidas as atividades básicas relacionadas a suprimentos (manter a geladeira e a despensa abastecidas), aos compromissos financeiros (receber e pagar as contas) e à higiene (todas as limpezas com propósitos sanitários, e não estéticos). Os demais aspectos da organização doméstica ficaram em segundo plano, e assim acumularam-se as correspondências não lidas, objetos não guardados, roupas fora do guarda-roupas e os demais sinais mais típicos do estereótipo de uma república de estudantes do que do apartamento de uma pessoa organizada.

E foi assim, após 3 semanas, que acabei sendo conduzido a uma necessidade de fazer algo a respeito, mesmo sem dispor de tempo suficiente para fazer uma organização completa - ao menos não de uma só vez. Mas a chave está neste último comentário, como veremos a seguir.

Entra em cena a Galinha Temporal

Começar uma tarefa sabendo que não será possível terminá-la imediatamente pode ser um fator de desmotivação muito forte, e isso vinha atrapalhando qualquer esforço para fazer uma organização aos poucos. Até que a ficha caiu: eu não estava conseguindo começar a tarefa exatamente por um problema de motivação, que certamente poderia ser resolvido usando as técnicas usuais.

Gostaria de dizer que foi mais complicado do que isso, para ajudar a justificar 3 semanas de bagunça, mas preciso dizer a verdade: a análise foi simples e chegou à conclusão óbvia, bastando mudar o enfoque sobre o problema. Ao invés de deixar a pouca disponibilidade de tempo ser um fator de desmotivação, bastava usá-la como um desafio: quanta bagunça eu conseguiria organizar, em intervalos de 20 minutos? E foi aí que entrou em cena a Galinha Temporal.


A Galinha Temporal

A Galinha Temporal é um destes timers de cozinha que podem ser comprados em qualquer loja de utensílios, mas a que eu comprei certamente teve sua embalagem (em português) desenhada por algum chinês que não sabe nosso idioma, pois traduziu "Chicken Timer" como "Galinha Temporal". Mas até que ficou um nome charmoso, certo?

O projeto em si foi uma inversão do problema de motivação existente, em 2 passos:

  1. Anotei todas as pendências acumuladas de organização doméstica (guardar roupas, engraxar sapatos, consertar o ventilador, limpar a geladeira, reunir o material da pós que estava espalhado pela casa, ler e arquivar a correspondência, guardar tudo o que estava por cima das mesas e prateleiras, ler ou arquivar as revistas pendentes, embalar e endereçar os brindes de uma recente promoção do BR-Linux, organizar a escrivaninha, etc, etc, etc.) em um papel que pudesse ser colocado de forma visível, e no qual pudesse marcar todas as tarefas que fossem sendo completadas.
  2. Estabelecer um prazo de 20 minutos, não prorrogáveis, para cada sessão de organização, e um limite de 2 sessões por dia.

Assim, a cada sessão, eu iniciava programando a Galinha Temporal para me dar exatos 20 minutos. A TV ficava desligada, aplicações on-line que pudessem me interromper eram fechadas, e eu organizava durante 20 minutos. Comecei pela sala, depois escritório, cozinha, área de serviço, e fui prosseguindo, 20 minutos de cada vez.

E é impressionante como o enfoque de motivação muda tudo. No segundo dia já não havia bagunça visível na casa - e todos sabemos que a presença de bagunça visível atrai mais bagunça. No sábado terminei toda a lista original de tarefas, e estou pensando em aproveitar o método para realizar outras atividades que venho adiando há tempo.

Durante todo o processo, usei uma dica que há algum tempo a Lu comentou por aqui: mantive 3 caixas, sendo uma para objetos que iria doar, outra para o que deveria ir para o lixo, e a terceira para guardar coisas que não poderia colocar imediatamente no lugar. Isso ajuda a manter a atenção na tarefa que estamos fazendo no momento, acumulando as pendências para resolver depois (em outra sessão de 20 minutos!)

Minha casa não é nenhum exemplo de organização doméstica (não sou nenhum Seinfeld, obcecado por limpeza e arrumação), mas a bagunça reduz a produtividade, e assim a gente começa a gastar mais tempo para cumprir as obrigações, e sobra menos tempo para fazer aquilo que se gosta. E se a Galinha Temporal pode ajudar a evitar isso, ela será sempre bem-vinda!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: