Trabalhar em casa: 10 dicas para aumentar sua produtividade

Escritório em casa é o desejo de muitos, mas exige cuidados especiais para garantir a produtividade sem se transformar em uma nova fonte de stress. Veja as dicas de quem já tem experiência com o assunto.

Quem tem a felicidade de trabalhar a partir de casa em geral gosta muito, mas sabe que nem tudo são flores: você deixa de gastar tempo se deslocando para o trabalho e tem muito menos stress de interação, mas em geral perde a estrutura do ambiente de trabalho formal, a visibilidade de suas atividades e as vantagens da interação. Quem trabalha em casa como autônomo ou profissional liberal também abre mão das vantagens da legislação trabalhista - ao mesmo tempo em que se liberta de suas restrições. São sempre moedas de duas faces.

Mas cada vez fica mais claro para empregadores e empregados que é possível ser produtivo e eficiente trabalhando a partir de casa, desde que se recorra a um bom planejamento e se tenha suficiente flexibilidade - o que no final das contas contribui para o aumento das vagas e empregos disponíveis para trabalho em casa. Realizar uma atividade que você goste, ou com a qual possa se envolver profundamente, ajuda - caso contrário você passará o dia inteiro procurando desculpas para prestar atenção na TV ou - em casos terminais - para lavar a roupa da semana, de toda a família, sem reclamar.

O Lifehacker perguntou aos seus leitores que trabalham em casa (como atividade principal ou complementar) quais são as suas dicas para ser produtivos fora do ambiente do escritório tradicional, e obteve grande número de respostas interessantes. Selecionei algumas das melhores, que apresento abaixo, juntamente com meus comentários.

10 dicas para trabalhar em casa com Efetividade


  1. Adapte seus horários de trabalho aos demais horários da sua vida doméstica, buscando eficiência e redução do stress.
  2. Identifique o período do dia em que você é mais produtivo, e certifique-se de alocá-lo para as tarefas mais essenciais.
  3. Registre aquelas atividades que você gosta de fazer quando começa a procrastinar, e passe a definir um momento certo para pausas que permitam realizá-las - em horários definidos, ou após cumprir determinadas metas ou alcançar marcos.
  4. Defina indicadores, marcos e metas realistas, e acompanhe-os todos os dias, para certificar que estejam sendo cunpridos, e eventualmente programar compensações. Hemingway escrevia apenas 300 a 700 palavras por dia, e isto não o impediu de escrever alguns dos maiores romances da literatura do século XX. Defina a sua própria marcha que permita chegar onde você quer, e certifique-se de cumpri-la.
  5. Descubra o que é necessário para sinalizar a todas as esferas da sua mente que você está em "modo de trabalho" - para algumas pessoas basta vestir-se com a roupa que usariam para ir ao escritório, ou sentar-se em uma determinada escrivaninha. Para outras, verdadeiros rituais (envolvendo café, ouvir determinados programas de TV, dar uma volta na quadra, etc.) são necessários.
  6. Tenha um ambiente exclusivo para o seu trabalho em casa, com todos os recursos necessários, isolamento e silêncio. Leia nosso artigo anterior: 7 dicas para o escritório doméstico ideal - das cadeiras ao cartão de visitas!
  7. Tenha secretária eletrônica, ou no mínimo um identificador de chamadas, para não permitir que os telefonemas "da casa" interfiram com seu trabalho mais do que o razoável. Leia nosso artigo anterior: Trabalhar em casa? Veja a solução para 6 problemas comuns no escritório doméstico
  8. Em um escritório doméstico, alguns dos eventos que sinalizam claramente a passagem das horas do dia em uma empresa não ocorrem. Se você notar que seu dia às vezes passa voando sem você perceber, procure um relógio que sinalize as horas, ou algum outro tipo de alerta de passagem de tempo.
  9. Saiba quando fazer uma pausa: esta dica não vale apenas para quem trabalha em casa. Quando as idéias não fluem, às vezes é melhor parar e ir fazer outra coisa - talvez lavar um pouco de roupa, ou ir à padaria tomar um café - para dar tempo para seu subconsciente trabalhar.
  10. Se você for seu próprio patrão, programe dias ou períodos para cuidar das necessidades domésticas. Se você definir que as tardes de quarta-feira serão dedicadas às compras no supermercado, idas à lavanderia, etc., não irá marcar compromissos de trabalho para estas datas, terá menos motivo para pausas não previstas nos demais dias da semana, e irá tirar proveito real de estar trabalhando em casa.

Veja o artigo completo do Lifehacker em "How do you stay productive when you work from home?".

Leia também:

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: