Cozinheiro de primeira viagem? 4 erros a evitar

Quem começa a morar sozinho ou acaba encarando uma situação em que precisará cozinhar tende a cometer uma série de erros, como em qualquer outro processo de aprendizado. Mas alguns destes erros são tão comuns que podem ser evitados mesmo sem ter de cometê-los pessoalmente.

Como cozinheiro sou um excelente Administrador, embora me vire no essencial. E já não cometo os 4 erros abaixo:

  1. Deixar de ler a receita inteira antes de começar: mesmo receitas feitas para execução por iniciantes às vezes têm armadilhas, apresentando os passos fora da ordem em que precisam ser executados. Leia tudo antes, entenda quais ações precisam ser realizadas (e em que ordem), prepare o ferramental adequado e verifique se você tem todos os insumos. Se não tiver, corrija no mercadinho da esquina ANTES de começar!
  2. Encher demais a panela: qualquer formando em engenharia mecânica pode lhe explicar as leis da termodinâmica envolvidas neste processo de várias maneiras que você não vai entender, mas uma panela ou frigideira excessivamente cheia torna desiguais e menos eficientes as transferências de calor, e atrapalha em muito o resultado final. Cozinhe em lotes, ou arranje uma segunda panela e promova o paralelismo. Planeje bem os tempos, mas deixe um forno pré-aquecido em temperatura baixa (200 graus) para manter aquecidas as porções que ficarem prontas antes das demais.
  3. Deixar de aquecer a panela: ao assar ou fritar, e em outras técnicas culinárias avançadas demais para mencionar por aqui, é importante que a panela esteja quente o suficiente para vedar a superfície da carne, peixe, ave ou vegetal que você estiver processando, assim que você encostá-los na superfície - caso contrário, todos os fluidos escaparão, e o prato ficará seco ou sem sabor. Aqueça antes, tomando precauções necessárias para evitar um incêndio ou outro acidente doméstico.
  4. Usar uma panela pequena demais: quando você coloca os ingredientes (que estão à temperatura ambiente) em uma panela previamente aquecida, com óleo ou água, a temperatura dela baixa imediatamente, e não há o que fazer a respeito exceto garantir que ela tenha calor suficiente para reduzir os danos da queda de temperatura. Para isso, você precisa ter uma quantidade suficiente de água ou óleo aquecidos, e portanto... uma panela com tamanho suficiente.

Estas 4 dicas, e mais algumas, estão no artigo "Common cooking mistakes". Sugestão do chef: compartilhe conosco, via comentários, as dicas que você demorou para aprender quando começou a precisar cozinhar!

Leia também:

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: