Organizei minha carteira do jeito mais fácil: livrei-me dela

Mas não a joguei fora ou algo assim: troquei a danada por uma capa de celular que também faz papel de carteira diet...

Em artigos anteriores sobre como organizar sua carteira, sempre mencionei que o grande truque que evita ter uma carteira cheia demais é optar por uma carteira pequena, onde o excesso nem mesmo caiba, evitando assim os efeitos perversos similares aos da Lei de Parkinson.

Mas definir excesso é complicado. Quem se sente obrigado a andar com documento do carro, carteira de motorista, folhas de cheque, mais de um cartão de crédito ou banco, cartão de convênios e dinheiro trocado pode rir do excesso de zelo de quem anda também com documento do CPF e certificado de reservista, mas por sua vez está sujeito a ser alvo das risadas de quem anda só com um cartão e um documento de identidade.

E a questão real pode ser mais ampla: não é só a carteira, e sim o conjunto dos itens que você tende a levar consigo, incluindo – além da carteira – as chaves, relógio, celular, e um etc. bem grande (crachá, pen drive, guarda-chuva, lenço, óculos escuros, ferramentas, ...).

Na minha opinião, quanto menos nos sentimos obrigados a transportar conosco para nos sentirmos "operacionais", melhor. Um molho de chaves pesado, uma carteira abarrotada, uma bolsa ou mochila pesadas, etc. têm sua utilidade e podem ser até inevitáveis, mas não são o cenário desejado para o dia-a-dia.

A consolidação é a resposta, e é o caminho que procuro seguir: há anos parei de usar relógio, por exemplo, ao perceber que o celular já o substituía para todos os propósitos práticos.

E agora está chegando a vez da carteira...

Como eu abandonei minha carteira

Não foi uma decisão fácil, confesso.

E, no meu caso específico, ela só se tornou possível porque recentemente consegui me libertar da necessidade diária de andar de carro, e assim a desnecessidade de postar carteira de motorista e documento do carro me deram o impulso necessário para me livrar de vários outros itens.

Mas o que acabou me dando o empurrãozinho definitivo foi uma possibilidade de consolidação, como a que me permitiu abandonar o relógio de pulso: uma capa para celular que também oferece os recursos básicos de uma carteira, e assim transforma, na prática, o celular e (bem poucos) itens que iriam na carteira em um volume único.

No meu caso, a BookBook, da Twelve South, foi a escolhida para ser esta carteira magra que também leva o celular. Trata-se de uma capa para celular (iPhone 4 ou 4S) que, quando fechada, parece um livro bem surrado (lembra uma edição de bolso do Novo Testamento, que já vi muita gente levando no carro ou em viagens).

Mas do lado de dentro, quando aberta, ela revela seus segredos: 3 compartimentos para cartões (ou documentos no mesmo formato de cartão de crédito, que atendem a uma norma internacional ISO) sendo um deles transparente, mais um bolso para cédulas ou documentos maiores (até o tamanho do celular), e mais o estojo para o celular em si, deixando acessíveis na lateral o conector de expansão, as caixinhas de som, os botões de mudo e volume, o conector de fone de ouvido, a câmera frontal, o botão frontal e o superior.

Eu comecei a testar querendo não gostar: achei que o uso do telefone deixaria os cartões expostos, que a ausência de um "buraco" na capa do livro atrapalharia para tirar fotos com o iPhone, que ia ser difícil me adaptar a ter tão poucos documentos, e mais.

Mas a prática me desmentiu em todos os pontos: no uso normal do celular (para usar a tela ou para telefonar), o "verso" dele onde estão os cartões é facilmente oculto pela mão, ou está apoiado na mesa; para quem tira muitas fotos a capa deve atrapalhar mesmo, mas no meu caso é só empurrar o aparelho um pouco para fora na rara ocasião; e andar com poucos documentos não foi tão difícil assim.

Para resumir, já estou entrando na terceira semana da experiência, e até agora sucesso total, embora haja algo que me atrapalhe na prática: as novas notas de real são grandes demais e "sobram" pra fora do compartimento interno. Nada que impeça o uso (elas não ficam visíveis ou algo assim - elas sobram em direção à dobra ou lombada interna do estojo), mas é indesejado.

A BookBook não é das mais baratas, e é possível que o seu celular nem seja igual ao meu. Mas a sugestão fica registrada, e ainda com uma vantagem extra: a presença do celular junto à carteira desestimula o perigoso hábito masculino de guardá-la no bolso de trás!

Sugestões de outras carteiras "diet", com ou sem espaço para celular, serão muito bem-vindas nos comentários ツ E se o que você procura são dicas para organizar uma carteira tradicional, leia: Organize sua carteira hoje mesmo: 7 dicas.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: