Organize o home office com um arquivo de pastas suspensas

O Efetividade está no ar desde 2006, e ao longo dos últimos anos eu já perdi a conta de quantas vezes repeti o quanto considero os arquivos de pastas suspensas um instrumento essencial para a organização do escritório ou dos documentos da casa.

A oportunidade mais recente em que fiz este registro foi no post explicando como agir desde já para facilitar a sua declaração do Imposto de Renda do ano que vem, e a base do truque é exatamente o uso de um conjunto simples de pastas, cada qual com um conjunto de documentos e registros que vão sendo acumulados nela ao longo do ano.

Pastas suspensas são muito mais práticas do que trabalhar com pastas tradicionais (de trilho ou de elástico) ou com envelopes, pois reduzem o ato de arquivar a largar o documento na pasta certa, que já está aberta e (idealmente) acessível ao alcance da sua mão, sem deslocamento.

Anos de prática me fazem precisar hoje de um arquivo com um trilho de 40cm para o conjunto de pastas suspensas que uso, mas isso ocorre porque eu guardo nelas até mesmo materiais pouco manipulados e que estariam melhor acondicionados em caixas de arquivamento, como certificados de garantia e manuais de produtos.

Na prática, a maioria dos arquivos domésticos poderia caber em um organizador pequeno, e é neste sentido que hoje apresento o Organizador com Tampa Dello File, um produto que se adapta muito bem às demandas de um  escritório doméstico.

O organizador com tampa já vem com 10 pastas A4 coloridas (2 de cada cor), e estas pastas já vem prontas para o uso: além de trazer o “olho” onde você escreve (ou cola, se for realmente caprichoso!) a descrição do conteúdo de cada pasta, cada uma delas inclui 4 porta-CDs em TNT embutidos nas suas capas internas – ou seja, estão adaptadas a uma realidade em que o armazenamento digital ocorre em paralelo com o arquivamento de papeis.

Ao contrário de outros produtos que já testei – um aramado que cedia ao peso dos documentos, e um modelo em madeira que era muito resistente e bonito mas excessivamento volumoso para as demandas iniciais da maioria dos usuários – este organizador da Dello é feito em plástico rígido fosco complementado com metal e fixado com parafusos, e suas medidas (36cm x 16cm, com 26cm de altura) são adequadas a quem está começando a se organizar (talvez no segundo ano você vá querer comprar mais um, e usá-los lado a lado!)

A tampa é um detalhe curioso: ao mesmo tempo em que sabemos que cada obstáculo entre um papel que esteja nas suas mãos e o seu local de armazenamento definitivo aumenta a chance de que ele seja largado em uma pilha na mesa ou na gaveta, ela tem a vantagem de proteger do pó e eventuais respingos de faxina o conteúdo das pastas.

Testei e aprovei. Recomendo! Os produtos da Dello são encontrados em papelarias e em lojas de produtos de organização doméstica, e o post “Escritório doméstico: como arquivar seus documentos pessoais” explica melhor como você pode fazer uso desta ferramenta!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: