Gerenciamento do tempo: De que forma eu utilizo o TEMPO a meu favor?

por Patricia Wolff, autora convidada para a série "Competências"

"Qualquer coisa que seja esforço perdido representa tempo perdido. O melhor gerenciamento do nosso tempo portanto se torna ligado inseparavelmente com a melhor utilização dos nossos esforços." (Ted W. Engstrom)

Os babuínos que vivem na Africa, dividem seu tempo da seguinte forma: passam cerca de um terço do seu tempo dormindo, e quando acordam dividem o seu tempo entre encontrar alimento e comê-lo, viajar e momentos de lazer, que basicamente consiste na interação ou em catar pulgas nos pelos uns dos outros.

E você, o que fez hoje de decisivo? Em que aspecto se aproximou mais de seus objetivos? Quais as suas escolhas? Quais são as suas renúncias?

Todo mundo tem mais a fazer do que consegue. Quanto mais você sobe na organização mais você tem a fazer em menos tempo. Ninguém consegue fazer tudo. Você tem que fazer escolhas, definir prioridades e gerenciar seu tempo bem para sobreviver e prosperar.

Hoje uma grande tendência, e também um grande desafio, é usarmos nosso Tempo, o mais escasso e limitado recurso que possuímos, como instrumento para melhoria da nossa qualidade de vida.

Mas as frases mais comuns que ouvirmos em nosso dia a dia são:

- “Gostaria de que meu dia tivesse mais do que 24h!”
- “Não tenho tempo para minha família! Praticar uma atividade física, nem pensar!”
- “Estou atrasado para uma reunião muito importante!”
- “Não tenho tempo sequer para anotar tudo que eu preciso fazer?”
- “Não vejo a hora de tirar férias, quero muito descansar, dormir, dormir e dormir!”

Quando valorizarmos muito uma determinada área da nossa vida, matematicamente, restringimos tempo em outras áreas, e a cada vez que isso acontece, menos energia, concentração e disposição você terá para atender a novas demandas.

Além disso, precisamos ficar muito atentos pois se não sairmos do piloto automático, se não assumirmos a direção da nossa vida, certamente ela será feita por alguém, para servir a propósitos alheios ao nosso.

Alguns motivos que geram ineficiência na gestão do tempo:

  • Desorganização
  • Falta de foco
  • Falta de planejamento
  • Dificuldade em dizer não
  • Não seguir um plano ou método para gerenciar seu tempo
  • Procrastinar
  • Não saber delegar

A gestão do tempo e da vida tem como objetivo de não só criar tempo para todas as áreas de sua vida, profissional, familiar, saúde, etc, mas também mantê-las em equilibrio.

De acordo com o modelo de Seiwert/Peseschkian, podemos dividir o equilibrio da nossa vida em quatro grandes áreas:

a. Corpo: saúde, nutrição, descanso, descontração, condicionamento físico.
b. Desempenho, trabalho: carreira, dinheiro, bem estar, sucesso.
c. Contato: amigos, família, reconhecimento.
d. Sentido: satisfação, filosofia, amor, religião, questionamentos sobre o futuro.

Pausa para reflexão

Agora reflita sobre as 4 grandes áreas acima. Suponha que a soma das quatro áreas da vida corresponda a 100%. Em pensamento e rapidamente (quanto mais tempo você pensar e calcular mais irreal será o resultado) procure alocar o quanto de tempo você investe HOJE em cada uma das quatro áreas acima.

Como foi? Você está satisfeito com a situação atual?

Duas variáveis importantes que temos que considerar são:

  1. Estamos em uma sociedade que valoriza mais o ter do que o ser, menos o sentido e mais o desempenho.
  2. Pelo momento profissional que vivemos hoje (idade), estamos numa fase de atividade profissional intensa.

Qual a alternativa então?

Temos que ter muito claro quais são os nossos maiores objetivos, quais são os nossos valores (aquilo que é importante para mim e me leva a agir), caso contrário a curto prazo a motivação e o desempenho vão se reduzir.

Como coloco em prática?

Considero que o modelo com os sete passos do Heidelberg (Seiwert-Institute) consolida bem as idéias apresentadas até agora.

  • Valores: identificar quais são os valores mais importantes para você, aquilo que você não abre mão. Ex: integridade, respeito, liberdade. Qual o seu objetivo de vida ?;
  • Papéis: definir os papéis que eu desempenho e/ou desejo desempenhar pois isso preenche meu tempo com vida e conteúdo. Ex: mãe/pai, líder, parceiro, profissional, esportista, filho, etc;
  • Objetivos: lembrando-se das quatro grandes áreas (corpo, desempenho/trabalho, contato e sentido), definir objetivos concretos para curto, médio e longo prazo;
  • Estratégias: definir tarefas estratégicas que vão me levar mais rápido ao atingimento do meu objetivo, bem como prazos para realização de cada uma.
  • Prioridades: planejar suas prioridades semanais pois desta forma você foca no importante (resultado), ao passo que quando você foca apenas na sua lista de tarefas diárias seu foco é no urgente (tarefas). Lembre-se que para coisas urgentes você reage enquanto para coisas importantes você age.
  • Planejamento, ação e controle: focar em concretizar as tarefas de acordo com seu planejamento, delegando, dizendo não e realizando reuniões produtivas
  • Automotivação: desenvolver energia, força e auto-disciplina. Lembre-se constantemente da contribuição de cada tarefa para seus objetivos.

Dicas extras:

  • Acesse seus e-mails em horários fixos em no máximo 2 vezes por dia (salvo se você souber que está esperando algo importante). Checar a caixa de entrada a todo instante não te ajuda a se aproximar das suas metas nem de viver os seus valores.

  • Revise os últimos três meses de seu calendário e identifique seus três maiores desperdícios de tempo, reduza-os em pelo menos 50%.
  • Antes de fazer uma ligação, faça uma lista dos pontos a serem tratados;
  • Crie deadlines para você mesmo; use as horas em que você é mais produtivo para as tarefas mais pesadas - se você é produtivo durante as manhãs, não desperdice com prioridades secundárias.
  • O bom é inimigo do ótimo. Você até pode fazer mais do que o combinado, desde que não prejudique o todo.

Em resumo

Preparado para exercitar esta competência? Então vamos lá:

  1. Concientize-se dos seus mais relevantes objetivos e papéis na vida;
  2. Escolha um papel para ser desenvolvido que possa trazer mais qualidade de vida para você.
  3. Planeje as tarefas (passo a passo) do que você precisa fazer para desenvolver plenamente este papel. Pense também nos obstáculos que poderão surgir em sua jornada e caso eles apareçam que ação você realizará imediatamente.
  4. Realize as tarefas que você se propôs de forma disciplinada e consistente.
  5. Analise, de preferência semanalmente, seus progressos e se necessário inclua ações complementares.

A partir do momento que você tiver mais foco naquilo que você realmente quer e estiver com a vida mais equilibrada você se sentirá com mais energia, mais concentração e disposição! A partir deste momento sua percepção será de que você tem mais tempo e está mais motivado para fazer aquilo que de fato é importante para você.

Que tal experimentar? Perder tempo você não irá mas corre o grande risco de ganhar!

Participe, compartilhe suas experiências e dê sugestões!

Bom trabalho e até o próximo post que será sobre Criatividade!

Para saber mais

A tríade do tempo. Christian Barbosa, editora Campus.

A autora convidada da série de artigos sobre Competências, Patrícia Wolff, atua como coach executivo e de equipe, conferencista em Desenvolvimento Humano e é diretora da Quantas Consulting.
 

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: