Dezembro está chegando: hora de fazer tudo o que você não fez ainda!

Na semana que vem já será dezembro, e teremos que encarar a realidade de que o ano estará acabando. A TV fará mil retrospectivas, seu chefe fará (ainda que só mentalmente) a avaliação de desempenho do departamento e da equipe, milhões de indicadores anuais serão fechados, e até o Papai Noel fará um balanço da conduta de cada um de nós, segundo dizem.


Um ponto complicado no ciclo

Na prática é um mês quase como os outros, mas há toda uma carga de encerramento de um ciclo e antecipação do início de outro, de festejos e solenidades para muitos, de introspecção e alguma depressão para alguns, de correria para tantos, e de pausa e calma para poucos privilegiados.

Apesar dos esforços, poucos de nós são tão organizados e eficazes quanto gostariam. As pendências se acumulam, e mesmo quem consegue fechar suas listas de atividades semanalmente, muitas vezes sabe, no íntimo, que tem algumas pendências que não chegaram a ser registradas na listinha - nem mesmo na lista do "Algum dia/Talvez" que os adeptos do GTD (um bom método de organização e produtividade pessoal) se acostumam a manter.

Alguns destes projetos deixam de ser listados por serem triviais demais (como fazer uma boa faxina nos contatos do MSN e GTalk), chatos demais, ou mesmo grandes e custosos demais. E como o próprio GTD nos ensina bem, o fato de eles existirem e não estarem registrados não é positivo: o melhor é registrar e começar a tentar lidar com eles de alguma maneira, nem que seja analisando e concluindo definitivamente pela sua inviabilidade - e aí riscando-o de vez da lista e da mente.

O "Algum dia/Talvez" nunca chega - arregace as mangas!

Ter uma lista de pendências separada para os projetos guardados para "algum dia" é uma boa idéia para que eles deixem de ficar soltos na cabeça, mas o fato é que esta é uma data que nunca chega - de vez em quando você precisa arregaçar as mangas e de fato começar a colocar em prática algum deles, mesmo sabendo que eles estão em uma lista separada justamente porque não é conveniente tratar de todos eles agora.


O ciclo não acaba

Mas o final do ano, com toda sua correria, é um bom momento para começar a colocar em prática as tarefas que ficaram para trás, e alguma destas que você não quis se comprometer a fazer desde já.

Como eu já havia escrito em 2006, estamos em um bom momento para começar a fazer alguma coisa para conseguir virar o ano com a lista de pendências zerada. Mas se contentar só com isso é apenas eficácia - é o "não fez mais que a obrigação" que já ouvimos tantas vezes na vida.

O passo a mais, que se encaixa bem melhor no conceito de Efetividade, porque transforma de maneira positiva o nosso ambiente, é aproveitar para fazer também algo que esteja ao nosso alcance para fazer um mundo melhor (ou uma família melhor, uma equipe melhor, um bairro melhor, etc.). Além de bater todas as suas metas e zerar todas as suas caixas de entrada, que tal aproveitar para:

  • Tomar a iniciativa de ligar para aquele amigo ou familiar com quem perdemos contato por alguma discordância da qual nem lembramos mais?
  • Organizar um mutirão para alguma limpeza, organização ou melhoria na casa da família, na empresa, ou na associação do bairro?
  • Selecionar livros que não mais serão lidos, e doá-los a alguma escola ou abrigo?
  • Dar o primeiro passo em algum projeto pessoal adormecido?
  • Atualizar o seu currículo, vencendo o medo de que isso vá expor a você uma situação desagradável de atualização profissional ou de diferenciais?
  • Encontrar um curso de formação ou especialização que vá abrir no início do ano que vem, e dar um jeito de ter tempo e condições para frequentá-lo?
  • Organizar uma campanha interna para dar cestas de Natal melhores para algumas das pessoas que você quase não percebe ao seu redor durante o ano todo?
  • Identificar o que teria estado ao seu alcance, ao longo do ano, para ter mais qualidade de vida, e planejar para que no próximo ano as mesmas oportunidades não sejam perdidas?

Minha proposta de plano de ação

Note que não estou falando de "resoluções de ano novo" - a idéia é encontrar algo para começar a ser feito agora mesmo - e se possível completar antes do ano acabar.

Eu já identifiquei meus 2 projetos extras, e ambos repetem algo que já fiz no passado: doar alguns livros técnicos atualizados (mas usados) à biblioteca da escola técnica em que fiz o ensino médio, e organizar a doação, antes do início do próximo ano letivo, de um ou mais computadores em bom estado de funcionamento para alguma escola pública que ainda não tenha nenhum. Naturalmente, isso é em complemento aos demais itens que já estavam na minha lista de pendências.

Para encontrar os seus projetos paralelos, proponho a Metodologia Campos de Priorização de Projetos Esquecidos, na sua modalidade mais simples (só tarefas curtas), para iniciantes:

Que tal parar neste momento o que você ia começar a fazer, pegar uma folha em branco, reservar 25 minutos, e anotar todas as pendências de baixa prioridade que você vem deixando para depois ao longo do ano todo? Pode ser “de cabeça”, ou consultando a sua agenda ou caixa de entrada. Após anotar todas, faça uma marcação ao lado de cada uma em que houver possibilidade de realização em menos de 2h contínuas. Após identificar as que podem ser feitas em 2h, indique em que dia das próximas 2 semanas você pretende realizá-las.

Como tópico adicional, recomendo começar pelas tarefas mais difíceis da lista. Conforme você for avançando no método, poderá fazer novas rodadas (quem sabe trimestralmente?) aumentando o grau de complexidade das tarefas: selecionando as que podem ser resolvidas em até 2 sessões de 2h cada, as que podem ser resolvidas sem apoio externo, as que podem ser cumpridas em menos de uma semana, e por aí vai.

Não morda mais do que você consegue mastigar

Como em quase tudo na vida, o ideal é saber pensar grande mas começar pequeno. Não selecione mais projetos do que você conseguirá lidar - eu selecionei 2, mas ambos são de baixa complexidade. Na prática, são atividades que eu poderia fazer em qualquer mês do ano, mas a chegada de dezembro é o gatilho que faz surgir a iniciativa.


Alguns projetos extras podem ficar bem no seu currículo

Se for o caso, mate mais coelhos com uma cajadada só: o seu projeto extra pode servir para ajudar a segurar seu emprego, ou mesmo para enriquecer seu currículo ou preparar um retorno ao mercado de trabalho. Nada disso é fácil, mas algumas pessoas conseguem - e as que não chegam a tentar raramente estão entre elas.

Só não recomendo começar especificamente nesta época projetos que envolvam dietas ou frequência a cursos: o período não é propício, seja pelo calendário apertado de eventos e feriados, seja pelo cardápio típico destes eventos - se você não fez ao longo do ano, tentar de novo agora pode ser desmotivante. Mas, até mesmo nestes casos, a sua coragem e capacidade de realização são o limite.

Faça um dezembro melhor! Quem sabe, como bônus, você não acabará ganhando mais pontos na avaliação que Papai Noel fará de você?

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: