Os 12 ingredientes do sucesso de um blog

Quais as características de um bom blog? Merlin Mann, criador do blog 43 Folders (que me inspirou a criar o Efetividade.net, em 2005) publicou uma pequena lista dizendo o que faz um bom blog, na opinião dele.

Eu vou colher dessa fonte mais uma vez, publicando abaixo minha própria lista - baseada na do 43 Folders, mas com alguns desvios e acréscimos.

Eu mantenho 2 blogs de porte razoável - o Efetividade.net, que você está lendo neste momento, e o BR-Linux, que está na estrada desde 1996. E acompanho vários outros, brasileiros e estrangeiros, e uma coisa que percebo é que os blogs que mais me atraem têm muito pouco em comum uns com os outros, especialmente no que diz respeito ao seu conteúdo.

E não é porque eu só leio um blog sobre cada assunto. Pelo contrário: o número de blogs sobre código aberto e sobre lifehacking que eu acompanho é considerável. Mas os melhores entre eles realmente são (os top-5, ou top-3 de cada categoria) em geral são completamente diferentes entre si.

E com o crescimento explosivo do número de blogs, vejo tanta gente iniciando seus próprios esforços, querendo fazer sua voz ser ouvida, mas cometendo o erro essencial de fazer cover da forma, nome e conteúdo de blogs existentes. Inspiração é legal, imitação assumida também pode ser uma forma de atrair interesse, mas de modo geral, para alcançar a luz própria vale mais a pena buscar percorrer os caminhos ainda não trilhados.

Assim, eis uma pequena lista de atributos que os bons blogs que eu acompanho possuem. Nem todos os bons blogs reunem todos os atributos, e nenhum deles pode possuir todos eles em grau máximo. Mas eles compõem bem o seu mix, e você também pode fazer o mesmo.

  1. Voz e face: Você pode concordar, ou discordar, do que está sendo dito em um bom blog. Mas você percebe e sente que se trata da opinião de quem escreveu. A face está exposta e a voz está ali, clara, com todas as suas tonalidades e timbres - não é aquela coisa neutra, sem cor, sem alma e sem graça. Para procurar a tal "neutralidade jornalística", sabemos onde ir, e não é ali.
  2. Uma obsessão exposta: Os bons blogs são sobre um assunto (ou conjunto deles) que interessam profundamente aos seus autores. Um tema que eles dominam, ou ao menos acompanham com grande interesse, e querem compartilhar com quem desejar ler.
  3. Bom texto, em blocos: Os bons blogs apresentam basicamente texto, organizado em parágrafos, que lemos de cima para baixo e da esquerda para a direita, pulando as partes que não nos interessam, como faríamos com uma revista preferida. Seus autores podem até não ser grandes prodígios da escrita, mas ao menos se esforçam para redigir com clareza, usando as maiúsculas na hora certa, acentuação, pontuação e alguma atenção à gramática.
  4. Formatos alternativos: Ocasionalmente, um bom blog quebra a regra acima, e é composto primariamente de imagens, ou de slides, ou de listas de itens, ou mesmo de links. Mas o conteúdo é tão interessante, a organização é tão original, e o conjunto é tão funcional (ou harmonioso), que ele consegue atrair e manter a atenção mesmo assim. Mas essa regra é tão freqüentemente abusada por autores que têm preguiça de escrever, que acaba sendo um obstáculo até para os talentosos.

  5. Sempre autêntico: Além de expressar a sua voz, o bom blog não tenta disfarçá-la. Se ele está fazendo uma propaganda comercial em seu texto (os chamados "publieditoriais", ou "posts pagos"), ele deixa isso claro, e o leitor pode aceitar ou não. Se ele é a favor de um determinado partido, ele não se finge de politicamente neutro. E assim, quando ele emite uma opinião a favor de uma idéia ou produto, você não tem dúvida de que é o que o autor realmente pensa, e não algo que ele foi pago para lhe mentir.

  6. Ele se distingue dos seus pares: Mesmo quando está cobrindo o buzz ou a grande notícia do dia, o texto dele tem algo que vai além do que os outros blogs do mesmo campo de atuação, e com acesso ao mesmo conjunto de fontes, puderam oferecer. Ou chega mais cedo, ou é mais amplo, ou tem opiniões mais balanceadas, ou uma análise mais específica, ou inclui links para mais fontes interessantes, ou a ilustração é fora do comum, ou tantas outras formas de se destacar pela qualidade.
  7. Você ocasionalmente discorda deles: A não ser que o blog em questão seja seu, você ocasionalmente discorda do que ele diz. Isso é uma conseqüência do item 1: o bom blog tem voz, expressa opinião. E às vezes você discorda do que ele diz sobre seu software preferido, sua empresa dos sonhos ou sobre uma ou outra técnica que recomenda. Mesmo assim, você continua a ler, porque até a discordância é interessante. E se o blog for bom mesmo, você encontra um jeito de dialogar com o autor, e a discussão enriquece a experiência. Se o autor nunca se arrisca a dizer nada que ele genuinamente acredite, mas sabe que pode desagradar a uma parte da sua audiência, seu produto pasteurizado passa a ser embalado e colocado no freezer, e não consumido em grandes doses.

  8. Ele não fica tentando discordar de você: Ter voz e provocar discordância ocasional é bom. Ser um troll que passa os dias inventando maneiras de provocar ou ofender determinadas classes do público, porque sabe que isso dá audiência, é algo completamente diferente. E pode até dar resultado para o autor, mas não faz um bom blog.
  9. Ele erra de vez em quando. E assume. Para fazer o que não foi feito ainda, qualquer empreendimento tem que contar com a disposição de arriscar, e eventualmente errar. Um bom blog de vez em quando lança alguma novidade que não atrai interesse nenhum, cria uma promoção que é um fracasso, tenta fazer algo que acaba não decolando. Mas ele não varre nada disso para baixo do tapete: o assunto é exposto, discutido, e serve para que os envolvidos aprendam e evoluam, e acertem mais na próxima vez.
  10. Ele dá crédito: Se uma idéia é inspirada no trabalho alheio, isso é mencionado claramente e com todas as letras. As fontes das novidades são referenciadas e linkadas apropriadamente. A colcha de retalhos é formada com partes cuja origem é conhecida e divulgada.
  11. Ele tem ritmo: Os leitores sabem o que esperar: um post por semana, 10 posts por dia, posts ilustrados, posts sérios, posts com fina ironia, etc. Um bom blog estabelece seu próprio ritmo, e depois o segue.
  12. Ele sabe quando quebrar as regras: Eventualmente o autor faz um post fora do seu tema central, se engaja em uma campanha alheia, publica um link ou imagem sem contexto, deixa de expressar sua opinião. Ele sabe quando fazer isso, o faz de forma ética, e sem interromper o fluxo usual.

E você?

Naturalmente, o que está exposto acima é a minha opinião, e a minha voz. Você pode discordar, e está convidado a expor nos comentários a sua própria voz sobre o que faz um bom blog!

Leia também:

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: