Vai criar um blog? Aprenda as receitas de sucesso dos blogs mais conhecidos

Quais os layouts, plataformas, provedores de hospedagem, tamanhos de fonte, cores de fundo e outros parâmetros em comum entre os blogs mais bem-sucedidos do Brasil?

Sucesso e popularidade duradouros raramente ocorrem por acaso, e nos blogs isto não é diferente. Por esta razão, quem busca tornar seu blog mais conhecido muitas vezes se inspira em blogs que já alcançaram a popularidade, e percebe a falta de estatísticas sobre o assunto. Há muitas razões para isto, inclusive a dificuldade de alcançar um consenso sobre quais são os blogs mais populares.

A cena brasileira dos blogs vem sendo inundada por rankings que consideram os mais variados critérios para definir os blogs mais bem-sucedidos, populares, visitados, autoritativos ou outras qualificações. Tem o ranking do IDG Now, o do MundoTecno, o dos leitores do BR-Linux, e o mais recente do Interney, entre diversos outros.

Eu gostei particularmente da metodologia do Interney, que considera basicamente 2 indicadores baseados no número de links que cada blog recebe: o Google PageRank e a contagem de backlinks fornecida pelo Yahoo. Por esta razão, resolvi adotar o ranking dele para atualizar a minha pesquisa das receitas de sucesso dos blogs brasileiros, publicada originalmente em fevereiro deste ano.

Como no topo da lista do Interney há forte presença dos (bastante populares) blogs dos jornalistas da Globo, ampliei a amostra da pesquisa, passando a considerar os "top 15", e não apenas os "top 10" como fiz em fevereiro. A razão é que os blogs da Globo parecem ser todos feitos na mesma fôrma, portanto achei melhor diluí-los estatisticamente. Assim, a lista dos blogs pesquisados é:

  1. CFGIGOLO - 7 - 1469
  2. Leonardo França - 7 - 996
  3. BR-Linux.org - 6 - 32184
  4. Dicas-L - 6 - 25059
  5. Miriam Leitão - 6 - 11209
  6. Verdade Absoluta - 6 - 10349
  7. À Francesa - 6 - 8432
  8. Efetividade.net - 6 - 7880
  9. Blog do Ancelmo - 6 - 7630
  10. Meio Bit - 6 - 7287
  11. InterNey.Net - 6 - 6466
  12. Tableless - 6 - 4841
  13. Revolução Etc - 6 - 3473
  14. Bruno Torres ponto net - 6 - 2564
  15. I do my own stunts - 6 - 1762

Aprendendo com o sucesso alheio

Na condição de autor de 2 blogs entre os "top 10" da lista do Interney, e de co-fundador de mais um deles, posso afirmar: observar os modelos de sucesso (e de fracasso) existentes contribui bastante para facilitar a escolha dos melhores caminhos, especialmente no início do ciclo de vida de um blog.

Em uma realidade como a dos blogs, em que o custo para ter acesso ao conteúdo não é um fator motivador para o leitor, diferenciar-se e manter o seu foco são as principais estratégias para manter seus leitores e continuamente cativar novos, já diria Michael Porter.

Esta diferenciação tende a se concentrar no conteúdo e no tipo de serviço oferecido. Ao mesmo tempo, fatores como o layout visual básico, o provedor de hospedagem, a escolha do posicionamento relativo, do uso de subdomínios e outros fatores diversos podem ser otimizados de formas genéricas, e as escolhas realizadas pelos blogs mais populares ou autoritativos podem ser uma boa fonte de dados inicial.

Aspectos gerais

CMS ou plataforma: O Wordpress é o mais popular, sendo adotado por 6 entre os "top 15" blogs, incluindo o Efetividade. O Drupal vem em segundo, com uso em 2 blogs, e o Blogger e MovableType estão representados em um blog cada. Os outros 5 dos "top 15" adotam soluções próprias ou não identificadas.

Subdomínios: Apenas 4 dos "top 15" estão instalados em subdomínios. Nos demais 11 casos, o blog constitui a página instalada no domínio principal. Para efeitos desta avaliação, o prefixo "www." não foi considerado um subdomínio.

Localização relativa: 11 dos "top 15" estão instalados na raiz, enquanto os outros 4 estão em subdiretórios.

Provedor de hospedagem: O mais popular entre os "top 15" blogs brasileiros é o Dreamhost (e eu recomendo!), que hospeda 5 deles. A Globo vem em segundo lugar graças à presença dos blogs dos seus jornalistas na lista. Também estão representados, em empate técnico (1 blog cada um): Locaweb, Media Temple, Tivit, Blogspot e 3 provedores não identificados.

Temática: 13 dos 15 blogs têm temática específica, e as mais comuns delas envolvem diversos aspectos das tecnologias da informática, especialmente a Internet.

Licenciamento do conteúdo: A ampla maioria não define qualquer licenciamento especial, recaindo no caso geral dos direitos autorais, conforme definido na lei 9.610 de 1998. Entre os que definem, há 3 casos de uso de licença Creative Commons (todos eles na modalidade não-livre by-nc-sa), 2 casos de licença livre FDL, e 1 caso de licença integralmente definida pelo próprio autor.

Monetização: Apenas 1 entre os top 15 blogs não recorre a nenhum tipo de exibição de anúncios em sua capa. O Adsense (saiba mais) está presente em 11 deles, Dreamhost em 4 e Submarino em 3. JáCotei, BlueHost, MercadoLivre e Dell também aparecem, e pelo menos 4 blogs exibem banners negociados diretamente com os anunciantes.

Quanto ao layout e estrutura

Número de colunas: Quase houve empate. 8 dos blogs adotam layout em 3 colunas, e os outros 7 usam 2 colunas.

Cor de fundo: a cor branca (#FFFFFF) é hegemônica.

Família de fontes: Como cada blog define uma lista de preferências de fontes, usei a pontuação FIA para considerar seus respectivos pesos, e assim as fontes mais populares foram: Arial, Verdana, Sans-serif (genérica), Trebuchet MS e Helvetica. Considerando apenas as primeiras de cada lista de preferência, as mais populares são Trebuchet MS, Verdana, Arial e Lucida Grande.

Tamanho da fonte: Aqui houve grande variação, inclusive porque há diversas unidades de medidas diferentes. Convertendo em pixels no meu navegador, o tamanho mais freqüente é 13px, mas há grande número de blogs com tamanho 12px. A menor fonte (apenas 1 caso) teve 11px, e a maior teve 13.3.

Altura da linha do corpo de texto: o mais comum é 18px, o menor é 16,7px e o maior é 21,3px.

Cor da fonte: As mais comuns são #333333 e #000000, nesta ordem.

Alinhamento do corpo de texto: a absoluta maioria alinha à esquerda, com apenas 2 blogs preferindo alinhar por ambas as margens ("justificado").

Faça seu dever de casa

Compilei esta lista para meu próprio uso e compartilho com vocês. Complementos a ela serão bem-vindos nos comentários!

Na hora de tomar decisões sobre o seu blog, não considere apenas o caminho já trilhado pelos demais. Estude também a pesquisa sobre os top 100 blogs internacionais, os demais blogs do seu nicho específico, saiba onde se desviar, e monte sua própria receita!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: