Organização doméstica e no escritório: combata excessos nas gavetas, estantes e outros acumuladores

As coisas estão sempre tramando contra a sua organização doméstica e pessoal.

Coisas são aqueles objetos, tarefas, documentos e outros itens que estão ali, ocupando espaço, mas você não tem consciência exata de por que eles estão ali, como podem ser úteis, ou qual deve ser a sua próxima ação com relação a eles. Quando você sabe o que são e para que servem, eles deixam de ser estas entidades genéricas e inimigas da organização, e passam a ser ferramentas e aliados úteis.

Na primavera a natureza se renova, e é um bom momento também para uma boa reorganização, reduzindo o império das coisas e passando a saber o que há nos seus armários, gavetas e outros acumuladores de objetos.

O Productivity501 publicou um artigo dando dicas sobre como realizar esta reorganização, e vamos discutir algumas delas, abaixo. Conto com vocês para as usuais complementações nos comentários!

Organização doméstica e pessoal: Dicas para redução da bagunça

Considerando a definição de coisas, conforme exposto acima, você pode facilmente concluir que quanto mais coisas você tem, maior a dificuldade para encontrar alguma ferramenta ou objeto útil em meio a elas.

Por isso, o artigo Simple Stuff Reduction Tips explica várias formas de se livrar destas coisas. Vamos ver algumas delas:

  • Limpando os chaveiros: você deve ter chaves que usa poucas vezes por ano, ou chaves que nem mesmo lembra para que servem. Retire-as do chaveiro que usa diariamente, e se possível separe suas chaves entre vários chaveiros: as chaves do trabalho, da casa de praia, da sua casa, do carro, da bicicleta, etc. devem ser agrupadas e guardadas de acordo com o uso.
  • Embaralhando os cartões: sua carteira tem 3 cartões de crédito, 5 cartões de afiliados, 1 cartão de seguro do carro, outro do plano de saúde, 2 de companhias aéreas e mais 3 que você nem lembra do que são? Hora de avaliar a real necessidade de andar com todos eles o tempo todo, ou de mantê-los fora da carteira - por exemplo, em um porta-cartões no porta-luvas do carro, ou na mochila - e não sempre no seu bolso.
  • Tem luvas no Porta-luvas? Por falar no porta-luvas, o que tem lá dentro? Documentos vencidos? Balas derretidas? Fusíveis queimados e peças quebradas que você nunca jogou fora? Limpe e deixe espaço para algo útil!
  • Armário de remédios: eu apostaria que mais de 80% dos leitores que possuem um armário de remédios encontrarão vários itens fora do prazo de validade, ou mesmo vazios (ou sem conteúdo suficiente para ser útil) lá dentro. Medicamentos fora do prazo de validade são perigosos, e não devem ser doados nem guardados - precisam ser jogados fora, e com cuidado especial ao fazê-lo. Aproveite e anote os itens que estão faltando, para comprar na próxima visita à farmácia.
  • Moedas: provavelmente há uma grande quantidade de moedas espalhadas nas gavetas, armários, bolsos e outros cantos. Agregue-as em um local central, e depois coloque-as novamente em circulação! Eu às vezes dôo as minhas para alguma instituição, mas também já as depositei no banco, já troquei em um restaurante amigo (eles adoram), e separo algumas de R$ 1 em um pote perto da porta para entregar para os entregadores de refeições (em valor proporcional ao preço da pizza que estiverem entregando) quando eles chegam realmente rápido - avisando a eles sobre a razão, o que aumenta a chance de que eles cheguem rápido na próxima vez. Funciona muito bem, quando peço dos mesmos restaurantes regularmente.

O artigo tem várias outras categorias e dicas, vale a leitura. Mas quero saber suas dicas também, compartilhe nos comentários ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: