A diferença entre agenda e lista de pendências, segundo o GTD

O GTD busca ser um método eficaz de organização e produtividade pessoal que pode melhorar sua motivação e seus resultados, e como tal já foi abordado diversas vezes aqui no Efetividade.net.

Um dos aspectos básicos do método é a diferenciação entre lista de pendências e agenda, e a conscientização para que não se use uma das ferramentas para as demandas na qual a outra é mais eficaz.

E a Lu Ramos, do Canto da Lu, abordou o assunto bem a tempo de ajudar a orientar a escolha da sua agenda para 2008. Trecho:

Quando conheci o GTD, entretanto, mudei a forma de lidar com minha agenda. Agora, só escrevo nela os compromissos que TEM QUE acontecer naquele dia, como uma reunião, consulta médica, uma festa ou uma prova. O David Allen tem toda razão quando diz que não devemos usar a agenda (que no livro em português foi traduzida como calendário) para nossas listas de tarefas. Afinal, muitas vezes a gente se programa para fazer 20 coisas em determinada data. Só que ao longo do dia, coisas não planejadas acontecem, ficamos apagando os incêndios e não conseguimos cumprir o que havíamos planejado.

O que acontece? Ou temos que reescrever as tarefas que não foram realizadas na página do dia seguinte, e aí gastamos mais tempo que o necessário organizando o dia ao invés de produzirmos. Ou então temos que ficar voltando as páginas procurando por tarefas inacabadas, com aquela sensação de “acho que estou esquecendo de fazer algo importante”. E aí, toda aquela busca pela mente tranqüila, clara como água que é o objetivo final do GTD, não é atingido, pois ocupamos nossa memória RAM nos preocupando em não deixar escapar nada importante como a entrega de um relatório para o chefe.

Veja os detalhes (ela fala até sobre o nosso velho amigo Hipster PDA) no post Agenda. Obrigado, Lu!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: