Workrave: um programa que ajuda a impedir a tendinite

As lesões por esforço repetitivo, as tendinites e os casos de D.O.R.T. (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) são cada vez mais comuns entre os trabalhadores envolvidos com tecnologia, que têm em comum a necessidade de movimentação constante, precisa e repetitiva dos membros superiores para interagir com teclado, mouse e outros aparelhos tecnológicos.

Uma das formas mais eficazes de prevenir este tipo de doença ocupacional é realizar pausas regulares, e intercalar o trabalho com sessões de exercícios específicos de prevenção, além de limitar o número de horas consecutivas de interação com computadores.

Mas o controle dos tempos e pausas envolvidos nesta seqüência é um desafio complexo, especialmente para quem trabalha em atividades criativas e assim acaba a nem mesmo perceber o tempo passar. E é aí que entra o Workrave, um programa criado para ajudar na recuperação e prevenção das lesões por esforço repetitivo.

O Workrave temporiza seu uso do computador e periodicamente avisa o usuário para a realização de micro-pausas e períodos de descanso. Durante as pausas, ele demonstra e temporiza exercícios para prevenção da LER, e quando chega o seu limite diário programado de uso, ele faz o possível para convencê-lo de que está na hora de parar ;-)

O software tem versões para Linux e Windows, entre outros sistemas operacionais, e seu download é livre. Claro que ele não funcionará se você não estiver disposto a se permitir fazer as pausas quando recomendado pelo programa, portanto aproveite o tempo do download e da instalação para uma breve reflexão sobre o quanto você depende de estar apto a fazer uso da motricidade fina em seus membros superiores!

Leia também: Powerball: testando um aparelho de exercícios portátil que pode chegar a 16.000 RPM

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: