Um ano de Efetividade - os 7 melhores artigos dos primeiros 2 meses do site

O Efetividade.net completou seu primeiro aniversário na semana passada, e vai comemorar de duas formas. Uma delas é a promoção que irá distribuir livros, moleskines e um Palm entre seus leitores, conforme já adiantei na semana passada.

A outra é publicando uma série de seleções dos melhores artigos do site, para quem não acompanhou ou quer rever. A lista de hoje tem os 7 melhores artigos de junho e julho de 2006.

  • Ampliando o poder do Palm com o Agendus - Se você tem um Palm e o usa para ajudar a gerenciar seus compromissos, pendências, memos e lista de contatos através dos programas que já vieram instalados nele, talvez nem imagine o que está perdendo por não usar o Agendus.

  • Uma caixa econômica - e decente - para seus CDs e DVDs a granel - Comprar CDs e DVDs a granel, em tubos ou palitos, é bem mais econômico do que comprá-los na apresentação completa, em caixas normais ou “slim case” - mas acabamos abrindo mão das caixinhas para acondicionamento individual, que podem ser importantes na hora de entregar ou enviar um CD para alguém.
  • 10 dicas: Como NÃO fazer uma excelente apresentação - Não importa se você usa Powerpoint, OpenOffice Impress, Magic Point, slides ou mesmo transparências: os recursos visuais são uma grande ajuda para fixar a sua apresentação na mente da platéia. Mas, se não forem bem utilizados, tendem a se transformar automaticamente em um obstáculo entre você e o público. E o que é pior: você pode nem notar.
  • Organizando sua caixa de e-mail com efetividade - Lidar com o e-mail é uma tarefa praticamente inescapável, e cada um tem sua própria receita - algumas mais efetivas, outras menos. Por outro lado, as realidades são bem diferentes: tem gente que acha muito receber 15 mensagens em uma mesma semana, outros se espantam ao receber menos de 200 mensagens em um dia.

  • Dicas simples para reuniões mais produtivas - Reuniões são inevitáveis, seja no ambiente corporativo, acadêmico ou mesmo no doméstico. O grupo de estudos precisa definir como realizará o projeto de pesquisas, o departamento de pesquisa vai definir como aplicar seu orçamento para os próximos 6 meses, e o condomínio quer saber se é mais prioritário impermeabilizar o teto das garagens ou instalar câmeras nos acessos do prédio. Qual a solução tradicional? Reunir os interessados, ouvir a todos e tomar decisões sobre o que fazer.
  • Criando apresentações efetivas – e mantendo a platéia acordada - As apresentações de slides (principalmente as feitas em PowerPoint, OO Impress e outros programas especializados) são um dos males do mundo moderno, no que diz respeito à comunicação ou ao ensino – dificilmente conseguimos escapar delas, e é mais freqüente elas se transformarem em obstáculo à aprendizagem e compreensão do que atuarem como o apoio que o apresentador pretendia.
  • Esvaziando a sua caixa de entrada de e-mails - Eu recebo muito e-mail, cerca de 400 a 600 mensagens por dia. Naturalmente não preciso ler todas elas, principalmente devido aos filtros automatizados que já descrevi em um artigo anterior explicando como organizar sua caixa de e-mail com efetividade. Mas as que sobram na caixa de entrada são suficientes para me manter ocupado, e acabei desenvolvendo um conjunto de técnicas para mantê-las em dia tanto quanto possível.

Quais destes assuntos você gostaria de ver retornar ao Efetividade na forma de novos artigos? Comente!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: