"Dois monitores são melhores que um" - John Chow

Quando escrevi o artigo "2 monitores no seu PC: ganhe produtividade e reduza o stress", não me surpreendi ao perceber que o público do site não achava nada do outro mundo o uso de 2 monitores para ganhar produtividade.

Mas hoje encontrei uma situação oposta: no site de John Chow, um blog cujo tema principal são formas de ganhar dinheiro na Internet, uma foto do desktop do autor mostrando que ele usa 2 monitores simultaneamente despertou a curiosidade e até mesmo o espanto dos seus leitores, o que o motivou a escrever o artigo Two Monitors Are Better Than One, apresentando os seus monitores e explicando como configurá-los.


O desktop do JohnChow.com

Percebi que ele usa uma configuração bastante similar à minha, com um dos monitores posicionado na vertical. Mas na minha opinião eu estou levando vantagem em relação ao Chow, já que aqui na minha mesa de trabalho de casa o monitor vertical está em um braço articulado, então posso posicioná-lo na distância, altura e inclinação mais adequada a cada momento, e preservo toda a extensão do espaço horizontal abaixo dele para colocar materiais úteis sobre a mesa. Se você está pensando em remodelar sua mesa de trabalho e obtém bom rendimento das atividades que desempenha do micro, considere planejar uma configuração similar!

Como eu uso os 2 monitores

A foto abaixo é recente e mostra o ambiente em que eu mantenho o BR-Linux e o Efetividade.net:


O ambiente do Efetividade.net

O display do notebook (um HP Pavilion) tem 15.4 polegadas e fica em segundo plano, geralmente exibindo as janelas do Pidgin (um mensageiro instantâneo que anteriormente se chamava Gaim), sempre visível quando estou usando ele como ferramenta de trabalho, ou alguma janela do navegador mostrando uma página que eu estiver usando como referência (documentação do PHP, tabelas de consulta sobre CSS, etc.) - e eventualmente passando algum DVD ou video em full screen. Quando eu estou programando, uso ele na hora do debug, exibindo a janela ou página de execução do programa, enquanto mantenho no monitor maior o ambiente de desenvolvimento.

O monitor externo é um Samsung Syncmaster 740N de 17 polegadas, fixado a um suporte articulado feito especialmente para monitores LCD, usando os parafusos no formato padronizado para suportes de monitores LCD ou plasma. Usando o monitor na vertical (o formato se inverte, e a resolução torna-se 1024x1280) eu consigo ver um trecho maior de texto quando estou escrevendo ou programando, e uma fatia maior de páginas da web, permitindo ler textos on-line com bem mais conforto.

Para quem gosta de tecnologia, é um prato cheio montar um blog e ter acesso e justificativa para dispor de brinquedos novos variados ;-) Eu andei testando um monitor de 19 polegadas também (um monitor LCD AOC 193FW), mas achei um desperdício mantê-lo montado na vertical, porque o formato widescreen dele, com proporções diferenciadas (1440x900) era muito mais adequado para atividades multimídia. No momento ele voltou para a caixa e está ali na bancada esperando eu montar uma estação multimídia com uma CPU que vai sobrar quando outro projeto terminar, daqui a algumas semanas. A minha conclusão é que para meu uso vertical, 17 polegadas são suficientes hoje, e provavelmente só vou pensar de novo em trocar quando houver monitores de 19" com resolução bem maior que os disponíveis a bons preços hoje.

De qualquer forma, agora que detalhei a configuração dos displays, fica a mesma dica do artigo anterior sobre este assunto, agora secundada pelo John Chow: eu uso 2 monitores há algum tempo, e posso afirmar que para mim o ganho não é apenas de produtividade: com 2 desktops visíveis, torna-se muito menos estressante trabalhar on-line, realizar atividades de pesquisa e manter contato com os colaboradores, sem ter de ficar guardando na memória as informações dos contextos e janelas que ficam escondidos.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: