Tool Logic SL3: o canivete que é uma brasa

No domingo passado iniciei a nova série de artigos temáticos do Efetividade.net: análises de multi-ferramentas, aquele tipo de produto que inclui os clássicos canivetes suiços e muitas outras soluções que em geral cabem no seu bolso ou mochila e resolvem grande quantidade de situações.

O primeiro brinquedo novo produto a ser analisado foi a Swisstech Utili-key, um discreto kit de ferramentas que se prende ao seu chaveiro como se fosse a chave-reserva de um Fusca 78. Eu aprovei o produto, e já tive oportunidade de usá-lo na prática, como escrevi na análise.

Mas a análise de hoje é de um produto que eu não pretendo ter demanda de usar, mas que (a julgar pelo sucesso do artigo anterior sobre go-bags, aquelas mochilas sempre preparadas para serem levadas e usadas quando você tem que sair de casa às pressas devido a uma emergência) deve atrair a atenção dos leitores.

Tool Logic SL3 Fire

À primeira vista, o SL3 Fire é um canivete. Ao contrário de seus discretos primos da Victorinox, ele tem uma única lâmina, e seu tamanho é suficiente para dificultar seu uso no bolso, no dia-a-dia urbano. Mas ele não é feito para uso urbano (o que explica a ausência de chaves philips e outros acessórios similares), e sim para aquelas situações que a maioria das pessoas raramente enfrenta, e que alguns encaram sempre que podem, como lazer: os momentos longe do asfalto.

Com certeza o aspecto que é mais usado em uma ferramenta como esta é a lâmina, e a da SL3 é grande o suficiente para ser usada como substituta de uma faca, quando você não pode levar as duas coisas: é uma sólida lâmina de 7,5cm, bastante afiada, com metade de sua extensão serrilhada, e abertura usando apenas uma mão. Quando totalmente aberta (180 graus), a lâmina é travada mecanicamente, e só pode ser fechada se você destravar manualmente.


O bastão de "Firesteel" fora de seu compartimento
 

Mas o grande diferencial da SL3 são os recursos que ela oferece além da lâmina, e que fazem os catálogos das lojas de produtos de camping dos EUA chamarem-na de "faca de sobrevivência", com aquele ar de algo que será útil quando a revolução chegar e você tiver que fugir para as montanhas.

Assim como outros produtos da Tool Logic, o corpo da SL3 tem um tubo ao longo de toda a sua extensão, onde fica instalado um bastão de Firesteel, uma liga de magnésio que, quando friccionada contra um chanfro na base da lâmina da SL3, produz uma intensa chuva de faíscas para iniciar uma fogueira. A reação que gera as faíscas é forte o suficiente para funcionar mesmo quando ambas as partes estão molhadas, portanto funciona até mesmo em casos em que os fósforos ou o seu isqueiro Bic estiverem fora de combate (desde que você encontre lenha e folhas secas para fazer a fogueira...).

Além disso, a extremidade do cabo da SL3 é um apito com silvo alto e agudo. Eu nunca estive em uma situação em que precisasse acender uma fogueira sem fósforos, mas já me aconteceu mais de uma vez, em pescarias e outros eventos nada urbanos, de ter uma pessoa desgarrada do grupo em locais sem visibilidade e com grande absorção sonora (como o interior de um manguezal). Nestes casos, dispor de um apito adequado (você já notou que alguns dos melhores coletes salva-vidas incluem um apito preso no seu exterior?) pode facilitar em muito a orientação, localização e comunicação. Eu nunca lembrei de levar um apito nestes casos, mas se ele estiver em uma ferramenta que você já irá levar, ele estará à sua disposição quando for necessário.


Lanterna Maglite Solitaire (não incluída)

Para completar, o tubo onde fica armazenado o bastão de Firesteel tem as dimensões exatas (intencionalmente, é claro) para levar uma lanterna Maglite Solitaire - aquelas lanternas importadas com foco variável e pilha AAA, "de bolso", que você encontra em quase toda loja de presentes que vende também os canivetes da Victorinox. Eu já tinha uma dessas, preta, e pude comprovar que o encaixe é perfeito na SL3 - e com isto ela se torna uma ferramenta muito mais urbana. A foto abaixo mostra a SL3 com a Maglite incorporada, na forma como eu a estou transportando em minha mochila (afinal, a chance de eu precisar de uma lâmina ou de uma lanterna é bem maior do que a de eu precisar fazer uma fogueira).


A SL3 com minha lanterna Solitaire incorporada
 

Externamente a SL3 tem ainda um clipe de aço inox para prendê-la no bolso ou cinto, e um orifício para prender uma argola tipo chaveiro. A minha veio em uma bela embalagem metálica. Ela pesa 75g (com o bastão), e embora seja grande o bastante para não ser prática de carregar em ambiente urbano (imagine ter de explicar para o guarda na blitz ou o segurança do banco), pode ser levada no bolso sem maior desconforto quando você estiver no mato.

Mas nem pensar em levá-la consigo na sua bagagem de mão em vôos comerciais! Se o seu avião cair na ilha de Lost, você terá de procurá-la no compartimento de bagagens antes de pensar em fazer fogo com ela...

Onde encontrar: A Tool Logic não tem representante oficial no Brasil, mas já vi vários de seus produtos à venda em lojas de presentes importados, e também em lojas e serviços on-line como o eBay. Seu preço nos EUA é ao redor dos US$ 30.

Para mais detalhes, veja o site oficial da Tool Logic SL3.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: