Swisstech Utili-key: parece uma chave comum, mas é um discreto kit de ferramentas

Uma das vantagens que um autor de blog sobre assuntos nos quais tem interesse pessoal leva é o fator "brinquedo novo", ou seja, ter freqüentes oportunidades de ter em mãos produtos e serviços legais para analisar.

E este é o caso da nova série que inicia hoje: análises de 4 multi-ferramentas, aquele tipo de produto que inclui os clássicos canivetes suiços e muitas outras soluções que em geral cabem no seu bolso ou mochila e resolvem grande quantidade de situações.

Já tive a oportunidade de escrever sobre este tipo de ferramenta antes aqui no Efetividade.net, em matérias como:

e isso me deu a oportunidade de procurar distribuidores nacionais e internacionais das ferramentas e conhecer melhor suas ofertas. Assim, as matérias desta série são todas baseadas em experiência própria com os produtos mencionados. Nem todos eles podem ser comprados com facilidade no Brasil, mas já vi todos os itens mencionados à venda em boas lojas de presentes e em sites que lidam com mercadorias importadas.

Swisstech Utili-key

O primeiro artigo da série sobre multitools é sobre a que mais se diferencia de todas as suas congêneres: a Utili-key, da Swisstech. Longe de adotar os tradicionais formatos de canivete, cartão, chaveiro ou alicate, a Utili-key adota o formato típico de uma chave de carro (com 7cm de comprimento total), toda em metal e fácil de prender em qualquer chaveiro, quando fechada, sem chamar a menor atenção.

Ao abrir a Utili-key, entretanto, ela se desprende do chaveiro e passa a oferecer uma série de funções úteis, incluindo:

  • lâmina lisa e lâmina serrilhada
  • chave philips pequena (#1)
  • 2 chaves de fenda - uma pequena (#1), e a outra micro, para óculos
  • abridor de garrafa

Durante minha semana de experiência com a Utili-key no meu chaveiro, tive oportunidade de usar todas as suas funções, exceto a chave de fenda para óculos. Por exemplo, ter um abridor de garrafa no chaveiro foi muito útil em um churrasco quando a tampa de uma garrafa long neck se recusou a sair girando.

O momento em que a ferramenta foi mais útil foi em uma situação inusitada: em uma volta de bicicleta pela Lagoa da Conceição, quando tentaram roubar o velocímetro da minha bike enquanto eu parei para comprar uma garrafa de água mineral. Acabaram não levando nada, mas estavam tentando tirar tudo: o sensor, o magneto que fica na roda, e o próprio velocímetro com seu suporte. Ao fugir, deixaram seu serviço inacabado: braçadeiras soltas, parafusos semi-desatarrachados, etc. Como eu estava com a ferramenta, pude simplesmente atarrachar os parafusos, cortar fora as braçadeiras que estavam encostando nos raios da roda, e continuar o passeio normalmente, com o velocimetro funcionando. Depois foi só colocar braçadeiras novas em casa e pronto.


Utili-key no chaveiro da bicicleta

As lâminas são super afiadas, e foram úteis também para abrir várias encomendas e envelopes. Como a Utili-key abre em 2 posições (90 e 180 graus), dá de escolher a melhor para cada tarefa e situação. E como ela se prende com naturalidade ao chaveiro, você tem a segurança de que ela sempre estará à mão.

A Utili-key pesa 14g e pode ser comprada por US$ 10 a US$ 15, aproximadamente. Se você conhece algum revendedor brasileiro regular, está convidado a mencioná-lo nos comentários.

Para saber mais

Visite o site do fabricante

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: