O dia seguinte no atraso dos cheques do Adsense: transformando o limão em uma boa limonada

Entenda a diferença entre situação financeira e situação econômica, e como lidar melhor com o atraso do cheque do Adsense - e planeje o dia seguinte mesmo se você não planejou o dia de hoje!

Faz aproximadamente uma semana que os blogueiros brasileiros descobriram que o pagamento do Adsense efetuado em dezembro vai atrasar, e que o atraso por enquanto é por tempo indeterminado: sabe-se que a normativa 560/2005 da Receita Federal proíbe mesmo os cheques por courier internacional, mas não se sabe se este é o único entrave, qual a solução que será adotada, ou quando.

E o Google está agindo corretamente ao não comentar o processo em andamento neste momento, embora isso não facilite nossas vidas - adiantar alguma estratégia antes da conclusão pode prejudicar a todos. Já a autoridade que barrou os cheques poderia e deveria divulgar sua posição, o que já nos daria alguma luz.

Premissas

Mas, mesmo sem saber quanto a situação irá durar, cabe a cada um de nós escolher como lidar com elas. É importante lembrar que o débito do Google com seus associados (nós) é certo, e terá que ser saldado. Se eles achassem que não iriam conseguir pagar, já teriam mandado suspender os anúncios, ou teriam começado a disponibilizar para nós só aqueles anúncios do tipo "Curiosidades do Google", falando sobre a origem do pégaso e a profundidade do oceano.

Portanto, vamos partir das premissas de que os pagamentos atrasados serão saldados, de que os anúncios exibidos durante o atraso também serão pagos, e que não sabemos quanto irá durar o impasse.

E veremos a seguir como lidar com o hoje (o período de suspensão) e com o amanhã (o dia do pagamento pendente) baseados nessas premissas.

Cenário

Na breve análise abaixo, vou partir da suposição do cenário mais comum, em que o leitor exibe anúncios do Adsense e usa o rendimento correspondente como forma adicional de motivar a manutenção do seu blog e como complemento de sua renda pessoal.

As conclusões podem ser aplicadas, embora não na sua íntegra, também para os raros casos em que as despesas de manutenção do blog dependem exclusivamente (e mensalmente) da receita do Adsense, e os ainda mais raros em que a receita do Adsense é a fonte principal do sustento da família do leitor.

Situação financeira X situação econômica

Nas faculdades de ciências contábeis, economia e administração, entre outras, os alunos passam um longo período sendo massacrados com estes conceitos, naturalmente com enfoques diferentes dependendo do curso. Não vou tentar defini-los aqui para não transformar este texto em uma chatice, mas uma breve pincelada sem viés acadêmico vai ajudar a entender melhor a situação:

Situação financeira: diz respeito mais diretamente à liquidez e ao fluxo de caixa, com reflexo direto na capacidade (financeira, baseada no caixa ou crédito) de pagar os seus custos e despesas imediatos. Para uma família, é o dinheiro da padaria e da conta de luz. Especificamente para um blogueiro, pode ser dispor do dinheiro para pagar a hospedagem, renovar o domínio, manter o computador funcionando e conectado, ou mesmo para remunerar o esforço diário de escrever, quando o blogueiro se considera um empregado do blog.

Situação econômica: diz respeito à sustentabilidade a longo prazo, e pode ter pouca ou nenhuma relação imediata com a situação financeira. Para exemplificar: uma rede de oficinas de manutenção de máquinas de escrever, ou de locação de aparelhos de telex, poderia ter uma situação financeira excelente (com dinheiro em caixa e fluxo planejado para tocar suas atividades com folga) no início da década de 90, mas a não ser que ela estivesse diversificando rapidamente, dificilmente conseguiria um financiamento de 3 anos no banco naquela época, porque todo mundo sabia que as máquinas de escrever e aparelhos de telex estavam em extinção. O caso inverso também é comum, e é o exemplo de hoje de muitos blogueiros: o caixa (situação financeira) subitamente minguou porque os cheques do Adsense pararam de vir, e muita gente que contava com eles vai ter de fazer acrobacias pra pagar hospedagem ou outras despesas, mas a existência de créditos substanciais seguros para pagamento futuro, e que continuam se acumulando mensalmente, faz com que a perspectiva de futuro seja palatável, e que todos os envolvidos continuem exibindo seus anúncios do Adsense e encarem a perspectiva da espera.


Planejamento de fluxo de caixa pode e deve ser aplicado aos blogs

Existe a possibilidade de os aspectos financeiros e econômicos interagirem de forma imediata, também. Uma situação fictícia ilustra melhor: vamos imaginar que um Blogueiro Influente financiou um investimento qualquer relacionado à manutenção do seu blog (exemplo: abriu escritório e contratou equipe), mas contando com as entradas de caixa do Adsense para manter os pagamentos futuros. Se ele não tiver outra fonte de onde obter este valor, e o atraso acabar sendo maior do que o que seu financiador topar aguardar (mesmo sabendo desta pendência do Adsense), eis o que poderia acontecer: ter de demitir a equipe (ficando com o passivo trabalhista acumulado e mais as multas e outras despesas da demissão), ser despejado do escritório alugado e ter os equipamentos adquiridos tomados pelo fornecedor. Subitamente o negócio fica inviabilizado, e quando um dia os cheques acumulados chegarem, serão um consolo no bolso apenas no caminho entre a financeira, a justiça do trabalho e o senhorio...

Claro que o cenário acima é raro no mundo dos blogs, e provavelmente para a maioria das pessoas esta questão financeira só prejudica a situação econômica de forma imediata se você não tiver recursos adicionais para pagar a hospedagem ou a renovação do domínio.

O que isto tudo significa para mim, então?

Esta é a grande questão. Se você consegue ir tocando seu blog mesmo sem a chegada mensal dos cheques do Adsense, você está bem, e é hora de fazer alguns ajustes, eventualmente reduzindo despesas ou agregando fontes adicionais de monetização de seu blog.

Esta diversificação de fontes de receita é importante em todas as atividades econômicas, e quem observa isto sempre se dá melhor em momentos de crise. Em 1929, quando houve o grande crack da bolsa, as pessoas que semanas antes eram ridicularizadas porque ao invés de participar do investimento da moda (até os jornaleiros e barbeiros aplicavam - ou "jogavam" - na bolsa) preferiam investir sua poupança em imóveis e basear suas receitas em produção de bens de consumo de massa subitamente se tornaram o esteio da economia e passaram a estar em verdadeiras ilhas de prosperidade.


Diversificar é essencial

No Brasil, todos também aprendemos no ginásio o que aconteceu com os barões do café quando subitamente o grão teve seu valor reduzido a pó ;-) Claro que a situação agora não é análoga, e os clicks no Adsense continuam valendo o mesmo que antes (situação econômica). Mas a diversificação de fontes de receita ajuda a manter a saúde financeira nestes momentos de soluço do mercado, e também serve como um escudo para momentos em que algo mais grave aconteça.

Eu mantenho nos meus sites 3 fontes distintas de receita:

  1. Submarino: paga relativamente bem, por comissão sobre vendas diretas a partir de links e banners, e exige algum esforço, pois não é "contextual por natureza" como o Adsense.
  2. Adsense: é o que melhor paga, fácil de manter e exige pouco esforço.
  3. Anunciantes diretos: pagam bem, mas esta modalidade exige algum esforço para captação dos anunciantes interessados, e um bom esforço em preparação e operacionalização (estar apto a assinar os contratos, onter autorização para imprimir os blocos de notas fiscais, emitir as notas e faturar mensalmente, etc.)

O fato de eu não aceitar anunciantes diretos que paguem por click, aceitando apenas remuneração por exibição, e de não permitir nenhum poder dos anunciantes diretos sobre a pauta ou o conteúdo dos sites, torna um pouco mais difícil obtê-los, mas como a maioria dos anunciantes renova seus contratos após os 6 meses iniciais, esta seletividade acaba valendo a pena. Se você tiver volume suficiente para procurar anunciantes diretos e for menos seletivo, talvez valha a pena procurar uma agência especializada. Se quiser ser seletivo como eu, é provável que seus leitores fiéis fiquem mais satisfeitos e que você fature bem menos que o seu potencial de receita.

Existem várias outras possibilidades, como o Buscapé, Mercado Livre (pretendo experimentar em breve), TextLinkAds, ReviewMe, etc. O Cardoso, que já foi entrevistado aqui no Efetividade.net, descreveu recentemente no Contraditorium como está estudando o Buscapé após a suspensão dos cheques do Google. Cada um deve procurar o seu mix a partir das alternativas disponíveis.

Eu hoje estou em uma situação bastante confortável, porque qualquer uma das 3 fontes seria suficiente para sustentar os meus blogs por períodos extensos. Mas isso não significa que eu vá me acomodar a elas - pelo contrário, na semana passada já telefonei para o MercadoLivre para me informar melhor sobre o que eles têm a me oferecer em termos de parceria.

Recomendo que você faça o mesmo, ainda que haja grandes chances de a situação do Adsense já ter se resolvido quando você começar a receber os rendimentos destas fontes adicionais. Você vai perceber que uma fonte não canibaliza a outra, portanto o seu rendimento só aumenta, juntamente com a segurança e independência.

Planejamento: e o dia seguinte?

Diversificação e flexibilidade são critérios básicos, e a crise do Adsense é apenas um bom pretexto para falar deles. Mas há algo muito mais interessante a ser analisado neste contexto, e é a razão de eu ter escolhido falar sobre transformar o limão em uma limonada: o planejamento do dia seguinte. E esta é a parte boa.

Sim, hoje você pode ter tido de reduzir despesas ou mesmo fazer acrobacias para sobreviver a esta situação financeira adversa. Mas em algum momento este dinheiro vai chegar, e há grandes chances de ser uma súbita entrada no seu caixa em um volume muito maior do que o usual.

Não recomendo a ninguém assumir compromissos ou contrair dívidas por conta desta expectativa de pagamento, mas sugiro que todos planejem o que farão quando o dinheiro extra chegar, porque a sabedoria popular já define, com muita propriedade: dinheiro na mão é vendaval.

Gaste 15 minutos hoje, com uma calculadora, papel e caneta e defina cenários para o caso de o pagamento chegar com acúmulo de 2 meses, de 3 ou de 4 meses. Anote quais os débitos acumulados que deverão ser saldados, quais as despesas obrigatórias que estarão pendentes, e quanto deverá ser provisionado para os impostos. O que sobrar será um saldo raro e incomum, relativo a um pagamento de 2, 3, 4 ou X meses de Adsense, que você poderá investir para aumentar os seus rendimentos futuros, ou em melhorar suas condições de trabalho.


Pode ser a oportunidade de comprar o notebook dos seus sonhos

Não importa se o seu cheque médio é de US$ 250 ou US$ 2500: quando você receber o dobro ou o triplo disso excepcionalmente em um mesmo mês, estará em condições de dar algum passo além: contratar uma hospedagem melhor, registrar aquele domínio que faltava, comprar um monitor LCD de 21 polegadas, um notebook, um smartphone ou uma câmera melhor, comprar uma cadeira de presidente, investir no escritório doméstico ou em conectividade.

Não esqueça de reservar uma parcela como poupança para situações adversas no futuro, e outra para investir em um presente para você mesmo - não relacionado à atividade nos blogs, afinal você merece!

E não deixe este planejamento para depois. Se subitamente o cheque vier e você não tiver analisado suas possibilidades de investimento ANTES, a pressão do dinheiro na mão vai tornar o gasto racional muito mais difícil.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: