Dica de segurança: não poste no Facebook a foto da pilha de dinheiro da sua avó

Uma australiana de 17 anos descobriu da pior maneira que não é uma boa ideia postar no Facebook uma foto da pilha de dinheiro que a sua avó guarda em casa, porque atrai assaltantes.

A jovem estava ajudando a arrumar a casa e, ao encontrar a pilha de cédulas guardadas em casa pela avó "para emergências", não resistiu a tirar uma foto no estilo gangsta, segurando o dinheiro como se fosse um leque.

O que em si já não era uma ideia tão boa ficou pior quando a jovem resolveu publicar esta foto no Facebook, onde passou a ser visível não apenas pelos seus amigos, mas também pelos amigos de todo mundo que curtiu ou compartilhou a foto, entre outros – ou seja, bastante gente que ela não conhece mas que consegue obter informações pessoais sobre ela pelo próprio serviço on-line viu que ela estava com uma pilha de dinheiro nas mãos.

E a consequência quase inevitável veio rápido: a foto foi postada no meio da tarde, e na mesma noite dois assaltantes apareceram na casa da mãe da jovem em questão, usando luvas e máscaras, armados com uma faca e um bastão, dizendo estar em busca da pilha de dinheiro tão imprudentemente anunciada.

Só que a jovem em questão não morava mais lá. A sua mãe, que estava em casa no momento do assalto, prontamente esclareceu o fato aos meliantes (sem, espero, dar a eles o endereço da avó, a 120km), que mesmo assim fizeram uma busca por valores na casa e saíram com uma pequena soma em dinheiro e alguns objetos pessoais.

Embora não tenha sido esclarecido como os assaltantes tiveram acesso ao endereço da família da jovem, é fácil imaginar que o número de pessoas que a conheciam em sua cidade natal, têm acesso ao seu perfil on-line e não sabiam que ela havia se mudado é considerável.

Neste caso ninguém se machucou, mas a polícia australiana divulgou uma nota sobre o incidente, que conclui com o lembrete do óbvio: ao usar redes sociais, é importante ter cautela ao divulgar fotografias, informações de localização ou outras informações pessoais, especialmente se envolverem valores!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: