10 razões para pedalar mais

Sou entusiasta das bicicletas no cenário urbano. A cada notícia que informa que as cidades (não todas, infelizmente) estão providenciando mais ciclovias, que as empresas mais antenadas começama  oferecer condições dignas para quem gostaria de pedalar para o trabalho, e que os ciclistas estão se organizando para fazer valer seu direito de coexistir no trânsito, reconheço passos na direção certa.

Durante 2 anos eu tive condições de ir de bicicleta para o trabalho e para a graduação diariamente, e foi uma experiência muito bem aproveitada, produzindo mais motivação, mais saúde e até levando à prática de outros esportes.

Hoje ir trabalhar de bicicleta é uma impossibilidade prática para mim, mas aproveito oportunidades para circular no meu bairro – às vezes para ir à padaria ou ao açougue, comprar o jornal no domingo ou mesmo apenas para uma voltinha em busca de outros ares.

Há alguns meses escrevi (no BR-Mac) sobre como uso o smartphone para apoiar as pedaladas, e hoje ao ler uma revista especializada (“Ride to Work”, cheia de dicas sobre práticas, equipamentos e técnicas) encontrei uma matéria que considerei interessante compartilhar com vocês: uma lista de motivos para começar a pedalar.

Graças a um artigo anterior que escrevi por aqui sobre como ler no computador revistas importadas variadas,  tenho facilidade em conseguir com o Zinio (distribuidor internacional de versões digitais destas revistas) permissão para trazer a vocês este tipo de conteúdo (pois eles têm interesse em vê-lo divulgado, naturalmente), portanto o que segue é um extrato do artigo da “Ride to Work” acrescido dos meus comentários ;-)

 

10 razões para começar a pedalar mais

É conveniente: um estudo inglês mostra que por lá 23% dos deslocamentos de carro são de 3km ou menos – uma distância facilmente percorrida em 15 minutos de pedaladas tranquilas. Por aqui o número não deve ser o mesmo, mas deixar de ir de carro até a padaria da outra rua que vende produtos mais saudáveis, ou  a banca de jornais no domingo, podem ser um bom começo para uma rotina mais saudável!

 

Reduz emissões: o CO2 emitido por  veículos automotores rivaliza com o das chaminés das indústrias em volume de emissões. Pedalar (ou caminhar, se for o caso) contribui para reduzir drasticamente as emissões geradas pelos seus deslocamentos, além de evitar o consumo de combustíveis fósseis.

 

Ajuda a controlar o peso: o exercício regular pode ser positivo para eliminar os quilos a mais que uma vida sedentária, ajudada pelos deslocamentos motorizados, permitiram acumular. Consulte um profissional habilitado para saber mais!

 

Reduz custos: ter uma bicicleta em condições de uso pode exigir algum investimento e esforço, mas – a não ser que a sua bike exija manutenção constante – é provável que os custos ao longo do tempo sejam bem menores que os equivalentes gerados por um carro (estacionamento, IPVA, combustível, depreciação, manutenção, pneus, etc.), e podem até ganhar dos custos de transporte coletivo.

 

Pode ser uma porta de entrada para a corrida: correr é o exercício desejado por muitas pessoas que estão acima do peso ou pretendem melhorar seu preparo físico, mas em muitos casos o excesso de peso faz com que a corrida não seja o exercício ideal para começar. Pedalar é mais suave com o seu esqueleto e musculatura, e pode reduzir o seu peso e aumentar o preparo o suficiente para permitir uma transição para a corrida. Mas consulte um profissional habilitado antes de tomar qualquer decisão a respeito!

 

Faz bem à saúde: exercícios regulares praticados com moderação costumam fazer muito bem à saúde, e pedalar (sem exageros climáticos, nem de esforço ou segurança) cabe muito bem nesta descrição. Consulte um profissional habilitado para saber mais!

 

Pode melhorar o desempenho no trabalho: um estudo inglês observou que pessoas que praticam um exercício antes do trabalho melhoram seu gerenciamento de tempo e de carga de trabalho, ficam mais motivadas, conseguem lidar melhor com o stress, e acham mais fácil concluir suas tarefas no prazo.

 

É um caminho para a inspiração: fazer exercício aeróbico, ver paisagens diferentes e estar em contato com a natureza (ou com a pulsação das ruas) podem ser mecanismos interessantes para higiene mental e para deixar o seu subconsciente trabalhar solto e ter o surto de criatividade que não ocorreria na frente do computador.

 

Pode ser uma ótima atividade familiar: andar com segurança em parques e ciclovias é um ótimo programa familiar que pode unir todas as gerações, do avô à netinha. Em especial, andar de bicicleta dá um exemplo de comportamento saudável para as crianças, e pode ser também um exemplo de atenção às normas de segurança.

 

Conduz a novas amizades: iniciar uma nova atividade, mesmo uma que se pratica sozinho, conduz a ampliar os seus círculos de relacionamento (e não apenas no Google Plus!). Quem começa a pedalar, a correr ou a praticar outros exercícios tende a ter contato com mais pessoas que passam pelos mesmos locais, que compram o mesmo tipo de suprimentos ou que acessam os mesmos sites de dicas esportivas, o que pode conduzir a uma renovação bem-vinda nas amizades.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: