Hospedagem web para seu blog: cupons de desconto para o Dreamhost

Que tal aproveitar o feriadão para colocar o seu projeto web pessoal em uma hospedagem com mais recursos?

Vários provedores comerciais oferecem isso, neste post eu menciono pelo menos 3 deles, mas para um deles (do qual sou cliente) eu voltei a dispor de convites que dão um bom desconto na assinatura, e eles estão à disposição de vocês ;-)

Hospedagem de sites em provedores comerciais costuma ser uma boa opção para quem tem um projeto pessoal na web e pretende vê-lo se desenvolver - afinal há limites relativamente estreitos para o que se pode fazer em hospedagens gratuitas, e quando se sobe ao próximo degrau na escala e se passa ao modelo econômico de hospedagem em servidores compartilhados (em que um provedor lhe oferece uma parcela dos recursos, e uma área exclusiva, em um servidor web gerenciado por ele), as oportunidades se multiplicam e seu site pode crescer mais (até chegar a precisar subir o próximo degrau, sucessivamente).

E a quantidade de alternativas para quem busca uma hospedagem web comercial chega a assustar. Mas é possível recomendar várias delas, e quero começar o artigo sublinhando uma indicação para a Via Hospedagem, que tem planos pagos em reais, limites que atendem à maioria das necessidades dos blogueiros e criadores de sites, e atendimento classe A.

Mas minha opção é diferente: eu "me viro" bem com as tecnologias da web, não encontro grande dificuldade com paineis de controle em inglês e desde 2005 hospedo meus projetos pessoais em crescimento (e o Efetividade.net já foi um deles, migrando para opções mais avançadas do Dreamhost enquanto crescia, até alcançar cerca de 25.000 visitantes diários e precisar mudar pra um esquema maior) no Dreamhost, um provedor de hospedagem web barato e que tem os requisitos que procuro - e que até para os meus testes é bem mais cômodo do que rodar meu próprio servidor Apache em um computador de casa...

Atualmente o meu projeto em desenvolvimento é o BR-Mac.org, no ar desde fevereiro, ainda bem pequeno (com picos que não ultrapassam os 4.000 visitantes diários), e hospedado com tranquilidade no Dreamhost.

Minha opinião sobre o Dreamhost

O Dreamhost permite que você hospede um número ilimitado de sites, domínios e usuários, e estes usuários (e você) podem ter acesso via SSH e FTP, contas de e-mail (POP, IMAP, SMTP e Webmail), hospedar um número ilimitado de bases de dados MySQL, e muito mais.

A hospedagem web também é bem completa, com itens como

  • PHP, Perl, Python, CGI, Ruby on Rails, SSI, MySQL 5
  • Mail (IMAP, POP, SMTP, webmail, listas)
  • Instalação facilitada do WordPress
  • acesso completo à shell dos usuários (os servidores rodam Debian),
  • cron,
  • repositórios SVN e CVS para o seu site,
  • e muito mais.

Além disso, o usuário ganha grátis o registro de um domínio (.com, .net ou .org) ao contratar a hospedagem, e há instaladores automatizados para aplicativos populares como o WordPress, Gallery, ZenCart, Joomla, Moodle, dotProject, MediaWiki, Trac e outros que podem servir como a base para o seu projeto web.


Painel de controle da hospedagem - clique para ampliar

O espaço ocupado pelo site e a transferência gerada por ele são ilimitados, mas não entenda isso do jeito errado: há limites quanto ao uso de CPU e memória (que muitas vezes "pegam" quem erra a mão na hora de ativar plugins ou scripts em seu site) e fiscalização bem estrita quanto a uso indevido (por exemplo, violação de direitos autorais ou uso para outros propósitos que não a hospedagem de suas páginas web).

Ou, como definiu o Marcos Elias:

Hospedagem compartilhada é tudo igual: se seu site crescer (e consequentemente consumir muitos recursos) uma hora ou outra te chutarão, quase sempre sem avisar, ou seja, vc pode peder visitas e dinheiro.

Cuidado pra não se iludir com os “ilimitados”, porque na prática é como aqueles planos de internet 3G ilimitada com limites que não divulgam (no caso de hospedagem, limite de tempo de processamento e memória).

Nunca passei pela experiência de ser "chutado" como disse o Marcos (nem quando tinha mais de 20.000 usuários por dia no Dreamhost), mas ficar de olhos abertos é bom: a partir de determinado limite de uso, o modelo compartilhado deixa de ser a melhor opção.

Os termos de uso do Dreamhost são bem claros quanto ao que não é aceito: conteúdo ilegal, arquivamento e backups (exceto os 50GB explicitamente destinados para este uso), scripts que façam uso intensivo de CPU (por erro ou por características da própria aplicação - exemplo: clientes BitTorrent, proxies e bots de IRC, spamdexing, etc.), entre outros - recomendo a leitura atenta dos Termos de Serviço se você tem dúvidas sobre a natureza da sua aplicação em relação a eles - mas serviços baseados em aplicativos conhecidos (como o WordPress, MediaWiki, Joomla, Moodle e similares) ou em páginas HTML geralmente não precisam de muita preocupação, a não ser que o número de usuários diários seja contado na casa de vários milhares.

Minha experiência pessoal é bem positiva: o Efetividade.net esteve hospedado por lá até atingir cerca de 25.000 visitantes diários, usando o plano mais básico e depois ainda passando mais alguns meses por lá em um plano avançado, migrando para o MediaTemple (saindo assim do modelo compartilhado para o modelo dedicado virtual) quando passou a ter 45.000 usuários por dia - felizmente é possível mudar de hospedagem quando necessário.

Mesmo tendo migrado "os grandes" para o MediaTemple, ainda hoje mantenho sites no Dreamhost, e imagino que o farei por um bom tempo: tem recursos mais do que suficientes para manter no ar o recém-inaugurado BR-Mac já mencionado, o augustocampos.net e o meu site de paródias de relatos absurdos ("realismo fantástico"), o Intolerância (feito em WordPress), entre outros projetos em andamento.

É por isso que me sinto, na condição de afiliado, bem à vontade para recomendá-lo a quem esteja envolvido em projetos pessoais na web: recomendo porque uso e gosto.

O fato de poder abrir um SSH no servidor para mim faz grande diferença, e não sinto falta do suporte em português e atento aos interesses do usuário (se sentisse, provavelmente estaria usando a Via Hospedagem, que recomendo a quem valoriza esses critérios) - o suporte do Dreamhost é em inglês e se limita aos serviços básicos oferecidos por eles.

De modo geral, eles deixam o servidor web rodando para você (tive 6 quedas de serviço registradas em 6 anos de uso - a mais recente foi no mês passado, durou pouco menos de 1h e o serviço retornou ao ar sozinho, antes mesmo de eu abrir um chamado de suporte - nada que tenha me assustado), mas colocar o conteúdo lá e fazer este conteúdo funcionar é por conta do usuário, que para isso usa a interface de administração via web (aquela da imagem acima).

As opiniões de outros usuários

Posts anteriores sobre o Dreamhost permitiram coletar opiniões variadas nos comentários, e reproduzo trechos de algumas delas para ajudar a comunicar meu ponto de vista.

O Augusto Carlson descreveu o ponto de vista de quem mantém sites de pequeno porte:

Utilizo os serviço da Dreamhost desde 2007 e nunca tive problemas. As poucas vezes que necessitei do suporte fui prontamente atendido. No entanto, os sites que hospedo possuem poucos acessos e alguns tem o e-mail no google apps.

O Márcio Quadros descreveu a similaridade que vê entre hospedagem em servidores compartilhados de grandes provedores e as operadoras de telefonia celular:

Acho que provedor de hospedagem compartilhada é parecido com operadora de telefonia celular no Brasil: no fundo, nenhum atende realmente bem, mas os clientes ficam migrando entre as opções existentes até chegar em uma na qual tenha a sorte de não ver os problemas delas se manifestarem.

Hospedagem compartilhada é barata porque é assim mesmo, o provedor disponibiliza os recursos compartilhando com um monte de outras pessoas, aí o desempenho flutua mesmo, e o atendimento fica despersonalizado.

Eu sou cliente do Dreamhost a mais tempo que o Augusto, minha conta é de 2004. Já administrei sites de clientes e colegas que ficam em outros provedores do mesmo porte e faixa de preço (muitos com cpanel, argh), e o que vi neles nunca me fez lamentar a minha escolha. Mas claro que tive problemas esporádicos, só que não vou ficar pulando de galho em galho cada vez que tiver um problema inerente à natureza do serviço.

A Luana Oliveira compartilha a experiência de quem achou o desempenho insuficiente (não é meu caso) e migrou para um modelo mais avançado (trocou o servidor compartilhado pelo servidor virtual privativo):

Tive uma breve experiência com a Dreamhost há dois meses. Achei o servidor lento (o que é normal, por ser compartilhado), mas o atendimento ao cliente é rápido e eficiente. Fizeram uma promoção de Halloween (...) então isso deixou tudo ainda mais lento e não pude continuar com meu site hospedado lá.

Testei muitas outras hospedagens gringas como Media Temple, Webfaction (todas compartilhadas) e tive a mesma decepção quanto a velocidade de acesso SSH, FTP e MySQL. Foi então que optei por uma VPS na Linode e estou muito satisfeita.

Mas claro que tudo varia com a necessidade e exigência de cada um. Só sei que shared hosting nunca mais.

Já o Diego complementou com uma experiência positiva:

Eu utilizo a Dreamhost faz alguns anos e sou muito satisfeito. Comecei a utilizar depois da primeira vez que o Augusto indicou no Br-Linux :) Tive uma breve experiência com o serviço não compartilhado deles, que é bem bacana, mas encareceu muito pro meu padrão de uso e acabei voltando para o compartilhado. O Painel da Dreamhost é uma mão na roda, gosto bastante.

Assinatura com descontão do Efetividade

O argumento que me fez optar pelo Dreamhost, em 2005, foi o longo período de garantia de devolução do dinheiro: todo usuário tem 3 meses (mais precisamente, 97 dias) para receber de volta em seu cartão de crédito todo o dinheiro que pagou ao contratar o Dreamhost - basta encerrar a conta usando a própria interface de gerenciamento, e o reembolso é automático. Mesmo após este prazo, o reembolso acontece automaticamente caso o usuário tenha pago um plano anual (ou de mais de 1 ano) e usado menos do que o período contratado (mas neste caso o reembolso é só relativo aos meses não utilizados, claro).

E faz sentido pagar anualmente ou por períodos maiores (minha opção foi pagar a cada 2 anos), pois os descontos são enormes (quase 20%, no meu caso): pagando mensalmente, o plano sai por US$ 10,95, mas se você pagar o ano inteiro (US$ 119,40), o custo mensal passa a ser de US$ 9,95 - e se pagar 2 anos inteiros (US$ 214,85), o custo mensal é de $8,95.

O período de reembolso permite que você teste e compare, até mesmo para descobrir se o modelo de hospedagem "em massa" serve para você, ou se você prefere o atendimento personalizado que pode ter em bons provedores brasileiros como a Via Hospedagem.


Desconto de US$ 100 não é todo dia!

Mas se você gostar do Dreamhost, assim como eu gostei, eu tenho algo a lhe oferecer: assim como aconteceu em 2008 e no final do ano passado, ganhei 5 convites promocionais para indicar usuários para o Dreamhost, todos eles oferecendo 2 alternativas de desconto:

  • desconto de US$ 15 no ato da inscrição se o seu primeiro pagamento for anual
  • desconto de US$ 100 no ato da inscrição se o seu primeiro pagamento for de 2 anos

Já passei 1 deles para um amigo que estava procurando serviços de hospedagem, mas tenho 4 sobrando, e eles estão à disposição de vocês - basta entrar em contato pedindo, e me dizendo qual o primeiro site que você pretende colocar no ar em sua nova conta no Dreamhost (só uma descrição geral, não precisa me contar nenhum segredo de negócios!).

Mas atenção: só tenho 4 convites, e eles serão fornecidos em ordem de chegada - quem pedir antes, leva, e eu darei um prazo para fazer uso. Se ao final do prazo o convite ainda não tiver sido usado, eu receberei um relatório automático e passarei o mesmo convite a quem estiver na lista de espera, ok?

Além disso, não custa deixar bem claro: o contrato será entre você e o Dreamhost, eu não faço parte do acordo e nem me proponho a prestar suporte nem intermediar nada. Mesmo assim, como eu ganho uma comissão caso você faça uso do convite e mantenha o contrato após o período de garantia, pode ficar à vontade para enviar eventuais dúvidas sobre a natureza dos serviços da Dreamhost, e eu responderei se souber (mesmo que você não tenha certeza se quer contratá-los).

E vale a pena pesquisar antes: se eu fosse você, consultaria os seus amigos que têm sites na web. É raro encontrar alguém plenamente satisfeito com os serviços de algum provedor, e é fácil encontrar posts on-line criticando qualquer provedor que se esteja pesquisando - mas certamente os seus amigos terão suas próprias experiências e indicações para compartilhar e facilitar a sua comparação.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: