A Essência do Líder: ganhe seu exemplar!

"A Essência do Líder" é uma daquelas obras que li como estudante de graduação e depois lembrei de procurar novamente quando a carreira profissional exigiu rever conhecimentos específicos.

Seu autor, Warren Bennis, é reconhecido como um dos pioneiros do moderno estudo científico da liderança, a partir de estudos comportamentais de grupos realizados no MIT, na década de 1960. Seus trabalhos ajudaram a fundamentar a transformação das organizações para o atual modelo menos burocrático, mais adaptativo e participativo.

Sua crença na superioridade do estilo de liderança participativo e humanístico quando se trata de criar grupos e organizações capazes de adaptar-se a um ambiente em constante mudança se reflete ao longo de "A Essência do Líder".

Acredito, entretanto, que muitos leitores tiram melhor proveito da obra devido a outro dos posicionamentos do autor: o de que as pessoas não nascem líderes, mas sim se desenvolvem como tais. Feliz de quem tem oportunidade de desenvolver suas competências de liderança antes de precisar usá-las intensivamente, mas em todas as organizações coletivas humanas podemos ver os 2 extremos da consequência desta definição: pessoas em posição de liderança mas inaptas para liderar, e pessoas reconhecidas espontaneamente como líderes no momento em que surge a oportunidade.

Assim como não é possível aprender a andar de bicicleta lendo obras de referência sobre o assunto, sou cético quanto à possibilidade de alguém fazer surgir desse jeito a sua própria capacidade de liderar.

Mas um bom livro sobre o assunto (e é o caso) pode ajudar de outra maneira. Conhecer as características, habilidades e atitudes típicas da liderança, ver detalhes de exemplos de líderes (de áreas variadas: da TV à pesquisa da cura da AIDS, passando pela indústria tecnológica, movimentos sociais e mais), e saber mais sobre os passos que usualmente conduzem ao desenvolvimento da liderança pode ser bastante útil como complemento e guia para quem esteja sentindo a necessidade de trilhar este caminho, ou mesmo aprimorar a forma como lida com sua equipe e outras interações - e assim saberá melhor orientar a sua prática.

Esta é a tradução da versão comemorativa de 20 anos da obra considerada um clássico sobre o tema. A presença de exemplos parcialmente datados não prejudica a compreensão, ainda mais considerando que o tempo não desgasta elementos básicos como:

  • a confiança em sua própria visão
  • o autoconhecimento
  • a busca dos mentores certos
  • a compreensão clara de objetivos
  • a capacidade de aprender com os erros e acertos
  • a diferença entre comandar e liderar

O título original ("On becoming a leader") deixa mais clara a intenção do autor, que é realmente apresentar o caminho do desenvolvimento da liderança, em um texto didático e fácil de acompanhar. São 248 páginas repletas de conhecimento prático bem fundamentado academicamente, e eu recomendo!

Ganhe seu exemplar!

Atualização: os nomes dos ganhadores já estão publicados. Os termos da promoção encerrada, abaixo, continuam publicados apenas para propósitos históricos.

Graças ao apoio da Editora Campus Elsevier, vou sortear 3 exemplares entre vocês. Participar é muito simples: basta seguir o @efetividadeblog no Twitter e twittar a seguinte frase:

Estou concorrendo aos 3 livros de liderança da @CampusNegocios que o @efetividadeblog vai sortear: http://efetividade.net/?p=3076

Você tem até terça-feira (31/8/2010) para twittar a frase, e o resultado sairá no dia 1 de setembro em uma atualização deste post.

Os vencedores serão informados via Twitter, e terão 3 dias úteis para enviar, pelo formulário de contato do site, seu nome, e-mail e o endereço postal no Brasil (com CEP!) para onde a editora deverá enviar seu livro.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: