Ganhando Dinheiro com Opções - compre com desconto! [atualizado]

Para muitos de nós, o mercado financeiro é um mistério insondável, e ao aproximar-se dele com a intenção de entendê-lo, abre-se o portal para um universo paralelo repleto de letras gregas, gráficos multilineares, logaritmos naturais e tangentes.

Mesmo assim, sempre há aqueles que - de forma sensata ou não - conseguem aproximar-se deste mercado a ponto de buscar algum lucro praticando diretamente operações de home broker, mesmo sem entendê-lo completamente.

Para quem já está neste estágio, ou nos que o sucedem em uma "carreira" bem-sucedida de operações no mercado financeiro, eu recomendo o livro "Ganhando Dinheiro com Opções", que em pouco mais de 200 páginas apresenta uma visão bem prática (e didática) das operações com opções praticáveis no (ou junto ao) mercado brasileiro de ações.

Seu autor, Elvis Pfützenreuter, atua na área há mais de 15 anos, já escreveu anteriormente um livro teórico sobre operações com opções, é autor do emulador de calculadora HP-12C sobre o qual já escrevi anteriormente, e agora complementa seu livro teórico com uma obra objetiva e direta, repleta de exemplos concretos e considerando a realidade do mercado brasileiro após as reviravoltas de 2008 que sacudiram o que muitos de nós já havíamos aprendido.

Conceitos de opções de compra e venda: começando do começo

Eu não pratico essa classe de operações financeiras, mas a formação de Administrador exige um mínimo de cadeiras sobre mercado financeiro, e lembro bem das aulas sobre opções, com todo um baralho de tarô de símbolos arcanos e nomes incompreensíveis aos não iniciados. Se quiser ter uma ideia, veja a definição de Mercado de Opções na Wikipédia em português, e o desespero de quem porventura tentasse entender do que se trata lendo apenas os 5 primeiros parágrafos.

Mas se o professor tivesse lido só o capítulo introdutório do livro do Elvis, talvez tivesse percebido a comparação matadora que facilita a compreensão das operações essenciais com opções, mostrando quem fica com o risco, quem pode lucrar, quem fica seguro, e por que cada um dos participantes topa participar:

  • as opções de venda são similares a um seguro de carro: você paga antecipadamente para ter o direito de receber o valor do bem caso aconteça algo indesejado com ele. A seguradora lucra com a diferença entre o que recebe de todo mundo que quer a segurança e o que acaba tendo de pagar aos clientes para os quais o risco se concretizou.
     

  • as opções de compra são similares ao sinal pago por um imóvel: você topa pagar um valor adiantado (5% do imóvel, por exemplo) para reter o direito de comprar o imóvel em um determinado prazo, mesmo que apareça outro candidato a comprador oferecendo mais dinheiro - mas se desistir do negócio, o dono do imóvel fica com o sinal pago.

Na prática, quem adquire uma opção de venda recebe o direito (mas não a obrigação) de vender uma ação a um determinado preço, em um prazo determinado - é como um "seguro" de que se o valor daquela ação cair abaixo desse preço determinado, você mesmo assim poderá vendê-la naquele valor, pois pagou para ter essa possibilidade.

Similarmente, quem adquire uma opção de compra "paga um sinal" para ter o direito (mas não a obrigação) de comprar uma ação a determinado preço em um prazo determinado, mesmo que o valor dela suba acima deste preço.

A partir daí a coisa fica mais complexa

A conceituação simplificada acima, juntamente com a interpretação das variadas letras gregas, nomenclaturas e gráficos associados às operações com opções são apenas o capítulo introdutório do livro.

A partir daí, iniciam os capítulos práticos, dos quais destaco o primeiro da série, pois apresenta uma série de conselhos objetivos nascidos da experiência, que só parecem óbvias para quem não está em frente a um computador sendo tentado pela disponibilidade das opções do terminal de operações.

Adágios como "Não tente obter renda fixa da Bolsa", ou "Nunca dobre a aposta para recuperar prejuízo" deveriam até ser exibidos em diálogos de confirmação nos programas de investimentos, para dar ao usuário uma chance de recuperar a racionalidade. Na falta disso, a leitura do capítulo 3 é um lembrete interessante.

Em seguida inicia uma procissão de capítulos cobrindo detalhadamente as operações essenciais das opções de ações, incluindo várias formas de usá-las para complementar operações "normais" com ações, como venda coberta, trava de baixa, trava de alta, travas assimétricas, travas horizontais e diagonais, além das opções de venda, que ainda não são uma opção prática em nosso mercado.

O capítulo 10, em apenas 2 páginas, é apresentado como um resumo, mas eu o descreveria mais como um conjunto de notas sintéticas sobre o espírito do livro, e não sobre seu conteúdo - se for folhear um exemplar na livraria para decidir a compra, comece por aí, e você perceberá se a obra está em sintonia com as suas demandas.

Nos apêndices, temos as fórmulas de praxe, e um diferencial: o código em Python de um dos simuladores de operações desenvolvidos pelo autor. Mais sobre as simulações podem ser encontrados no blog sobre finanças mantido pelo autor.

Os detalhes do livro

Ganhando Dinheiro com Opções, por Elvis Pfützenreuter
2010, Editora Novatec, 208 páginas
ISBN 978-85-7522-242-3
Sumário em PDF

Ganhe seu exemplar

Recebi da Editora Novatec um exemplar para resenha, e agora vou sortear entre vocês. Para concorrer é muito simples: basta inserir um comentário neste post, até a próxima segunda-feira (23/8/2010), dizendo em menos de 20 palavras (e sem repetir o comentário alheio) por que gostaria de ganhar o livro.

O sorteio vai ser realizado na terça, divulgado em atualização deste post, e o ganhador será avisado pelo endereço de e-mail que preencher no formulário de comentário ao participar, e terá então 3 dias úteis para informar o endereço postal no Brasil para onde devo fazer o envio. Boa sorte!

Atualização: E o ganhador é o Rafael Menezes!

Parabéns, obrigado aos demais pela participação e, se quiserem garantir o livro, consegui com a Novatec um desconto de 20% para vocês: basta entrar com o código de desconto efetividade.net ao fazer a compra diretamente no site da editora!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: