Vamos encontrar os melhores aplicativos para produtividade pessoal?

Há muito tempo vocês me pedem posts sobre softwares de produtividade pessoal, e eu reluto bastante em atender, pois sei o quanto é difícil sintetizar algo sobre um campo tão vasto (soluções desktop, mobile e on-line, com diversas plataformas, etc.) sem deixar de fora aspectos importantes.

Mas a ocasião é propícia, graças a uma nova parceria com o site BaixaTudo (que logo deve aparecer ali na barra lateral), e pensei em aproveitar a oportunidade para construirmos em conjunto uma lista de softwares ou ferramentas de produtividade pessoal.

Quero ouvi-los antes de prosseguir, mas a ideia geral é a seguinte: a cada semana eu abriria as discussões sobre uma categoria de aplicação (por exemplo: gerenciamento de contatos, anotações, pendências, GTD, etc.), vocês contribuiriam com suas sugestões e testemunhos, e na semana seguinte eu publicaria um artigo sintetizando as manifestações e acrescentando meus próprios comentários.

Seria uma série relativamente extensa e trabalhosa (para mim), e dependeria em grande medida do entusiasmo de vocês em contribuir, mas acredito que o resultado justificará o esforço, afinal o número de boas ferramentas de produtividade é crescente, e às vezes não acompanhamos o desenvolvimento delas.

Ajude a validar a lista inicial de categorias

Não comecem ainda a responder suas ferramentas preferidas! O que eu preciso de vocês neste momento é que vocês validem a lista de categorias de ferramentas abaixo, ou proponham a adição, remoção ou alteração de alguma delas:

  • Gerenciamento de tarefas/pendências ("to-do")
  • Gerenciamento de agenda de compromissos
  • Gerenciamento de contatos
  • Gerenciamento de projetos pessoais
  • Anotações
  • GTD
  • Sincronização entre computadores (ou com dispositivos móveis)
  • Gerenciamento de finanças pessoais
  • Backup
  • Organização de arquivos (fotos, multimídia, documentos, etc.)

Ao propor alterações na lista de categorias, lembrem-se que minha intenção é que, quando chegar a hora de eu pedir a vocês para indicarem ferramentas, essa indicação seja bem livre - vale soluções em papel, soluções desenvolvidas em casa, softwares livres ou não, aplicativos para celular, desktop, on-line, tudo junto e misturado.

Eu gostaria de fazer um processo em várias etapas, no estilo do que o Lifehacker faz com sua seção Hive Five (com propósito bem similar), com fase de indicação e de votação, mas a participação de vocês tem se destacado mais no sentido qualitativo do que no quantitativo, então faz pouco sentido alongar o processo - se vocês se motivarem e a participação crescer, eu revejo isso.

Agora é com vocês

Além de validar a lista acima, ficarei feliz em ler as manifestações de vocês (preferencialmente nos comentários, porque facilita para eu consultar depois) sobre a ideia em si, tanto no sentido de aprová-la (ou não), quanto no de dar sugestões sobre sua implementação.

E se puderem chamar seus amigos e colegas (via Twitter ou outros caminhos - a URL curta deste post é http://efetividade.net/?p=3037 ok?) potencialmente interessados para opinar também, agradeço!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: