Já chegamos na metade do ano: 3 dicas para um segundo semestre mais efetivo

Acabamos de iniciar a segunda metade do ano, e agora é ladeira abaixo: daqui a pouco começa a primavera, tem as eleições, e quando você perceber, já estará na semana espremida entre Natal e Ano Novo, pensando em quanta coisa desejou fazer mas... não teve tempo.

Só que ter tempo para as coisas que desejamos não é apenas uma questão de circunstâncias: boa parte pode ser alcançada com a mistura certa de atitudes, planejamento, e capricho no ajuste das expectativas.

O tempo não desacelera

Como estamos em um marco importante do calendário, resolvi aproveitar as 3 dicas do Christian Barbosa, celebrado guru do assunto no Brasil, sobre como ir melhor no segundo semestre que já começou.

O texto em negrito é dele (compartilhado pelo twitter @christiantriad), e os comentários são meus. Vamos aos 3 itens:

  1. Qual a meta para o próximo semestre? (simples, factível e com plano de ação) - aqui foco é importante. Ter múltiplas metas gera mais complexidade na hora de gerenciar, mesmo que elas não sejam conflitantes entre si. Ter e perseguir uma meta principal para cada grande aspecto da vida (familiar, profissional, acadêmica, etc.), num período tão curto, me parece o ideal - outras metas devem ser reconhecidas como secundárias.
     

  2. O que você precisa parar de fazer pois não traz resultado alguma a sua vida? - para mim, essa questão do "fazer menos e fazer melhor" é essencial. Há as coisas que fazemos porque nos trazem bons resultados, outras que fazemos por obrigação, e outras que fazemos sem uma razão clara, e é nesse terceiro grupo que precisamos ficar atentos para eliminar o que não nos traz resultados e ainda exaure recursos que podiam ser melhor aplicados no primeiro grupo. Pense no que fez no primeiro semestre e corte algumas atividades no segundo!
     

  3. Reserve datas importantes para o semestre: checkups médicos, vencimento de documentos, férias, tempo para você, etc. - essa é operacional, mas o momento é oportuno: os problemas causados por compromissos inevitáveis, sejam bons ou ruins (dia de ir no DETRAN, no médico, na apresentação dos filhos na escola, etc.) ficam bem menores se você marcá-los na agenda com meses de antecedência e aí evitar de aceitar outros compromissos conflitantes.
     

Como você vê, são 3 dicas bem simples de entender. Para colocar em prática, como de hábito, vai envolver um pouco de atitude para transformar não apenas a sua rotina, mas até mesmo o ambiente ao seu redor, que costuma ser refratário a tentativas de preservar espaços na sua agenda para coisas que são importantes para você.

Mas se você não se esforçar, ninguém vai fazê-lo para você! Tenha um bom segundo semestre e lembre-se sempre: evite acidentes, faça de propósito!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: