Multifuncional wireless HP C4780: impressão sem fio, scanner e copiadora

A multifuncional wireless HP Photosmart C4780 é impressora, copiadora e scanner, e tem uma vantagem adicional: se integra à rede sem fio da sua casa ou escritório, e aí os computadores podem imprimir ou scannear sem fio.


Multifuncional wireless HP Photosmart C4780

O suporte à conexão wireless é sem dúvida o grande diferencial deste produto. No meu caso, isso significa não apenas a impressão operada a distância (que já seria muito bom), mas também o compartilhamento entre vários micros e usuários - tudo isso sem fio, usando a rede wireless já existente, e ao longo de vários cômodos.

Após breve pesquisa de preços, compramos uma na loja da esquina, e agora ela é a mais nova integrante do arsenal do home office do Efetividade.net. Estamos muito satisfeitos com ela, por isso nada melhor que compartilhar com vocês a dica.

Impressora wireless

Como este é o diferencial mais claro do produto, merece o destaque: a impressão wireless funciona muito bem. Ao fazer a configuração inicial da multifuncional, usando os softwares do CD fornecido com ela (ou disponíveis para download no site da HP), o usuário tem a opção de replicar automaticamente no equipamento as configurações (nome da rede sem fio, senha de acesso, etc.) da rede wireless 802.11 b/g do computador que estiver sendo usado para a operação, e a partir daí a multifuncional passa a estar disponível aos demais computadores com acesso à mesma rede, bastando instalar também neles os drivers.


Visão superior

O suporte oficial da HP é apenas para Windows e Mac OS X, mas a própria HP recomenda (e reconhece como compatível no data sheet) o hplip para usuários de Linux interessados. É o meu caso, e não tive dificuldade nenhuma em conectar um notebook com o Ubuntu 9.10 (que já vem com o hplip) para imprimir sem fio na multifuncional previamente configurada a rede wireless do home office, como se fosse qualquer outra impressora via rede - não foi necessário instalar nada, apenas mandar procurar por impressoras na rede, clicar na HP Photosmart C4780, e escolher um nome para ela - a partir daí, todos os aplicativos passaram a poder imprimir nela como se estivesse ao lado do PC, conectada via cabo USB.

A impressão tem boa qualidade para um modelo de escritório (até 4800 x 1200 dpi otimizados), imprime em envelopes e papel fotográfico sem sustos, e assume uma velocidade interessante quando a colocamos em modo Rascunho: até 29 páginas por minuto (P&B) ou 23 páginas por minuto (cores). Em modos de alta qualidade a velocidade cai proporcionalmente, e se você for imprimir fotos com frequência, prepare-se: mesmo em qualidade Rascunho, a impressão de uma foto demora cerca de 30 segundos.

Por falar em preparação, é necessário preparar o bolso para os cartuchos (HP 60 Black: 200 páginas; HP 60 Tricolor: 150 páginas - tem também os modelos XL, com maior capacidade). A HP recomenda este modelo para quem imprime até 1000 páginas por mês.

E nos casos em que fizer sentido - por exemplo, se algum PC não suportar rede sem fio - é possível usar a impressora via cabo USB. Aliás, não se assuste: o procedimento de configuração inicial da impressora, inclusive para colocá-la na rede sem fio, exige plugá-la (quando o software configurador exigir) via cabo USB por alguns minutos.

Scanner sem fio

Aqui eu preciso ser honesto: para mim a atividade de scannear é esporádica, e não cheguei a testar completamente este recurso. Nem sei se algum dia vou, afinal para scannear é fisicamente necessário aproximar-se do aparelho para colocar o documento original na bandeja, e dificilmente alguém vai me convencer a transportar o notebook ou ficar indo e voltando para scannear um documento de múltiplas páginas.

Talvez essa seja a situação de muitos de vocês. Mas o pessoal da HP não é bobo, e nos oferece uma solução adicional para estes casos: basta plugar um cartão de memória (Memory Stick e Duo, SD, SD MMC, SDHC, xD) nos slots frontais da multifuncional, e aí usar os próprios menus dela (nos botões e display LCD instalados no painel do aparelho) para scannear cada uma das páginas diretamente para o cartão de memória (o PC pode até estar desligado nessa hora...), depois levar o cartão de memória para o notebook e usar os arquivos gerados.

Essa solução me atende bem, mas como a minha multifuncional está próxima do principal PC do escritório (que não tem wireless ativado), também acabo scanneando a partir dele, via cabo USB, e aí usando todos os recursos e configurações que o software de controle do scanner me oferece. Se algum dia eu chegar a testar o scanner via rede sem fio, atualizo e conto para vocês - mas quem sabe alguém mais não compartilha seu relato sobre isso nos comentários? ;-)

E não podemos deixar de mencionar os dados oficiais: o scanner da HP Photosmart C4780 tem resolução de até 1200 x 2400 dpi, e faz uma leitura completa de página (preview) em 26 segundos. A área máxima do documento é de 21,5cm x 30cm (uma folha A4 tem 21 × 29,7cm).

Copiadora

Por falar em comandos diretamente nos menus do painel da multifuncional wireless, é assim que você fará cópias.


Controles de foto no painel

Dá para selecionar se vai ser preto e branco ou em cores, o número de cópias (até 30), e outros parâmetros comuns (ampliação, redução, qualidade), e aí é só aguardar. As cópias são com resolução de até 1200x1200 dpi, e a velocidade é razoável para um equipamento deste porte: 9 cópias p&b por minuto, ou 6,5 cópias coloridas por minuto.

O display LCD colorido

Um grande diferencial das multifuncionais mais recentes são os displays coloridos, que servem como menu e controle, desde a primeira vez em que o equipamento for ligado, quando nos pergunta o idioma e o país, e a partir daí oferece permanentemente as 3 opções disponíveis diretamente no equipamento, dispensando o micro: copiar, scannear e imprimir fotos. Neste modelo, o display tem 1,45".


Display LCD Touchsmart - note os 3 botões de opções à direita, e os comandos de retorno e confirmação, à esquerda

Sobre cópias e scanners já falamos, mas o menu de impressão de fotos merece menção extra: ele permite que você insira um cartão de memória (Memory Stick e Duo, SD, SD MMC, SDHC, xD) da câmera ou celular diretamente nos slots do painel frontal da multifuncional, e aí selecione (vendo as fotos no display LCD) quais deseja imprimir. O tamanho do papel é reconhecido automaticamente, e se você usar papel com qualidade fotográfica, o equipamento irá tirar proveito - a qualidade da foto de teste que eu imprimi me surpreendeu, e nem precisei ligar o PC!

Outras informações importantes

Esta multifuncional aceita papéis comuns, transparências para jato de tinta, papel fotográfico, etiquetas para jato de tinta, envelopes, cartões e papel transfer - mas consulte a documentação se quiser ter certeza sobre algum papel menos comum que lhe interesse!

A bandeja de entrada suporta até 80 folhas (A4 ou carta) de cada vez, ou até 30 transparências ou folhas tipo foto.

O meu modelo veio com fonte externa (tipo tijolo, similar à dos notebooks), voltagem automática (100-240V), com plug de 2 pinos redondos, compatível com as tomadas brasileiras do modelo antigo e do modelo novo.

Recursos, cartuchos e complementos

A multifuncional HP Photosmart C4780 (consultar preço) usa dois cartuchos HP com o mesmo número: 60. Um deles é o preto (também em versão XL), e outro é tricolor (também em versão XL).

Os drivers e outros softwares que vêm no CD também podem ser obtidos via download no site da HP.

O download dos manuais também está disponível on-line, bem como nesta cópia local do manual em português da C4780.

Uma cópia do data sheet oficial, contendo todas as especificações técnicas também pode ser consultada em PDF.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: