Rapidinha Efetiva #007: automação do amigo secreto, "Técnica Pomodoro" e mais!

Na semana passada não tivemos a "rapidinha efetiva", portanto, buscando restaurar o equilíbrio da Força, dessa vez temos a coluna no começo da semana. Vocês continuam gostando desta abordagem rápida de assuntos variados?

E bota variados nisso: essa semana temos uma técnica de gerenciamento de tempo, duas dicas sobre compras de Natal, uma dica de amigo secreto e como bônus a minha revolta contra quem dá cinzeiros de presente a não-fumantes!

Presentes de Natal: alerta vermelho para a data das compras

Já faltam apenas duas semanas para a data mais aproveitada pelo comércio nacional. A partir de agora é ladeira abaixo, tendendo a lojas cada vez mais lotadas, sem vagas para estacionar, acotovelamentos, empurra-empurra, etc.

E se você pensa em comprar on-line, também não deve deixar para a última hora - nem sempre os prazos mágicos ("entrega em 24 horas", "entrega em 3 dias úteis em todo o Brasil") são cumpridos, e o pior é que às vezes é necessário algum tempo para suprir erros ou problemas na entrega. Eu já fiz os meus pedidos, e eles vêm sendo entregues, todos com prazos mais dilatados do que costuma ser em outras épocas do ano.

Como dizem por aí, "fica a dica": se você vai comprar on-line e ainda não fez os seus pedidos, não espere mais muitos dias, pois o risco de incomodação só aumenta. Encontre sua loja on-line preferida, reavalie se não será mais efetivo comprar no mercado local, e liquide esta pendência - aproveitando nossas dicas para comprar os presentes com menos stress. Aproveite e faça uma lista de compras bem completa para o que der de antecipar da ceia, ou para a primeira semana de férias, ou o que for, e evite também fazer essa compra complicada integralmente na semana do Natal, quando todos os supermercados estarão explodindo.

Para completar: preparei já há algum tempo uma lista de sugestões de presentes de Natal que podem ser comprados on-line. Vários dos links dela não funcionam mais, mas as sugestões podem continuar válidas, caso você não tenha idéia do que presentear. A Central de Presentes on-line também pode ser uma boa dica, porque sugere presentes com base no sexo, faixa etária e preço. É um serviço do Submarino, mas não necessariamente você precisa comprar lá o presente, depois de ter a idéia ;-)

Produtividade pessoal com a "Técnica Pomodoro"

Tenho recebido quase semanalmente sugestões de publicar algo sobre a tal "Pomodoro Technique", método de gerenciamento de tempo e produtividade pessoal (tem até livro sobre ele) que - dizem - se encaixa perfeitamente no contexto das assim chamadas "metodologias ágeis", como o Scrum e a XP.

O método se baseia em um timer de cozinha - tendo, portanto, forte identidade com a técnica da "Galinha Temporal" que descrevi por aqui em 2007, mas trazendo também um diferencial forte e que não me agrada tanto: a idéia central do Pomodoro me parece ser a divisão prévia do dia em "fatias" de 30 minutos (incluindo em cada uma delas 5 minutos para descanso), e aí atribuir a cada uma dessas fatias as pendências ou tarefas previstas para aquele dia. Há várias especificidades e detalhes adicionais (ordenação, pausas maiores intercaladas, etc.), mas deixo elas para quem quiser se informar melhor a respeito nas fontes linkadas.

A razão de eu não gostar tanto da proposta é que eu reconheço as interrupções e reidentificações/reordenações de tarefas ao longo do período de atividade como algo inerente ao processo, por isso prefiro deixar mais espaço para a discricionariedade do executor (ou seja: eu) na hora de escolher a próxima tarefa, e de definir (dinamicamente) o intervalo de tempo dedicado a cada uma das pendências - basear-se em roteiros pré-definidos e em uma janela de tempo dividida em múltiplos de 30 minutos com pausas fixas não se adapta tão bem à minha própria forma de encarar a produtividade pessoal, cujo foco é a efetividade e não a eficiência.

Saber lidar bem com as interrupções é essencial no meu modelo, e para mim isso se adequa melhor a um modelo de organização orientado a eventos do que a um modelo orientado a temporização ou ritmo.

Só que para quem precisa garantir sincronismo ou tempo de atividade, a temporização pode ser uma ótima - e o artigo do Paulo Amaral sobre a Pomodoro Technique pode ser um bom começo - depois siga para o site oficial.

E não pense que eu rejeito o uso de temporização estrita - pelo contrário, na minha vida ela também tem o seu lugar, como já descrevi no artigo da "Galinha Temporal". Só que eu não divido o dia em fatias de tempo, e nem uso o timer para marcar o início das atividades. Para mim, ele serve para marcar o final de fatias de execução de alguma atividade específica que não tem um marco de término em si mesma - por exemplo, as série de intervalos de 3 minutos que eu uso para praticar a mudança de acordes ao estudar guitarra, ou um intervalo de 20 minutos para housekeeping do escritório.

Aí quando o timer apita, eu interrompo a tarefa e volto à programação normal, não temporizada. Mas talvez a temporização de tudo funcione melhor para você do que para mim, portanto não descarte a idéia antes de procurar saber mais sobre ela.

Sedex: chega rápido, mas não deixe para a última hora

No começo da semana fui a uma agência de correio enviar por Sedex os brindes da promoção de final de ano, e ela já estava bem mais cheia que o normal, com bastante gente aguardando para despachar caixinhas decoradas com motivos natalinos, e pilhas de cartões de boas festas.

Sou frequentador dos Correios, e sei que este movimento também tende a picos absurdos conforme se aproxima a semana do Natal, e conforme os picos se aproximam, é necessário maior preocupação com extravios, atrasos ou danos - não apenas no transporte, mas também na entrega, na recepção por porteiros, etc. Quanto mais pacotes trafegando, menor é a atenção individual que cada um deles pode receber nesta longa cadeia logística.

Nossas famílias são geograficamente distribuídas: somando a minha e a da minha mulher, e considerando apenas o primeiro grau de parentesco (pais e irmãos), somos 9 pessoas e estamos em um total de 7 cidades. Talvez isso seja cada vez mais comum no país, e o envio de encomendas para estas pessoas importantes que estão distantes fica cada vez mais frequente nesta época - e os variados serviços do Sedex (incluindo Sedex Hoje, Sedex 10, e o Sedex "comum", que já costuma chegar rápido e permite rastreio) podem ser uma boa opção - mas é melhor não deixar para enviar no final da tarde do dia 23 ;-)

Quero aproveitar a gentileza do pessoal dos Correios (cuja campanha do "Papai Noel dos Correios" eu divulguei recentemente) que me respondeu por carta (enviada via Sedex) fazendo comentários elogiosos ao Efetividade e lembrando que o serviço deles também é uma alternativa para presentes de Natal com menos stress ;-)

Automatizando o Amigo Secreto

Combinar um amigo secreto (ou amigo oculto) é uma forma eficaz de aumentar a chance de que ninguém do grupo fique sem presente, e que o valor investido por cada um dos participantes fique dentro de parâmetros definidos previamente. Tem também uma imensa lista de possibilidades de problemas, inclusive ausências, descumprimento do combinado e o azar - eu tenho uma tendência incrível a ganhar DVDs de shows que não curto, e uma vez ganhei um *cinzeiro* (e não fumo!)

Mesmo assim é uma alternativa popular, a ponto de o meu amigo @marrcandre ter mandado a sugestão de um artigo específico sobre isso. Só que o pessoal do IDG Now foi mais rápido, e o Juliano Moreira publicou por lá o artigo "No amigo-secreto, fique com a festa e deixe a complicação para a web", falando de uma variedade de sites brasileiros que deixam para trás o sorteio presencial baseado em pedacinhos de papel e com a permanente possibilidade de alguém "pegar" a si mesmo e aí ter de fazer novo sorteio.

Ou, como diz o Juliano,

"Com os serviços online de amigo-secreto, a pessoa encarregada da confraternização poderá criar um grupo com os nomes e e-mails dos participantes. Em seguida, bastará estimar a faixa de preço dos presentes e agendar os dias do sorteio e da troca de presentes.

Os sites organizam as brincadeiras, evitam repetições e facilitam os sorteios, já que alguns grupos têm muitos participantes e nem sempre eles vivem perto um dos outros."

Ele também menciona especificamente 3 sites com este tipo de serviço:

Parecem simpáticos. Mas nunca usei nenhum dos 3, portanto não posso recomendar.

Nem sou muito fã de amigos secretos (nem especialmente das variações recentes, com sorteio na hora e oportunidade de uns "roubarem" os presentes dos outros), mas se um site desses puder reduzir a chance de eu ganhar outro DVD da Electric Light Orchestra, eu serei grato para sempre!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: