Rapidinha efetiva #006: brindes!, saindo bem nas fotos das festas, lista de compras, novo emprego e mais!

Há 10 dias anunciei a promoção de fim de ano do Efetividade.net, distribuindo aos leitores e participantes uma boa quantidade dos ótimos blocos e cadernos no estilo "moleskine" da carioca Cícero Papelaria. Eu usei Moleskines (da marca registrada com este nome) por alguns anos, e agora que testei o modelo carioca, confirmo que identifiquei nele a mesma qualidade, e já adotei.

Conforme anunciado, o sorteio será na segunda-feira, e até lá você ainda tem tempo de concorrer, de uma ou mais das seguintes formas:

  1. seguindo o @efetividadeblog no Twitter.
  2. blogando sobre a promoção e a Cícero Papelaria (veja os detalhes no anúncio da promoção).
  3. divulgando o @efetividadeblog no Twitter.
  4. enviando, pelo formulário de contato, a frase: “quero concorrer a um brinde”.
  5. ser um dos primeiros 100 seguidores do @efetividadeblog no Twitter (mas esta não está mais ao seu alcance - já passamos dos 800!)

Não há problema de concorrer em mais de uma categoria: se você postar em seu blog, seguir no Twitter, divulgar no Twitter e ainda enviar um formulário de contato, concorrerá 4 vezes (e, teoricamente, pode até levar mais de um brinde).

Hoje de manhã fiz o prometido pré-sorteio que definiu quais os brindes a que concorrerão cada uma das categorias. Eis o resultado:

  • seguidores do @efetividadeblog: 2 sorteados - brinde 2 ("Caderneta Cícero Papelaria pautada, formato caderno escolar (14×21cm), capa rígida em vermelho vivo com elástico, 160 páginas em papel alcalino especial.") e brinde 1 ["Kit com caderneta Cícero Papelaria grande (19×25), 80 páginas, papel alcalino especial, encadernação costura + caderneta Cícero Papelaria bolso (9×13cm), 64 páginas, papel alcalino especial – ambos sem pauta e com capa flexível. Se o sorteado for mulher, pode receber uma das duas em cor rosa (se desejar)."]
  • blogueiros: 2 sorteados - brinde 3 ("Caderneta Cícero Papelaria grande (19×25), 80 páginas, papel alcalino especial, encadernação costura, sem pauta e com capa flexível.") e brinde 4 ("Bloco Cícero Papelaria de bolso, 96 folhas, papel alcalino, encadernação espiral superior, sem pauta.")
  • 100 primeiros seguidores do @efetividadeblog: brinde 6 ("Duas cadernetas Cícero Papelaria de bolso, 64 páginas, papel 100% reciclado, capa flexível, sem pauta.")
  • pessoal do formulário de contato: brinde 5 ("Caderneta Cícero Papelaria de bolso, com papel especial para desenho, 112 páginas, papel alcalino especial, capa rígida preta com elástico.")
  • pessoal que ajudou a divulgar o @efetividadeblog no Twitter: brinde extra: Caderneta A6 Cícero Papelaria, sem pauta, 10x15cm, 96 folhas, papel alcalino especial, capa rígida vermelha.

Para conhecer melhor os brindes, visite o artigo sobre os blocos da Cícero Papelaria ou - por que não? - o próprio site da papelaria carioca.

Lembre-se que você tem até o meio-dia de segunda-feira para participar das categorias que desejar, e eu agradeço se você puder avisar para os seus amigos!

Meu trabalho de conclusão da especialização

Meu projeto pessoal de 2008 e 2009 foi uma nova especialização (presencial, desta vez), agora em Gerenciamento de Projetos, saindo um pouco da área de TI e retornando em direção da minha área de graduação, que é a Administração.

Hoje pela manhã recebi o contato da universidade confirmando que a avaliação do meu trabalho de conclusão (que foi sobre Gerenciamento das Comunicações em Projetos, à luz do PMBoKv4) foi completada, e recebi conceito "A". Já posso comemorar o título, embora ainda precise aguardar a confecção do certificado. E, se fizer alguma diferença, vocês podem saber que o Efetividade passa a ser escrito por um especialista em Gerenciamento de Projetos ;-)

Como já fiz duas especializações, sendo uma em EaD e a outra presencial, posso compartilhar com vocês minha opinião baseada em minha própria experiência: o modelo à distância, via Internet, para mim foi mais eficiente, e tão eficaz quanto o modelo presencial: não aprendi nada a mais por ter de ir quinzenalmente passar 3 períodos em sala de aula.

Fotos melhores nas festas de final de ano

Dezembro começa na semana que vem, e traz consigo milhares de festas e comemorações da firma, da família, da turma da escola, dos amigos, da vizinhança e mais. Surgem também milhares de oportunidades desperdiçadas de tirar boas fotos, devido a repetições dos mesmos erros comuns.

Ninguém precisa frequentar um curso de fotografia para deixar de cometer estes erros, entretanto: basta lembrar deles a tempo. A Info publicou, há alguns dias, estas dicas simples para não errar nas fotos noturnas, e isso me lembrou de trazer o assunto para vocês.

Mas nem vou reescrever nada - o assunto já apareceu por aqui muitas vezes, e recomendo a releitura, especialmente do item 4, que costuma ser o mais gratificante, pois gera resultado até para quem não tem câmera e nem gosta de fotografar. Vamos à nossa listinha:

  1. Em "10 dicas para garantir as melhores fotos das festas de Natal e Ano Novo", tratamos de dicas que "são perfeitas até mesmo para aqueles que (como eu) deixam a máquina sempre na configuração automática, e no máximo selecionam fotos com ou sem flash" ;-)
     

  2. Estas mesmas dicas foram ampliadas, expandidas e recontextualizadas em "Fotografia Digital: como tirar as melhores fotos de sua próxima festa infantil".
     

  3. Em "Top 13: dicas para tirar melhores fotos casuais com sua câmera digital ou celular" vimos algumas dicas de enquadramento e iluminação que podem ser usadas até nas fotos de improviso, tiradas na pizzaria apertada da sua festa de fim de ano do departamento!
     

  4. Para completar, a dica mais importante de todas: em fotos de grupos em festas, não perca a espontaneidade, mas também não seja a pessoa que sai (sem querer) fazendo careta, com a boca aberta ou um falso queixo duplo: conheça nossas dicas para sair melhor em fotos casuais!

Lendo no escuro sem atrapalhar o vizinho

Detesto quando algum insone vizinho de poltrona no avião ou ônibus usa alguma luz de leitura que me atrapalha ou ofusca, e por essa mesma razão me sinto constrangido de causar o mesmo desconforto aos meus vizinhos.

Felizmente hoje há grande variedade de luzes de leitura mais inteligentes, discretas e efetivas, e o meu amigo Daniel Moro mandou a dica de uma delas que eu ainda não havia visto, e compartilho: a LightWedge, que - ao contrário daquelas lamparinas led de borda de página - aparentemente deixa escapar bem pouca luz para o ambiente, e garante luz de leitura sem ofuscamento ao próprio leitor nem ao vizinho dele. Alguém já viu uma dessas à venda no Brasil?

Planilha pras compras de supermercado

Eficiência "supermercadológica" é outro dos nossos assuntos sempre presentes, e eu já compartilhei com vocês meu método de construção de listas de compras bem completas, para se estressar menos nas visitas ao supermercado, e especialmente para evitar as armadilhas ao nosso bolso que os supermercados preparam para quem compra sem fazer lista.

E agora a revista Info foi além:

A planilha acima, para produção de listas de compras, está no artigo "Planilha tem campo para comida e bebidas", da Info, e pode interessar a alguns de vocês.

A mim interessa pouco: prefiro usar meu método, que envolve formulários pré-impressos, porque aí faço a lista inventariando fisicamente os armários e gavetas da casa, para não comprar o que já tem, baseado em alguma impressão falsa - fazer no micro seria conveniente mas reduz a motivação de dar este passo extra. De qualquer maneira, férias e festas de fim de ano são oportunidades para compras maiores, e uma lista, por qualquer método, é melhor do que chegar ao supermercado com aquela disposição de andar, corredor por corredor, procurando o que pode estar faltando!

Sobrevivendo ao primeiro dia no emprego

Vários amigos e conhecidos estão começando em empregos novos este mês, e tenho notado que o final de ano está sendo pródigo em contratações - não apenas nas vagas de trabalho temporário comuns nesta época.

Se for o seu caso, recomendo o artigo "Primeiro dia de trabalho requer discrição, diz psicóloga, que o iG Empregos publicou recentemente.

Nós já tratamos do assunto também, no artigo "Primeiro dia de trabalho: como sobreviver". E as 10 dicas de lá servem bem também para quem troca de projetos ou de equipe frequentemente em seu trabalho!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: