Transformando um laptop velho em um media center para a copa e cozinha

Na minha casa, grande parte do tempo útil é passada no conjunto copa+cozinha, cujo layout já foi criado considerando esta situação. Nos dias da semana, tomamos lá o café da manhã antes de sair para os expedientes, e no retorno comemoramos o fim do dia com um lanche ou mesmo uma cervejinha. Nos finais de semana, ocorrem as refeições mais elaboradas (e com execução coletiva), incluindo o eventual churrasco.

E sendo uma casa de pessoas conectadas, isso significa que algum jeito foi dado para que o noticiário e a previsão do tempo estejam disponíveis durante o café, e algum show ou trilha sonora adequada esteja em execução no momento da preparação das demais refeições. Esse jeito envolveu posicionar a TV da sala de modo a poder ser vista a partir de boa parte da copa+cozinha, e ouvida a partir do restante da área.

Este esquema vinha funcionando bem, embora naturalmente pudesse ser melhorado, ainda que (aparentemente) ao custo de uma nova TV pequena e um ponto extra de TV a cabo para a copa, para oferecer parte da funcionalidade da TV da sala. Até que eu vi este artigo sobre o KitcheNET, que acabou mudando completamente meus planos a respeito.

O KitcheNET é, essencialmente, um notebook velho (da virada do século) que estava sobrando na casa de seu dono, e foi ligeiramente reformado - essencialmente para inverter a posição da tela LCD, deixando-a virada para fora - para transformar-se em uma estação de entretenimento digital para a casa.

O processo não foi muito complexo (para quem não tem medo de encostar em parafusos e montagens delicadas), e ao final o aparelho foi fixado abaixo de uma das prateleiras da cozinha, rodando um aplicativo no estilo media center (cuja aplicação já foi abordada anteriormente por aqui) para assistir a coleção de vídeos e DVDs do seu dono (transmitida dentro da casa via streaming na rede sem fio), ver a previsão do tempo, a situação das rodovias e as últimas notícias em um ticker de RSS (que mostra, rolando lateralmente na base da tela, as últimas atualizações da sua lista de sites preferidos), ou ouvir a programação de uma grande variedade de rádios on-line.

Para ser sincero, eu gostei apenas da idéia do KitcheNET. A implementação (mostrada na foto acima) ficou meio mambembe demais para o meu gosto, e acredito que a aplicabilidade justifica ligar um notebook velho (escondido dentro de algum armário) a um monitor LCD externo mais recente e bonito, que fique exposto. E, naturalmente, recorrer a um bom controle remoto multimídia, ou algum outro tipo de interface que não precise ficar exposta nas bancadas.

Vou além: eu até consigo imaginar me sujeitar a interromper alguma atividade, lavar as mãos e só então pegar o controle para mudar a programação, mas a idéia de ter de interromper o que estou fazendo para limpar a bancada e poder usar o mouse não é compatível com a minha visão de mundo, e é também a razão para que não passemos a simplesmente colocar o notebook em cima da bancada quando queremos usá-lo nessas horas.

Na verdade parece ser uma aplicação ideal para o Mac Mini (que ficaria escondido no armário) e seu minúsculo controle remoto que lembra um iPod clássico, mas não sei se estou psicologicamente preparado para deixá-lo na cozinha. Vamos ver como esta situação vai se desenrolar e, caso eu venha a implementar algo, posteriormente compartilho com vocês.

Vale mencionar que manter hardware tão antigo na prateleira às vezes representa uma grande perda de oportunidade de contribuir com iniciativas de inclusão digital de sua comunidade. Se você tiver um propósito, aproveite - caso contrário, considere a idéia de procurar alguma instituição que possa fazer uso do equipamento que você não quer mais, evitando assim deixá-lo ocupando espaço no armário até passar da obsolescência à inutilidade!

E se você se interessou pelo tema, leia também esta coleção de dicas relacionadas a dar vida nova em sua casa a notebooks velhos: "Give an Old Laptop New Life with Cheap (or Free) Projects"

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: