Mudança sem sustos: guia prático

Mudanças podem ser oportunidades, mas geralmente também são grandes e custosos desafios. Algumas pessoas gostam, outras detestam, e boa parte delas concorda que 4 mudanças equivalem a um incêndio.

Mas, como quase tudo na vida, a mudança pode ficar muito mais fácil e prática se você planejar adequadamente, agir de modo eficiente no momento correto, e empregar as lições aprendidas anteriormente, seja por você mesmo ou por outros.

Devido a uma circunstância feliz, estou em processo de mudar de apartamento na mesma cidade (Floripa), algo que já fiz 5 ou 6 vezes anteriormente, e por isso já tive oportunidade de aprender minhas próprias lições, algumas das quais compartilho agora com vocês, com base no conteúdo do meu bloco de anotações de mudanças, e ampliando as dicas que já havia publicado na mudança anterior.

Você confere abaixo a parte 1, tratando sobre o planejamento, preparação e suporte à mudança. As outras duas partes saem ao longo da semana corrente, já postadas a partir do novo apartamento ;-)

Planejando e preparando a mudança

  • Tenha um ponto central de anotações: mudar pode exigir uma grande massa de informações, e nem sempre os meios digitais são adequados para mantê-las, embora os ases do smartphone possam discordar. No bloco que eu adotei para minhas últimas mudanças, constam informações que eu usei em diversos contextos em que o notebook não se adequaria para mim, incluindo esboços e medidas de cômodos e de peças da casa (úteis na hora de ir às compras de móveis e utilidades domésticas), listas de materiais a comprar ou a trazer com prioridade do endereço, listas detalhadas de contatos (síndicos, montadores, entregadores, imobiliárias e tantos outros envolvidos), listas de pendências, esboço de cronograma e muito mais.
  • Faça um inventário: antes de tirar qualquer coisa do endereço anterior, pare e calmamente faça uma lista de tudo que acredita que vai precisar levar, dando prioridade aos itens de maior volume e peso (móveis, eletrodomésticos, etc.), mais importantes, mais valiosos e mais frágeis (enfeites, obras de arte, lâmpadas fluorescentes, etc.). A lista irá ajudar a fazer várias das escolhas que você terá pela frente, e servirá para o controle operacional também. Use uma câmera, ou mesmo fotos tiradas com o seu celular, útil para lembrar como os móveis estavam dispostos ou montados, ou mesmo na hora de usar uma referência visual para melhor descrever algo a carregadores, montadores e outros profissionais envolvidos.
  • Avise aos amigos o quanto antes: Mesmo nos casos em que você não precise de uma mãozinha para carregar a mobília, avisar é sempre bom: nessa hora surgem boas dicas, os amigos e parentes podem ter caixotes, ferramentas das quais você vai precisar, podem ter tido boas (ou más) experiências com transportadoras, etc. Mas se você vai se mudar sem contratar uma empresa, não se iluda: exceto nos casos de ausência de mobília, é muito difícil carregar tudo sozinho. E se você estiver se mudando para longe, dará a eles mais oportunidade para uma iniciativa própria para se despedir, reforçar contatos, encerrar assuntos pendentes, "herdar" objetos que você não vai levar, etc. Mudar-se pode também ser (embora nem sempre - certamente não é meu caso) uma atividade traumática ou melancólica, e o contato com os amigos pode ajudar.
  • Ande com um kit-mudança: Essa eu aprendi na mudança anterior, e agora sigo quase religiosamente, durante as semanas em que o novo endereço estiver se estabilizando. Meu kit-mudança cabe no bolso, e é composto pelo bloco de anotações, uma trena de 4m, caneta e celular. Como eu tenho as medidas do novo apartamento anotadas do bloco, na hora da compra de utensílios eu uso a trena para medir e avaliar se cabem bem no espaço a que se destinam - e assim não vou comprar um porta-espetos que esbarre no interruptor... A caneta serve para riscar os itens completados e para anotar o que for surgindo, e o celular é a forma de manter contato com todos os demais envolvidos neste complexo projeto.
  • Aproveite a oportunidade de limpeza e renovação: Ao mudar, você desloca tudo o que tem em sua casa, e pode fazer uma revisão do que ainda quer levar consigo, o que pode ser melhor aproveitado por outra pessoa, e o que não precisa mais ser carregado. Não leve para a nova casa objetos que não tragam valor à sua vida!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: