As 7 fontes mais utilizadas por profissionais no design gráfico

Você está cansado de ver cartazes feitos em Comic Sans e pequenos impressos usando Times New Roman, 100% em caixa alta?

Eu também, mesmo estando muito longe de ser um profissional do design. Mas uma coisa eu já aprendi: para benefício de todos, quem não é designer ou não sabe exatamente o que está fazendo, não deve empregar misturas de fontes em seus materiais, por mais simples que sejam, e nem ser ousado em suas escolhas.

Nunca conseguiremos banir a Comic Sans e a Times New Roman em caixa alta, mas quando chega nossa vez de produzir ou revisar algum material desse tipo, temos oportunidade de fazer direito - mesmo sem ser arrojado.

É por isso que eu gosto de artigos apresentando estatísticas sobre a popularidade de fontes, e gostei especialmente do "Top 7 Fonts Used By Professionals In Graphic Design", a ponto de vir comentá-lo por aqui - afinal, dificilmente alguém vai se destacar por seguir as tendências consolidadas, mas ao mesmo tempo esta é uma forma segura de evitar os erros mais crassos.

E não se iluda: o artigo apresenta as 7 fontes mais usadas pelos profissionais (qual a metodologia da pesquisa eu não sei!), mas quase nenhuma delas vem incluída na instalação default do seu micro e dos aplicativos mais utilizados por não-profissionais, ok?

A vencedora da lista é a Helvetica, da qual a popular Arial é um clone imperfeito. Mas a Helvetica é tão usada a ponto de se tornar lugar-comum, e isso é algo que você deve levar em conta.

A Trajan, que você vê acima, ficou no segundo lugar. Você já deve tê-la visto em cartazes e encartes de filmes. Ou em materiais relacionados a religião, Direito, sociedade ou História. Ela se baseia em inscrições encontradas em autênticas colunas romanas.

A terceira é a Garamond, também razoavelmente conhecida até entre nós, amadores. Serifada, ela é adequada a grandes corpos de texto, como revistas, livros e textos na web (desde que haja outras fontes listadas como alternativa, para os usuários que não a possuem).

As outras fontes vencedoras comentadas e demonstradas são: Futura, Bodoni, Bickham Script Pro e Frutiger - cada uma com seu uso específico mencionado.

O artigo ainda lista as fontes que chegaram perto da reta final de sua avaliação: Gills Sans, FF DIN, Franklin Gothic, Bembo, Rockwell, Avenir, Avant Garde, MrsEaves, Gotham, Sabon e Warnock Pro.

Leia também: Tipografia: fontes e mais fontes, e o Oscar de typefaces.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: