Consulta ao leitor: Como você organiza os arquivos em seu computador?

Os arquivos em nossos computadores se multiplicam. São documentos, imagens, vídeos, configurações e uma infinidade de outras categorias e formatos, cada um deles podendo estar associado a um projeto ou atividade específica da sua vida, ou a uma coleção que você pretende manter por um período, ou indefinidamente.

Mas nada adianta ter os arquivos se você não consegue localizá-los na hora que precisa deles. E se a tarefa de localizar, ou de mantê-los organizados, for mais custosa do que deveria ser, você pode estar sofrendo desnecessariamente, porque não faltam métodos simplificados de manter organizados e facilmente acessíveis os arquivos do computador.

Este é um dos temas mais solicitados na caixa de entrada do Efetividade, e planejo escrever um artigo sobre ele em breve. Mas para isso gostaria de contar com a ajuda de vocês, respondendo nos comentários como você organiza os arquivos no seu computador, incluindo aspectos como estes:

  • Como é a sua estrutura de pastas e subpastas?
  • Quais as suas principais pastas, e onde se localizam?
  • Como você lida com arquivos antigos? E com os de uso temporário?
  • Que ferramentas você usa para isto?
  • Você faz backups regularmente? Como?
  • Qual o diferencial do seu método, que fez ele funcionar para você, ao contrário dos que testou antes?
  • O que ainda falta para o método funcionar perfeitamente no seu dia-a-dia?

Mas fiquem à vontade para abordar outros aspectos também.

Quando eu escrever, vou compartilhar também as minhas próprias respostas, mas já adianto que o meu método se baseia em uma estrutura com poucas pastas, e quase nenhuma subpasta. Para funcionar, se baseia na premissa de que todos os arquivos terão nomes bem descritivos (nomes como "DSC121201.JPG" estão fora da regra), e na existência de uma pasta que funciona como "caixa de entrada" para os arquivos genéricos, que um script varre periodicamente para dar destinação certa ao que tiver sido gravado lá.

Em termos de precisão, minha abordagem está mais para rifle automático do que para bisturi. Mas vem funcionando bem, e eu venho migrando essa minha estrutura de pastas de micro em micro já há alguns anos, juntamente com os scripts que cuidam dela para mim. Quando eu publicar, disponibilizarei também alguns dos scripts para quem quiser usar, ou adaptar à sua situação.

Mas agora é com você. Use os comentários e conte para nós como você mantém organizados os arquivos no seu disco!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: