Efetividade.net em hospedagem nova, via MediaTemple.com

Talvez vários de vocês tenham passado por aqui nos últimos dias (especialmente quarta e quinta-feira) e se deparado com mensagens de erro (o famigerado "500 Internal Server Error") ou com a página de manutenção ilustrada pelo simpático encanador abaixo. Eram os últimos dias do Efetividade.net em um provedor de hospedagem compartilhada, e as coisas não iam muito bem, a ponto de eu ter tentado de várias maneiras "emagrecer" o conteúdo do site.

Em semanas recentes o tráfego do site tem aumentado sobremaneira, e o modelo de hospedagem compartilhada tem seus limites. Sei que não esgotei o que o Dreamhost tinha para me oferecer em termos de planos mais avançados, mas mesmo considerando que o foco daqui é a efetividade, precisei levar em conta a eficiência, ou mais especificamente a razão custo/benefício - e neste sentido, passar para um dos planos intermediários do MediaTemple fez mais sentido.

Para quem está considerando alternativas de hospedagem, destaco que o Dreamhost me atendeu muito bem até cerca de 25.000 visitantes diários, e um plano especial deles (o DreamhostPS) me atendeu bem até cerca de 45.000 - aí subitamente comecei a ter problemas graves de disponibilidade devido a falta de memória, especialmente na quarta e na quinta-feira. Estes números são os meus, e podem variar, é claro - dependem do perfil da sua aplicação.

E a migração para o MediaTemple foi tranquilíssima: paguei às 20h, e às 22h já estava tudo rodando no novo servidor. Mudei o endereço do domínio, desativei os plugins, exportei e importei os dados do Wordpress do Efetividade usando as instruções do próprio site oficial do Wordpress, aguardei um pouco pela propagação do novo IP no DNS, reativei os plugins, e pronto: tudo no ar (embora talvez ainda haja algum erro escondido por aí, e tenho certeza de que alguns servidores DNS pelo mundo ainda estão com o meu IP antigo).

Portanto... estamos no ar novamente, com recursos sobrando, e espero que o encanador demore a ser a estrela da capa do site!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: