Dica do dia: criando um ambiente diferenciado no PC para auxiliar na produtividade

O Anny Rose, do vizinho TV Retrô, mandou uma dica que funciona como complemento ao nosso artigo anterior Ganhe produtividade sabendo lidar com as interrupções no trabalho.

A dica é simples mas parece bastante efetiva para quem tem os 2 modos distintos de uso do computador que ela descreveu. E o que é melhor: funciona bem em qualquer sistema operacional. Vamos ao texto dela:

Muito freqüentemente, quem trabalha no computador acaba perdendo o foco, seja jogando, entrando no msn ou qualquer coisa desse tipo.

Além de trabalhar no computador, uso-o para jogar, assistir animes e esse tipo de coisa.

Mas mesmo não fazendo esse tipo de coisa enquanto estou trabalhando, tinha a sensação de estar em um "ambiente de entretenimento".

Então eu encontrei uma simples solução: Criar uma nova conta de usuário.

Nela uso configurações (wallpaper e outro tipo de coisa) diferente da que normalmente uso. Isso ajuda a criar um ambiente diferente

Também não deixo nenhum atalho para jogos ou outras aplicações que não uso durante o trabalho.

E quando termino de trabalhar, não fico visitando sites e outras coisas; quando termino o trabalho imediatamente faço logoff e entro na outra conta pra fazer o que bem entender.

Obrigado, Anny Rose!

Tornar menos acessíveis os atalhos para os geradores de distração, quando se quer trabalhar sem interrupções, pode ser eficaz. A mudança no visual do ambiente pode também gerar uma atmosfera produtiva - eu uso temas bem diferentes entre si nos diferentes desktops em que atuo, para evitar confusão entre meus papéis.

Você usa alguma técnica para ajudar a criar um ambiente diferenciado em seu computador quando quer remover as distrações? Compartilhe conosco nos comentários!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: