Comunicação efetiva: Saiba como ler discursos e pronunciamentos em público

Você sabe quando é preferível ler o discurso, e não simplesmente apresentar de forma livre?

Discursos feitos de forma espontânea, mesmo que tenham sido preparados e estudados de antemão, costumam ser muito mais vivos e agradáveis de assistir. A leitura, pelo contrário, muitas vezes é um fator de desmotivação do público. Mas em determinadas ocasiões a leitura pode ser a melhor opção. Por exemplo:

  • Se você está apresentando um pronunciamento assinado por outra pessoa, ausente.
  • Se está recorrendo a uma longa citação, ou se a intenção é apresentar um trecho de obra literária.
  • Em uma solenidade de posse, em que precisa apresentar de forma detalhada e completa o seu programa de trabalho.
  • Em uma solenidade de fim de mandato, quando é necessário apresentar de forma completa e precisa (incluindo todos os números exatos) o seu relatório de realizações da gestão.
  • Em discursos de saudação em que for necessário certificar-se de mencionar todos os méritos destacados dos homenageados.

Ler em público não é necessariamente muito mais fácil do que falar "de improviso" ou mesmo seguindo um plano memorizado de antemão. Por esta razão, em seu artigo "Aprenda a ler em público", o renomado autor Reinaldo Polito explica diversos truques que tornam mais fácil esta tarefa.

Você já parou para pensar que se imprimir o seu discurso em um papel de gramatura mais elevada, ele não vai reverberar de forma visível, e ninguém vai perceber se as suas mãos tremerem? É este tipo de dica que o experiente Polito compartilha. Além disso, ele fala sobre a que altura você deve segurar o papel, dicas para facilitar o contato visual com o público, critérios para verificar se a leitura é a melhor opção, e mais.

Ao final do texto, um pequeno quadro com dicas práticas extras complementa a lição. Segundo ele, é melhor manter as folhas soltas (sem clips ou grampos) durante o discurso. Toda página deve terminar com um ponto final, para que você nunca interrompa uma frase no meio enquanto vira a folha aceleradamente. As folhas precisam ser numeradas de forma bem visível, para você nunca se perder. As letras devem ser grandes, e em tipo minúsculo. E tem bem mais dicas por lá.

Parece muito óbvio, mas já cometi vários dos erros mencionados, e já vi muitos palestrantes cometê-los também. Confira!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: