Computador silencioso: Saiba como reduzir o ruído do seu PC

A maioria dos computadores domésticos é um gerador de ruído constante, e todo usuário tende a querer saber como tornar mais silencioso o seu micro.

A situação tende a piorar em diversas circunstâncias cada vez mais comuns:

  • Você trabalha junto ao computador o dia todo
  • O PC fica ligado a noite toda fazendo downloads
  • O PC fica no quarto do usuário, ou no ambiente de lazer familiar
  • Atendendo às (corretas) recomendações usuais, o ambiente em que está o computador não tem carpê, cortinas e outros acessórios que ajudariam a absorver os ruídos
  • Há vários computadores no mesmo ambiente

Hoje é possível comprar computadores desktop projetados para reduzir ao mínimo os seus ruídos, e há todo um mercado de coolers, fontes, gabinetes e outros componentes de alta qualidade cuja principal vantagem competitiva é operar de forma mais silenciosa ou menos audível. Muitos destes componentes só podem ser encontrados no exterior (às vezes é fácil encomendá-los via eBay), e outros estão disponíveis em lojas especializadas no Brasil, especialmente as que trabalham com casemod.

Mas algumas dicas permitem reduzir o barulho do seu computador sem comprar nada, e naturalmente é melhor começar por elas. Veja abaixo as principais causas de ruídos no seu computador, e como torná-lo mais silencioso.

Como reduzir o ruído do computador

Fonte de alimentação: esta costuma ser uma das duas principais fonte de ruídos em computadores desktop. As fontes comuns incluem seu próprio cooler (ventilador, ou fan) interno, e ele gera vários tipos de ruído. O mais audível geralmente é o do funcionamento do seu próprio mecanismo, especialmente nos casos em que o cooler usa rolamentos de esferas (ball bearings). Mas o ruído do deslocamento de ar também é bastante audível, especialmente nos modelos mais econômicos, com pás de hélices mais simples, que facilitam que o ar oscile em freqüências audíveis. Dependendo de como a fonte for posicionada, entretanto, até a hélice mais bem planejada pode gerar ruído audível, se ela estiver empurrando o ar diretamente sobre outros componentes da CPU que possam vibrar.

A fonte da foto acima é uma SilentMaxx ATX de 400W, 'fanless' (sem ventilador). Ela é vendida como sendo 100% silenciosa (0 decibéis), mas nem todas as fontes 'fanless' são assim: os componentes eletrônicos de fontes e transformadores em geral produzem algum ruído, embora tenda a ser inaudível. Existem também fontes "quietas" (20db ou menos) mesmo usando ventiladores. É difícil encontrar fontes 'fanless' em lojas brasileiras, mas você pode procurar por fontes mais silenciosas (dica: se o silêncio é a sua prioridade, procure pelas que trazem 'sleeve bearing' em seu rótulo, pois elas não terão rolamentos de esferas), e tomar alguns cuidados básicos, como verificar se ela está bem fixada, em que direção está soprando o ar, e se não há obstáculos no caminho deste deslocamento, gerando ruído adicional. Se você não tiver problemas com superaquecimento, é melhor escolher uma fonte que sopre o ar para dentro do gabinete, e não para fora, pois assim o ruído terá uma camada extra de isolamento - ao mesmo tempo em que a temperatura interna do equipamento aumentará.

Cooler do processador: Junto com a fonte de alimentação, costuma ser uma das duas principais fonte de ruídos em computadores desktop. Até não muito tempo atrás, os processadores costumavam ser resfriados por um radiador de metal acompanhado por um pequeno ventilador de velocidade constante, mas hoje há grande variação, inclusive com o surgimento de acessórios que incluem botões para ligar/desligar/controlar a velocidade do cooler da CPU, do controle automatizado deste cooler pelo sistema operacional ou mesmo por aplicativos.

O superaquecimento do processador é um problema comum, entretanto, e atrapalha mesmo quando não chega a queimar o equipamento: quando todos os sistemas de segurança estão funcionando bem, o seu PC irá desligar automaticamente ao perceber que a CPU ultrapassou a temperatura limite, sem dar tempo para gravar nada, e às vezes sem nenhum aviso prévio. Por isso, quando se trata de reduzir o ruído do cooler do processador, a melhor saída pode ser substituir o cooler por um modelo que gere menos ruído, mesmo quando em funcionamento permanente. Ao contrário das fontes fanless, os coolers de CPU "quietos" são menos difíceis de encontrar em lojas brasileiras. O modelo exibido na foto é um Zalman CNPS7000 P4, com dissipador de cobre montado ao redor do ventilador suspenso, operando em modo silencioso a 20 decibéis. Visite uma loja de componentes ou de casemod, mas saiba os detalhes do seu processador e placa-mãe, para não comprar um modelo incompatível. Leve em consideração também as dimensões do cooler, pois ele pode não caber - especialmente considerando o posicionamento de outras placas ou da fonte de alimentação.

Disco rígido: o HD provavelmente é responsável por uma parcela considerável do ruído emitido pelo seu PC. Alguns são mais silenciosos do que os outros, mas em geral há várias maneiras de lidar com isto. A primeira delas (e melhor, porque pode aumentar a durabilidade e diminuir o consumo) é ativar os recursos de economia de energia na sua BIOS ou no sistema operacional, especialmente a opção que faz o HD parar de girar após X minutos de inatividade - ela faz alguma diferença no desempenho, mas reduz a quase 0 o ruído gerado pelo HD quando o computador está ligado mas não em uso. Outra que em geral faz diferença é resistir à tentação de usar menos parafusos. Prenda seu HD ao gabinete usando 4 ou mais parafusos, bem apertados, e reduza assim o ruído gerado diretamente pela vibração da unidade em contato com seu suporte.

Outra alternativa é procurar em lojas especializadas por uma gaveta ('case' ou 'enclosure') interna silenciadora de HD, como a da foto. Ela ocupa uma das baias de 5 1/4 do seu gabinete, e tem isolamento acústico para amortecer o ruído gerado pelo seu disco rígido barulhento quando estiver em uso. Mas preste atenção no superaquecimento, especialmente em drives de maior velocidade de rotação!

Ventiladores do gabinete: É cada vez mais comum os gabinetes trazerem espaço para instalação de ventiladores (fans, coolers) adicionais: frontal, lateral, superior, posterior, etc. Às vezes é mesmo necessário, especialmente em climas quentes ou quando se usa componentes de alto desempenho: processadores e memórias mais rápidos, discos rígidos de alta rotação e placas de vídeo avançadas dissipam cada vez mais calor.

Se o seu gabinete tem ventilação extra, considere o seguinte: ventiladores maiores deslocam mais ar, girando a velocidades menores, com menos ruído. Por isso, um ventilador de 120mm em geral é preferível a um de 92mm ou 80mm. É fácil encontrar ventiladores maiores e mais silenciosos em lojas de componentes. Dê preferência aos que tenham a expressão 'sleeve bearing', e não 'ball bearing' (rolamento de esfera) na embalagem. Ao fixar o ventilador no gabinete, aperte bem os parafusos, e se possível use uma arruela de borracha ou outra forma de amortecer e absorver as vibrações. Outra opção, para quem gosta de casemod, é usar um controle de ventilação, como o da foto acima - o Fan Control Akasa 5¼" All-In-One com LCD, à venda no Brasil via LinuxMall. Com ele, é possível reduzir ou mesmo desligar os coolers quando eles não estiverem sendo necessários.

Organização do gabinete: gabinetes compactos geram mais necessidade de arrefecimento, e portanto mais ruído. O ideal é ter espaço livre no interior do equipamento, e entra os componentes. Se puder, deixe um slot livre entre cada placa, e divida igualmente os HDs entre as baias disponíveis. Fixe os cabos, e não os coloque imediatamente no fluxo de ar dos coolers.

Um gabinete de metal mais "pesado", como costumam ser os dos servidores "de griffe", costuma ter mais isolamento térmico e acústico. Gabinetes leves de alumínio dissipam melhor o calor, mas também ressoam mais e transmitem mais vibrações para o ambiente. Não cometa o erro comum de deixar seu gabinete aberto para ter mais ventilação, a não ser que você tenha de fato um ventilador apontado para ele: o fluxo de ar interno do seu gabinete é planejado para operação fechada, e se você abrir a tampa, o ar simplesmente não circulará. Aperte bem todos os parafusos, e coloque amortecedores nos pontos em que há contato direto de metal com metal. Eu costumo usar "espuma de polietileno para vedação" - uma fita adesiva barata para vedar janelas e portas, à venda em qualquer loja de materiais de construção - ao longo da superfície de contato do gabinete com a tampa, para reduzir o ruído causado pela vibração do conjunto. Produtos como a manta de espuma Paxmate podem absorver algumas vibrações, mas tendem a não ser uma solução completa: é melhor reduzir o ruído do que tentar absorvê-lo.

Não esqueça do óbvio: Se todos os parafusos estiverem bem apertados e todos os contatos entre peças estiverem amortecidos, ainda assim o gabinete como um todo vai vibrar, e transmitir vibração por contato para todas as superfícies em que estiver apoiado ou encostado. Faça com que ele não esteja encostado em nada exceto a sua base, e coloque alguma cobertura flexível (por exemplo, um mousepad velho) sob os seus apoios, para absorver uma parte desta vibração.

Provavelmente algum dos ventiladores internos do seu gabinete estará soprando para fora. Não deixe a saída deste ar ser obstruída, não a aproxime demais da parede ou do fundo do seu móvel, e não coloque cabos no seu caminho: além de gerar mais ruído, estes obstáculos reduzem a eficiência térmica do conjunto.

Dê atenção também à questão dos ruídos dos periféricos: caixas de som comuns costumam produzir ruído constante quando ligadas e sem uso - você já deve ter notado o fim deste ruído quando as desliga. Monitores CRT em funcionamento também causam ruído audível. Seu no-break também pode fazer ruído, assim como os HDs externos e vários outros componentes. Aplique uma boa dose de bom senso a todos eles, e reduza ao mesmo tempo o consumo e o ruído ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: