Efetividade na IstoÉ: Hackeando em Busca da Felicidade

A edição de 4 de julho da revista Isto É dedicou 2 páginas da sua versão impressa (aparentemente não disponíveis na edição on-line) a uma tradução de recente artigo da revista Time sobre o fenômeno dos life hacks e as formas como ele se manifesta na Internet.

O Efetividade é um dos braços brasileiros desta corrente, mas ainda não foi desta vez que saiu diretamente na Time (nem na Isto É, por conseqüência). Mesmo assim, a revista conseguiu dar uma boa visão sobre a idéia da efetividade e do movimento como um todo, descrevendo-o nas palavras de Merlin Mann (do popular 43 folders), que dá o passo além em relação à eficiência e em direção à efetividade: "O foco das comunidades de life hacking não é só a eficiência, mas também tornar a vida mais satisfatória. 'Livros de auto-ajuda tendem a tratar de idéias elevadas, enquanto os life hacks querem fazer as coisas e problemas cotidianos com soluções modestas'". Outros sites mencionados são o Lifehacker e o Lifehack.org.

Apesar de um ou outro deslize, o artigo apresenta um bom contraste entre a auto-ajuda e o life hacking, dando exemplos como as técnicas relacionadas a reduzir a duração de reuniões, melhorar as negociações no trabalho ou arrumar malas com mais efetividade.

E o mais interessante: o articulista conseguiu perceber uma importante diferenciação que muitas vezes escapa aos olhos de quem estuda estes movimentos. O artigo se encerra com estas palavras: "Embora grande parte dessa subcultura esteja focada na tecnologia, discípulos como Mann [do 43folders] e Trapani [do Lifehacker] são adeptos de uma ferramenta surpreendente: papel. Ambos carregam um bloco de fichas em vez de uma agenda eletrônica. As soluções mais simples podem ser as mais engenhosas."

Para o Efetividade.net certamente não foi uma exposição tão grande quanto a que a mesma revista ofereceu ao meu outro blog em 2004, mas mesmo assim trata-se de uma iniciativa bem-vinda, que talvez até ajude a trazer mais participantes para a cena brasileira do life hacking e da efetividade. Já há alguns blogs de boa qualidade tratando do tema, mas o assunto certamente merece ainda mais exposição ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: