Multifuncional HP Photosmart C3180: impressora, scanner e copiadora

Multifuncionais são uma excelente alternativa para pequenas empresas e para escritórios domésticos. Venho usando uma HP Photosmart C3180 há 2 meses, e recomendo! Veja as razões.

A multifuncional HP Photosmart C3180 reúne com economia e praticidade as funções de impressora, scanner e copiadora, além de ter um leitor de cartões de memória que permite imprimir as fotos da sua câmera digital diretamente, sem nem ao menos ligar o computador.

Como suporta cartuchos de tinta e papéis fotográficos, a multifuncional HP Photosmart C3180 pode ser uma boa opção para quem imprime fotos ocasionalmente. mas com seus cartuchos default e papel comum, ela é um periférico extremamente adaptado ao escritório doméstico ou mesmo ao uso local em ambientes corporativos (embora faça falta o acesso direto à rede local, para uso no cenário corporativo em uma escala um pouco maior).

O scanner é rápido, preciso e com boa definição. Quando operando em modo copiadora, um conjunto de botões e mostradores LCD na parte superior do equipamento permite operação flexível e facilitada, podendo selecionar cópias em preto ou coloridas, com seleção do tipo do papel, tamanho da reprodução e número de cópias.

Os números são interessantes: até 22 ppm (páginas por minuto) em preto e 20 ppm em cores, scanner de 1200 x 2400 dpi reais (sem trapaças de interpolação por software - com as interpolação, a resolução chega a 19200dpi), e impressão de fotos (usando papel e tinta específicos) em 25 segundos.

A conectividade da HP Photosmart C3180 é exclusivamente USB 2.0 (e o cabo USB A/B não vem incluído - não esqueça de comprar, custa cerca de R$ 10!), e a HP fornece na caixa os drivers para Windows e Mac OS X. Usuários de Linux podem contar com um driver desenvolvido pela própria HP, incluído por default em várias distribuições. Eu uso Ubuntu e a HP C3180 foi reconhecida automaticamente, sem necessidade de CDs ou downloads, e opera normalmente tanto como impressora quanto como scanner.

O leitor de cartões suporta CompactFlash, Memory Stick, Memory Stick Duo, Secure Digital (SD), MultiMediaCard (MMC) e xD-Picture Card. Quando você insere um cartão de fotos da sua câmera, ele fica imediatamente disponível para acesso pelo seu computador.

Mas o recurso mais interessante do leitor de cartões desta multifuncional é a impressão direta de fotos, sem precisar nem mesmo ligar o computador. Com um botão localizado no painel frontal do equipamento, você pode comandar a impressão (em modo rascunho, é claro) de uma folha de índice, com thumbnails (provas em tamanho reduzido) das fotos do cartão, como a da imagem abaixo, que acabei de scanear:

Em seguida você marca nesta folha (com uma caneta comum) as fotos que deseja imprimir, insere a folha no scanner, e o C3180 se encarrega de gerar impressões de excelente qualidade (opcionalmente em modo borderless, inclusive) a partir das fotos que você selecionou.

Os cartuchos usados pela multifuncional HP Photosmart C3180 são o Preto 92, o colorido 93 (ou alternativamente o colorido 95, com menor custo por impressão), e o opcional fotográfico 99. Claro que se você pensa em comprar o cartucho fotográfico opcional, vale a pena também comprar papéis fotográficos para acompanhar - tem em todos os formatos e quantidades, é só escolher.

Uma das características que mais me agradaram na C3180 foi o design das bandejas de impressão: na verdade há apenas uma bandeja, muito fácil de fechar quando a impressora não está em uso: ajuda a ocupar menos espaço, e é mais prático de abrir na hora de usar.

Se você não estiver encontrando o CD ou o driver da sua multifuncional HP Photosmart C3180, a HP disponibiliza uma página de download de drivers bastante completa, bem como outra página com mais recursos de suporte sobre a C3180. Uma cópia local do manual em português da HP Photosmart C3180 também está disponível para sua conveniência.

Tenho a minha multifuncional HP Photosmart C3180 há 2 meses, e já usei para imprimir relatórios, imagens, fotos, envelopes, etiquetas e transparências, com qualidade e rapidez. Recomendo!

Saiba mais:

- multifuncional HP Photosmart C3180

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: