Textarea backup: Nunca mais perca um e-mail ou post de blog digitado diretamente no navegador

Quem nunca apertou o botão errado e assim perdeu um e-mail, um post de blog ou outro texto que estava digitando diretamente no navegador, atire o primeiro mouse!

Dependendo da sua configuração, apertar o reload, o botão de retorno, um atalho para algum site favorito ou mesmo uma configuração de teclas infeliz pode fazer a página corrente ser substituída por outra, levando embora todo aquele e-mail, post ou descrição de produto que você estava digitando.

O Firefox tem algumas soluções parciais para este problema de usabilidade típico de aplicações web, mas nenhuma delas é tão completa quanto o Textarea Backup, um script para a extensão Greasemonkey (a qual você já deveria estar usando!) que se encarrega de salvar de forma persistente, e a cada 10 teclas digitadas, o que você preenche em campos de entrada de texto livre (que em HTML se chamam textareas) em formulários web comuns. Se por algum motivo a página ficar inacessível antes de você enviar o formulário, o script fará o possível para inserir o texto digitado automaticamente quando você retornar ao mesmo formulário.

Eu não conhecia este script, mas o vi ontem nesta lista de 20 scripts do Greasemonkey em destaque, e hoje já não posso mais viver sem tê-lo instalado. E quando vi que o Lifehacker o incluiu hoje como download do dia, tive certeza de que era meu dever compartilhar a dica com vocês.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: