Como você e sua empresa lidam com ausências por doença?

Pode ser uma gripe mais forte, uma indisposição no aparelho digestivo e seus arredores, uma conjuntivite ou outra doença cuja gravidade às vezes é um pouco mais difícil de estimar ou verificar. O que você faz? E a sua empresa?

O Revolução Etc. publicou hoje um comentário e uma breve tradução da política do Google sobre funcionários doentes. E ela é ao mesmo tempo bastante liberal e fundamentada em princípios da produtividade: é melhor que o funcionário fique em casa e se recupere mais rápido, voltando com 100% de sua produtividade, do que forçá-lo a ficar no ambiente de trabalho sem ser produtivo, eventualmente contaminando outros colegas com seus vírus ou mesmo com seu abatimento. Claro que isso só pode dar certo onde as demais políticas da empresa (seleção, avaliação, entre outras) não permitam desequilíbrios e abusos desta liberalidade.

Isso me leva à pergunta que faço a cada um de vocês: você tenta não faltar ao trabalho mesmo quando está com febre, dor de garganta, labirintite e conjuntivite ao mesmo tempo? E sua empresa (ou seu chefe) espera de você este tipo de comportamento, ou estimula a consulta a um profissional e a recuperação?

Leia também: Conselho Google: Está doente? Vá pra casa…

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: