Receitas de sucesso: Conheça as técnicas dos blogs mais populares

Quem busca tornar seu blog mais conhecido muitas vezes se inspira em blogs que já alcançaram a popularidade, e percebe a falta de estatísticas sobre o assunto. Há muitas razões para isto, inclusive a dificuldade de alcançar um consenso sobre quais são os blogs mais populares.

Como publiquei ontem no BR-Linux a lista dos blogs favoritos dos seus leitores após uma votação que durou 2 semanas, resolvi buscar dados sobre os blogs que constam no topo dela, já que se trata de uma lista gerada por um público selecionado, especialmente no que diz respeito a conhecimento sobre tecnologia.

Os dados abaixo indicam o que pude determinar sobre infra-estrutura, layout, monetização e operação dos "top 10" da lista selecionada pelos leitores do BR-Linux. Os valores estão expressos em percentuais para facilitar possíveis extrapolações e comparações com outras pesquisas.

Infra-estrutura

  • CMS: A opção mais popular é o Wordpress, com 40%. O Drupal tem 20%, o Movable Type tem 10%, e 30% dos blogs optaram por desenvolver seus próprios sistemas.
  • Domínio e hospedagem: Entre os blogs pesquisados, apenas 1 está em subdomínio (de um domínio pertencente à sua própria autora). Nenhum dos blogs está publicado em serviços gratuitos.

Conteúdo e operação

  • Temática: Apenas 20% são de variedades. Entre os 80% restantes, há um grau variável de especificidade de tema.
  • “About”: 60% têm link de referência sobre o blog ou seus autores, e 40% não têm, ou o link existente não tem texto.
  • Edição individual: Dividido igualmente: 50% dos blogs são editados por uma única pessoa, e os 50% restantes são editados por grupos.

  • Monetização: Todos os blogs contam com algum tipo de monetização via anúncios ou links patrocinados. A opção mais popular é o Adsense, que está presente em todos os blogs pesquisados. Além dele, 40% dos blogs adotam também o Buscapé, 30% exibem anúncios negociados diretamente (ou via agência) com os anunciantes, 10% exibem em destaque anúncios do Submarino e 10% exibem em destaque anúncios do MercadeLivre.

Layout

  • Colunas: 70% dos blogs usam layout em 2 colunas, 20% usam 3 colunas, e o restante usa um formato misto, com 2 colunas de conteúdo e um anúncio flutuante no espaço vertical adicional.
  • Cores: a cor de fundo mais comum é o branco puro (#FFFFFF), presente em 60% dos blogs. Apenas 20% dos blogs usam fundo mais escuro (#424242 e #c0c0c0). Entre os restantes, um usa padronagem em tom claro, e o outro usa um tom bege/creme. Quanto à cor de frente, as mais freqüentes (40%) são variações do cinza escuro (#333333, #3E3E3E, #303030) e o próprio preto puro (40%). Os demais adotam #CCCCCC e #666666.
  • Dimensões do texto: As dimensões mais comuns são fontes de 12px em linhas de 18px (30%). Fontes de 12px com entrelinhamento diferenciado (16 e 21px) são adotados em outros 2 blogs. 30% adotam fontes de 13px, e 10% adotam de 10px.
  • Fontes: As fontes mais comuns são Verdana, Trebuchet MS, Arial e Helvetica, nesta ordem.
  • Alinhamento do corpo de texto: 60% justificam (alinhamento por ambas as margens), e os 40% restantes alinham pela margem esquerda apenas.

Para comparar com outra massa de dados interessante, veja esta pesquisa anterior de Darren Rowse sobre os top 100 blogs internacionais.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: