SEO e monetização: conteúdo segmentado X tentativa de surfar todas as ondas

O BlogAjuda publicou anteontem o texto Escravos da publicidade, em que analisa a recente tendência de uma série de blogs que, a pretexto de aumentar sua receita com cliques de usuários em anúncios, tentam surfar todas as ondas de interesse público que surgem, com posts, páginas dedicadas e títulos especialmente construídos para atrair os famosos "Leitores de Títulos, que só estão querendo ver as fotos ou coletar algo que eles possam enviar em um e-mail, mesmo.

Também me parece que esta tendência que ele aponta vem ocorrendo mesmo em alguns setores, e tenho certeza (venho acompanhando blogs de amigos) de que estar bem colocado mo Google quando uma onda destas passa - por exemplo, quando alguma cantora pop resolve ser fotografada sem parte do seu vestuário - gera uma receita considerável.

Mas tem uma parte do texto do BlogAjuda que me motivou especialmente a escrever a respeito. Veja o trecho em questão, que lança uma hipótese:

Blogs segmentados, sobre determinado assunto, não têm chances de sobreviver. Se isto for realmente verdade, sinto dizer-lhes, mas o Brasil, ou melhor, o povo brasileiro não está preparado para absorver os candidatos a probloggers.

Não sou nem pretendo ser problogger - sou funblogger! ;-) Mas gostaria de garantir a todos que blogs segmentados, sobre determinado assunto, têm sim chances de sobreviver no Brasil. Exemplo disso é o BR-Linux, que recentemente completou 10 anos com muita saúde, e subiu ao pódio na lista dos blogs selecionados pelo IDGNow no final do ano.


Adsense BR-Linux - Rendimentos de 28/12/2006

Mais importante que os indicadores acima, para efeito desta argumentação sobre monetização, é que o BR-Linux, segmentado e longevo, gera um rendimento considerável com o Adsense, como mostra a imagem acima, do extrato referente a 28/12 último (que está longe de ser o recorde de rendimento diário do BR-Linux).


Bloggers compartilham informações, e na época da screenshot acima eu estava comparando diariamente os rendimentos com um blog nacional extremamente bem posicionado (top 3) nas buscas sobre o infame vídeo do assassinato oficial daquele ditador do Oriente Médio, provavelmente a última das ondas de conteúdo de 2006. Naturalmente ele tinha excelente rendimentos nestes dias, mas em nenhum dia ele chegou a 60% do que o BR-Linux estava gerando ordinariamente na mesma data.

Não sou contra as memes e ondas de conteúdo

As tendências de conteúdo da web só são tendências porque tem alguém seguindo, e bastante gente interessada. Não acho errado lucrar com elas, muito menos se divertir com elas, como o Cardoso e o Cocadaboa fazem com freqüência variável. Eu mesmo me divirto com algumas delas.

E eu também surfo nas tendências quando são on-topic, como no recente caso do atentado à liberdade na Internet brasileira motivado pelo comportamento de uma modelo brasileira em uma praia da Espanha. E obviamente dá resultado, fora a massagem no ego de ver o seu blog citado na Folha, e uma screenshot dele exibida (mesmo que mais rápida do que um raio) no Jornal da Globo. Mas eu sei o que acontece com o surfista que tenta surfar todas as ondas, e não quero esse resultado pra mim.

Mas como tem surgido a dúvida sobre a possibilidade de que esta seja a única alternativa para ter fluxo de caixa favorável com blogs no Brasil, quero aqui garantir que não: conteúdo segmentado também pode dar um excelente retorno no Brasil.

Mas possivelmente exige mais trabalho, e o sucesso passa a depender também do interesse público no assunto que você escolher cobrir, portanto escolha o seu caminho sabiamente ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: