5 dicas para se ocupar discretamente durante apresentações irrelevantes

As apresentações baseadas em slides são uma das maldições do mundo moderno - não conseguimos escapar delas. Muitas vezes elas são relevantes e as assistimos por opção, mas levante o mouse quem nunca se viu preso em uma apresentação que não lhe dizia respeito, mas que não lhe dava a opção de sair para um cafezinho.

O Potential Blog preparou uma lista de atividades que podem ocupar o seu tempo de forma produtiva nestas ocasiões, sem desrespeitar o palestrante nem os demais membros do público. O foco do Potential Blog são os estudantes, mas a lista que ele preparou pode ser útil também no ambiente corporativo - embora a melhor opção seja sempre tentar evitar estas ocasiões.

Além dos itens reproduzidos abaixo, a que outras atividades você se dedica durante apresentações que não são relevantes para você? Compartilhe suas dicas nos comentários!

Lembre-se: o respeito ao palestrante e aos demais colegas deve vir em primeiro lugar. Não fique abrindo e fechando pastas, nem ostensivamente ignorando a apresentação. Seja discreto e mantenha sua visão periférica e audição bem atentas: a palestra pode ficar subitamente interessante!

  • Adiante alguma tarefa: traga consigo material para anotações, juntamente com as referências necessárias e que possam ser consultadas discretamente, e faça a sua agenda andar! Se você é adepto da metodologia GTD ou outra similar, sempre terá algumas tarefas pendentes reservadas justamente para estes momentos ;-)
  • Aproveite para planejar: ainda que você não seja adepto de metodologias formais de planejamento, aproveite estes momentos de ócio forçado para registrar listas de atividades, de compras, pendências, relatórios, etc. Tudo o que você precisa é um pedaço de papel e uma caneta!
  • Leia: se você tiver algum material de leitura interessante e que não seja ostensivamente fora do tema, aproveite! Podem ser apostilas, livros, publicações técnicas, especialmente se forem relacionadas ao tema sendo apresentado. Se você tiver um palm, tenha sempre gravados nele alguns textos para estas horas - o que pode ser mais discreto? Mas fuja de revistas "comuns" e jornais, a não ser que você queira ofender não apenas o palestrante, como as pessoas que estão prestando atenção na apresentação.
  • Prepare-se para suas próprias apresentações: Reveja os itens que irá mencionar, identifique as características do ambiente e do público, aproveite o tempo livre para estar mais preparado quando chegar a sua vez.
  • Use a tecnologia a seu favor: Se você estiver com um notebook ou palm nas mãos, não preciso explicar as múltiplas maneiras como você pode usá-los para ser produtivo ou se entreter durante uma apresentação desnecessária mas obrigatória.

Veja as dicas do Potential Blog em Things To Do in Boring Lectures.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: