5 passos para redigir notícias que atraem mais atenção para seu blog

Todos os dias eu recebo de 8 a 15 sugestões de notícias enviadas pelos leitores lá do BR-Linux, e publico a maioria delas por lá. Fico feliz quando se trata de um texto cujo autor já o publicou também no seu próprio blog, porque representa ainda mais disseminação da informação. E fico particularmente satisfeito quando se trata de uma notícia bem redigida, capaz de informar o leitor e estimular o interesse pelos assuntos sendo narrados - e até de levar o texto a ser reproduzido em outros sites e blogs, aumentando ainda mais seu potencial de transmitir a mensagem.

Por isso, considerando que é de meu interesse publicar lá no BR-Linux notícias interessantes enviadas pelos leitores, mas também que todo mundo sai ganhando com mais notícias e textos de qualidade publicadas nos blogs pelo Brasil afora, resolvi reeditar meu antigo guia de indicação de notícias - ou de como escrever de maneira interessante no seu blog sobre um texto já publicado em outro lugar.

As 5 dicas abaixo não servem de nada se você não tiver um conteúdo interessante sobre o qual escrever, mas podem ser uma boa ajuda para torná-lo ainda mais interessante ;-)

  1. Sempre reproduza um trecho - demarcado: Se você estiver fazendo referência a um artigo, copie (colocando entre aspas) um trecho interessante do artigo original. Escolha bem o trecho copiado, não se limite a sempre copiar apenas a introdução do artigo. Não copie o artigo inteiro, mas tente captar uma parte que desperte o interesse dos demais leitores.
  2. Acrescente sua própria descrição Antes da cópia do trecho, acrescente uma descrição que explique por que o artigo é interessante, ou o que lhe chamou a atenção. Fuja da fórmula "Estava navegando no site XYZ e encontrei este artigo que resolvi compartilhar com os leitores", e tente expor a razão de você ter resolvido compartilhar com os leitores, aponte contrastes, similaridades, referências, curiosidades.
  3. Cuidado com o excesso de criatividade: Ao escrever a descrição da notícia, cuidado com o nível de linguagem e o estilo. Não torne sua notícia algo difícil de entender.
  4. Não abrevie, não use gírias, não copie citações sem traduzir nem deixe de acentuar: Leitores de blogs não são conhecidos pelo alto índice de atenção e foco. Vá direto ao ponto e seja o mais claro possível.
  5. Não publique material sem links, se não for necessário Se você está anunciando um projeto ou evento que não tem website, a notícia poderá ser publicada da mesma forma. Mas seria muito melhor - para você e para os leitores - se houvesse um link que os interessados pudessem colocar em seus bookmarks, enviar para colegas interessados, ou de outra forma referenciar para no futuro visitar novamente em busca de novidades. E se o assunto que você está mencionando possui uma página na web, não deixe de mencioná-la em destaque, pois isto facilita enormemente o trabalho de pesquisa dos leitores. E se você está publicando um anúncio ou press-release extenso, a inclusão de um link para o local onde está publicado oficialmente permite garantir que os leitores terão acesso à íntegra do seu texto mesmo se lerem apenas um resumo publicado por outro site.

Nota: a inspiração deste texto - e parte das dicas - veio de um guia similar publicado pelo BoingBoing. Por esta razão, este post está disponível sob a mesma licença de lá. Sinta-se à vontade para reproduzi-lo, se desejar.

Se você tiver mais dicas, ou questões sobre as minhas 5, informe nos comentários!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: