Suportes para notebooks: um laptop fantasiado de desktop

Uma vantagem de escrever sobre efetividade e estratégias de gerenciamento do dia-a-dia é que a gente acaba tendo chance de testar vários brinquedos novos. Na semana passada eu fiquei sabendo do lançamento dos novos suportes para notebooks feitos pela brasileira DesignPlast, pedi um para avaliar, e recebi anteontem. Usei em casa algumas vezes, e agora posso compartilhar com vocês minhas conclusões, inclusive comparando com o modelo importado equivalente da Targus.


Suporte da DesignPlast, em uso com teclado externo (não acompanha)

O suporte feito pela DesignPlast é todo em aço cromado, com apoios e pés em plástico flexível. É relativamente leve (pouco menos de 300g), podendo ser incluído - desmontado, é claro - na pasta ou mochila do seu notebook sem muito esforço adicional. As vantagens são as mesmas dos demais suportes existentes no mercado: evita o superaquecimento do equipamento (especialmente os que têm ventoinha na parte inferior), coloca o display do notebook em uma posição elevada, mais ergonômica, e ainda coloca o teclado do notebook em um ângulo de digitação mais confortável (se usado na inclinação mínima, que é de 25 graus). Pode-se definir o ângulo de inclinação livremente, até 45 graus - caso em que se torna necessário o uso de um teclado externo, como o da foto acima.

A montagem é muito simples, sem erro: basta encaixar as duas peças metálicas. A definição do ângulo também é fácil e intuitiva, e os pés em material flexível fazem com que o suporte não escorregue nem arranhe a mesa. Mas o posicionamento do apoio inferior do notebook dificulta muito (sem impossibilitar completamente) o uso do trackpad dos 2 notebooks que usei para testar. Se você usa trackpad, talvez vá preferir adotar um mouse externo (que eu já prefiro usualmente). Ao contrário do modelo da Targus, o suporte da DesignPlast não balança quando se digita com força. Em compensação, não é prático para utilizar no colo, servindo apenas para uso sobre superfícies planas e fixas, como mesas ou a bandeja do avião.

Veja mais informações no site do suporte de notebook da DesignPlast. Eu encontrei para vender na LinuxMall por pouco menos de R$ 50,00.


Suporte da Targus

Eu adotei um suporte LapDesk da Targus já há alguns meses (com outro notebook), e também gosto muito deles. As principais vantagens dele em relação ao da DesignPlast são que ele não coloca nenhum obstáculo ao uso do trackpad, e que pode ser usado no modo "aberto", expandindo lateralmente a superfície de mesas pequenas, como as bandejas do avião ou as pranchetas típicas de auditórios - neste caso, ele tem até uma área adequada ao uso com um mouse externo.

Em compensação, ele tem algumas desvantagens também, a começar pelo preço, que é o triplo (R$ 149,00 no Submarino). Além disso, por ser de um material aparentemente mais resistente e suportar 2 modos de operação, ele pesa praticamente o dobro: 650g. Para completar, seus ângulos de inclinação são bastante inferiores aos do modelo nacional.

Para quem quer usar o suporte no colo, esta é a melhor opção, devido ao material e formato. Se você usa o notebook no colo, vale a pena ter algum tipo de apoio, inclusive pela questão do calor - mas principalmente para evitar os ângulos desconfortáveis.

Para mais detalhes, visite a página do Targus LapDesk.

Serviço:

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: