Regra dos pares: o segredo para encarar um ambiente em que você não conhece ninguém

Circular em uma sala repleta de desconhecidos em busca de interesses profissionais em comum fica bem mais fácil quando você conhece a regra do jogo, e ela é bem simples.

Cada vez mais eventos profissionais ou de negócios incluem ambientes especialmente preparados para estimular a formação de networking: é o welcome coffee na chegada, um coffee break mais prolongado, um coquetel logo após a reunião/palestra, etc.

Se você é introvertido, como eu, pode sentir o desejo de procurar ir falar com quem você já conhece, ou ir para um canto discreto brincar com o seu smartphone, ou ainda "grudar" no buffet e ter um diálogo mais próximo com a bandeja de canapés.

Muitas pessoas acham difícil iniciar uma conversação com quem ainda não conhecem e nem foram apresentados.

Com sorte e um pouco de vento a favor, haverá alguém no ambiente que conhece você e também conhece outra pessoa nova que possa ter algum interesse comum com você, e fará a ponte entre os 2. Mas na maioria das vezes isso não acontece.

Com o tempo e a prática de ir a esses eventos, talvez você acabe formando a ideia de que essas situações são um jogo no qual todo mundo está exposto às mesmas regras, que são exatamente vencer a resistência que estranhos costumam ter entre si, e encontrar interesses comuns.

No começo é difícil, e a Regra dos Pares pode ajudar bastante.

Assim como não é nada intuitiva a ideia de que todas aquelas pessoas foram reunidas ali naquela sala para conversar com quem elas ainda não conhecem, e não para estreitar os laços com quem elas já conhecem, a Regra dos Pares é ainda menos intuitiva.

Ela consiste em fazer exatamente o que evitamos fazer em ocasiões puramente sociais: ao invés de se juntar a uma roda de amigos ou ir falar com quem também está sozinho, a Regra dos Pares consiste justamente em ir se juntar a uma dupla de pessoas que já estejam conversando entre si.

Pegue um copo ou xícara de alguma coisa, respire fundo e comece: analise rapidamente o ambiente, procure um par de pessoas em cuja conversa você identifique palavras-chave do assunto profissional que os reuniu no evento e faça o impensável: junte-se a elas, apresente-se, ouça um pouco e passe a participar.

Isso funciona mal em situações sociais comuns, mas nesse tipo de evento é bem diferente, porque:

  1. Eles sabem que você está ali para encontrar pessoas com interesses profissionais em comum
  2. Assim como você, eles sabem que foram colocados naquela situação para essa mesma finalidade, e:
    • Ou eles já se conheciam e sabem que deveriam estar tentando encontrar desconhecidos, e aí você chegou para salvá-los de mais uma vez perderem a oportunidade,
    • ou eles se conheceram ali, e a sua chegada em nada prejudicará algum elo pessoal que sempre assumimos haver entre 2 pessoas que estão conversando.

Neste último caso, em que eles acabaram de se conhecer e você se juntou como um terceiro ex-desconhecido, existe mais uma chance interessante, e bem comum: um dos 2 já ter descoberto que o outro não tinha nada a lhe acrescentar, e a sua chegada significará mais uma oportunidade de ele encontrar o que procura, ou de se afastar sem grosseria.

Funciona para você também: se você notar que não foi bem recebido ou que aquele par não tinha nada de interessante a acrescentar, simplesmente diga "com licença" e se afaste, resoluto, em busca de mais um par e de uma nova tentativa.

Lembre-se que o objetivo do jogo não é fazer um novo melhor amigo, nem colecionar endereços de e-mail e cartões, mas sim identificar pessoas com interesses em comum com as quais você de fato queira estreitar relações posteriormente, ou as quais tenham algo a lhe dizer que você não ficaria sabendo de outra maneira.

Portanto, não seja mala, não grude na primeira pessoa que for simpático com você, nem avalie mal o seu sucesso: encontrar um par de pessoas com os quais a conversa flua é bom, mas o objetivo real às vezes exige falar com vários pares ao longo do evento, alguns dos quais serão menos legais que os outros.

Um efeito colateral positivo extra é que assim você vai conhecendo 2 pessoas de cada vez, e a chance de no próximo evento da mesma linha de interesse profissional haver alguém que se lembre de você e o apresente a outra pessoa que sabidamente tenha algum interesse em comum com você só aumenta ;-)

Leia também: Como se livrar de conversas chatas, em 10 lições.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: