Alternativa para o Google Reader: eu já escolhi a minha

Alternativas para o Google Reader não faltam, e continuam surgindo, mas eu já escolhi a minha, e recomendo que você faça o mesmo nos próximos dias, se for usuário do serviço que está em vias de ser descontinuado.

O Google Reader encerra suas atividades na próxima segunda-feira, e quem o usa para ler ou concentrar os feeds dos seus sites favoritos está nos últimos dias para escolher um sucessor.

Não é uma decisão que me agrada: ele me atende bem, e traz muitos leitores ao meu site todos os dias. Mas por uma série de razões o Google vai encerrá-lo, e a minha sugestão é que você não deixe de baixar seus dados via Google Takeout para o caso de ter utilidade para eles no futuro em outro serviço.

Quanto a outro serviço on-line para passar a usar no lugar do Reader, eu já escolhi o meu: é o Feedly, e a razão que sacramentou a escolha foi apenas um botão: o "importar dados do Google Reader" com um único clique na capa do site, sem nenhum preenchimento extra (a não ser que você não esteja logado na sua conta do Reader no mesmo navegador antes de realizar a operação, e aí terá que primeiro se identificar).

A interface do Feedly não é muito diferente da do Reader (a não ser que você deseje escolher as suas visualizações alternativas), mas ele tem vários serviços que o Reader não tem, ou deixou de ter ao longo dos anos, incluindo o compartilhamento fácil dos links para as notícias por uma série de serviços on-line.

Eles também tiveram o cuidado de abrir sua API para desenvolvedores externos, e assim vários apps e serviços (incluindo o IFTTT) que antes usavam o Google Reader para armazenar seus feeds estão migrando para suportar o Feedly. Além disso, no período de 3 meses desde o anúncio do fim do Reader, o Feedly passou a ter acesso diretamente pela web, e uma visão baseada apenas nos títulos, como a do serviço que está saindo do ar.

Muito bem pensado e executado, autores do Feedly!

Alternativas ao Google Reader: opções adicionais

O Feedly certamente não é a única alternativa, não faltam grandes nomes embarcando nessa transição (a AOL lançou um "Reader" anteontem, o Digg está lançando o dele, dizem que o Facebook também está fazendo o seu, o Flipboard também embarcou timidamente nessa, etc.)

Se você quiser migrar sem aguardar, aqui vai uma lista de boas opções:

Nem todos eles são similares ao Reader, e cada um deles tem seu ponto forte. Se quiser apoio na decisão, dê uma olhada neste artigo do GigaOM e no comparativo do Lifehacker, cujos leitores votaram no Feedly (com larga vantagem) como melhor opção, e no The Old Reader como 2º colocado, deixando todos os demais concorrentes bem para trás.

Atualização: o leitor Luís Santos sugeriu entusiasticamente o InoReader (que também tem importação em um único clique), e a equipe do Rolio me escreveu para indicar o seu serviço, que importa do Reader via OPML e tem integração a redes sociais.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: