Wunderlist fica mais prático com nova extensão para os principais navegadores

O Wunderlist é minha ferramenta essencial de produtividade pessoal, e com a nova extensão para navegadores ele se tornou ainda mais fácil de usar para centralizar pendências, tarefas e até mesmo anotações.

Gratuito e disponível em várias das principais plataformas (Mac, iPhone, iPad, Android, Windows, web), recentemente ele lançou sua versão 2 trazendo recursos que faltavam, como subtarefas, tarefas que se repetem regularmente, notificações e compartilhamento (e foi tão bem recebido pelos usuários que ficou vários dias difícil de usar devido ao tráfego maior do que o previsto nos servidores).

Atualmente eu uso com bastante sucesso listas de tarefas compartilhadas em um grupo de trabalho de 8 pessoas, e o Wunderlist vem se provando uma boa ferramenta de integração, coordenação e acompanhamento, além do simples registro das tarefas e demandas. Aliás, venho usando com tanta intensidade que não está dando tempo de vir aqui contar pra vocês os detalhes, mas em breve eles aparecem ツ

E na mesma semana em que noticiei um novo recurso para captura expressa de ideias no Evernote, tenho a satisfação de ver o Wunderlist anunciar um recurso com a mesma intenção, embora num escopo diferente: a nova extensão 'Add to Wunderlist' permite criar novas tarefas/pendências instantaneamente a partir do conteúdo do navegador web (Chrome, Firefox e Safari). É mais ou menos como se o Wunderlist tivesse aberto uma filial do Instapaper com foco em gerenciar atividades.

O funcionamento geral é simples: a extensão cria um botão no navegador e a partir daí, sempre que você o pressiona, aparece na tela um quadro para inclusão de uma tarefa tendo como título o título da página que estava sendo visualizada, e como descrição o texto que você tiver selecionado na página, seguido da sua URL. Aí é só selecionar em qual dos seus grupos de tarefas você deseja incluir, e confirmar a operação.

Mas há vários sites que a extensão reconhece de forma específica (Gmail, IMDb, Wikipedia, Twitter, ASOS e outros) e aí, além de incluir um botão adicional na interface do próprio site, ela passa a saber o que fazer se você pressionar o botão sem selecionar previamente um trecho da página, criando a descrição da tarefa com as partes relevantes do conteúdo exibido pelo navegador.

É bom ver as ferramentas top de produtividade investindo em facilitar a captura de informações. Acompanho usuários de ferramentas de produtividade desde 2005, quando criei o Efetividade.net, e o que sempre noto é que as pessoas alcançam a eficiência por meio da sua aplicação na fase de processamento das tarefas, mas muitas vezes desistem antes de colher os frutos porque não dão atenção suficiente à fase da coleta, que é o momento em que as informações dispersas por agendas, pilhas e gavetas são transferidas para a ferramenta escolhida.

Portanto, capturar com simplicidade pode ser vital para a implantação de uma ferramenta. Se você já usa o Wunderlist, instale a extensão: eu instalei ontem, já usei várias vezes desde então, e já comecei a fechar as pendências abertas dessa forma, portanto funciona! ツ

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: