Wunderlist 2: nova versão do melhor app para gerenciar minhas tarefas e pendências

Nova versão trará os recursos do Wunderkit e outros solicitados pelos usuários do Wunderlist original.

Atualização: o WunderList 2 já foi lançado. Veja os detalhes!

A lista de tarefas e pendências é o elemento central da minha estratégia de produtividade pessoal, e o Wunderlist é o meu aplicativo preferido para mantê-la: é leve, sincroniza automaticamente entre o computador, a web, o tablet e o telefone, tem todas as funcionalidades que eu preciso (e pouco mais do que isso), e ainda por cima é grátis.

Há alguns meses descrevi como uso o Wunderlist e o método ZTD para capturar, processar, planejar e executar as minhas pendências, em um dos artigos cuja escrita me deu mais prazer em todo o ano: não apenas por compartilhar uma prática pessoal minha que funciona bem, mas também pelo retorno positivo que este texto tem recebido dos leitores desde então.

A soma do método ZTD (ou do GTD) com a ferramenta Wunderlist permitem manter com facilidade os 2 focos essenciais à execução das tarefas: uma visão completa (e priorizada) de todas as pendências, e outra visão complementar e específica das que são "Pra Hoje", que são as que convertem planos em realidade.

Para saber em detalhes como eu faço isso (e continuarei fazendo na próxima versão, detalhada a seguir), leia "Na prática: como eu uso o ZTD e o Wunderlist para ter mais produtividade pessoal".

Um interlúdio descompassado: Wunderkit

Mas poucas semanas após a publicação da notícia acima, recebi uma notícia que me deixou dividido: os autores do Wunderlist lançaram e anunciaram que passariam a dar ênfase a outro app para a mesma função: o Wunderkit, que não era grátis, suportava menos plataformas mas oferecia alguns recursos extras, como separação das tarefas em projetos e a integração de atividades executadas por grupos de pessoas.

Na ocasião prometi um review completo da ferramenta, mas não cumpri: satisfeito com a simplicidade e versatilidade do Wunderlist, resolvi continuar a usá-lo enquanto fosse possível, e aí avaliar se o meu futuro seria o Wunderkit mesmo, ou a ferramenta de algum concorrente.

Wunderlist 2 vem aí

Mas na semana passada tudo mudou de novo: os 36 integrantes da equipe anunciaram que iam desistir do Wunderkit e voltar a dar ênfase ao Wunderlist.

A razão é essencialmente simples: não fui o único fã do Wunderlist que não migrou. Eles tiveram a amarga surpresa de descobrir que o seu segundo produto conseguiu atrair a atenção de quem havia gostado do primeiro, mas não o seu interesse: o Wunderkit foi "app da semana" em uma série de sites e mercados, os usuários instalaram mas... não usaram.

Mas a constatação amarga foi parcialmente adoçada pelo fato de que o número de usuários do Wunderlist, seu primeiro produto, continuava a ser contado na casa dos milhões.

O tempo passou e eles acabaram tomando a decisão difícil: o Wunderkit é que precisava ser abandonado, e agora seu foco é criar uma versão evoluída do Wunderlist, para atender à base de usuários que eles já têm, ao invés de se esforçar para criar uma nova ou deslocá-la.

E o Wunderlist 2 promete: além de incorporar as funcionalidades que nasceram no Wunderkit e outras solicitadas pelos usuários, estão mapeadas melhorias (ainda não reveladas) em áreas como simplicidade, usabilidade e confiabilidade – exatamente os pontos fortes do produto.

O Wunderlist 2 deve sair para Web, iOS, Mac, Windows e Android, e uma versão beta deve ser disponibilizada em breve. Aguardaremos atentos!

Comentar

Comentários arquivados