Currículo: cruéis 6 segundos indicam que seu modelo pode estar precisando de revisão urgente

Você sabia que numa pré-seleção muitos currículos são analisados e rejeitados em meros 6 segundos?

Curriculo é o documento que pode colocar você na trilha da vaga de emprego que deseja, ou ao menos avançar para conseguir uma entrevista.

Por essa razão, trata-se de assunto frequente aqui no Efetividade, e nosso modelo de currículo já serviu de referência para milhares de leitores.

E se você usa outro curriculo sem revisá-lo há algum tempo, aqui está uma boa razão para considerar trocá-lo por um modelo de currículo claro e conciso como o que procurei construir e compartilhar com vocês: uma pesquisa recente mostrou que a pré-análise de currículos para vagas concorridas costuma dedicar apenas 6 segundos por currículo e, se o selecionador não identificar assim rapidamente um motivo para você permanecer no processo, estará imediatamente fora, sem revisão.

Além dessa conclusão estarrecedora sobre o tempo que uma rejeição leva, o estudo aplicou uma técnica chamada 'eye tracking' (que os leitores que trabalham na área de usabilidade devem conhecer) para acompanhar para que partes de cada currículo os 30 selecionadores profissionais olharam antes de tomar sua decisão.

O "mapa de calor" acima indica os pontos mais vistos. Note que no currículo da esquerda, com texto mais denso e sem estrutura muito bem demarcada, o número de pontos vermelhos intensos é menor, e todos os selecionadores desistiram de ler antes de chegar ao fim da folha.

Já no currículo da direita, cuja estrutura se assemelha à do nosso modelo de currículo, os "pontos de calor" são mais presentes, maiores, mais espaçados e vão até o final da folha, indicando que os selecionadores de fato pararam seus olhos nas várias seções.

Em resumo, o que eles querem saber nessa primeira passada tão expressa e crucial, é o seu nome, data de início e fim da posição atual e da posição anterior que você ocupou, e sua educação.

Todo o restante é acessório ou serve para uma segunda análise que é feita apenas entre os pré-selecionados, mas se ficar no caminho ou não for fácil de distinguir das mencionadas acima, pode acabar fazendo com que este cruel processo preliminar encerre prematuramente com a rejeição, que á ainda mais lamentável quando o candidato tem méritos mas não conseguiu exibi-los adequadamente.

Fica, portanto, mais uma vez a dica: nosso currículo é flexível, fácil de preencher, e dá destaque aos itens que os selecionadores estão procurando.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: